book_icon

Rocketmat lança Aidan, IA Generativa para contratação de profissionais

O passo final é criar uma “shortlist” com os nomes preferidos, para organizar a evolução do processo seletivo

Rocketmat lança Aidan, IA Generativa para contratação de profissionais

A Rocketmat, especializada em soluções de Inteligência Artificial para contratação e gestão de recursos humanos, anuncia o lançamento do Aidan, serviço online que acelera e otimiza a busca por profissionais para contratação utilizando as capacidades da Inteligência Artificial Generativa. O Aidan já está disponível em com planos – para empresas que contratam até duas pessoas por mês – e sete dias de teste gratuito.

Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Aidan tem o objetivo de tornar mais prático e assertivo o trabalho do responsável pelo recrutamento nas empresas, seja esta pessoa da área de recursos humanos, um consultor de RH ou mesmo empresário. Para isso, utiliza seu motor próprio de Inteligência Artificial para encontrar profissionais na base de mais de 30 milhões de pessoas do LinkedIn.

Ele pode optar por escrever por extenso, em linguagem natural, uma descrição do cargo e perfil que está a procura

Para buscar por um profissional, o usuário do Aidan terá uma experiência inovadora, em especial por se tratar uma tecnologia própria de IA Generativa, muito especializada em Dados de RH. Ele pode optar por escrever por extenso, em linguagem natural, uma descrição do cargo e perfil que está a procura. O Aidan interpretará o texto e trará automaticamente quais as competências que fazem sentido para aquela posição. Também preencherá os campos relacionados a localização do profissional e tempo de experiência, além dos idiomas demandados para o cargo. Caso prefira, o usuário pode preencher os campos ele mesmo.

Após revisar as informações e dar sequência na busca, o recrutador receberá uma lista, gerada por Inteligência Artificial, de perfis do LinkedIn que mais se adequam aos critérios de procura, com os principais Dados do candidato estruturados para facilitar a visualização. Pode ainda aplicar mais filtros, para um resultado mais objetivo. O passo final é criar uma “shortlist” com os nomes preferidos, para organizar a evolução do processo seletivo.

IA para empregabilidade
De acordo com Tiago Machado, fundador e CEO da Rocketmat, o Aidan, que já vem sendo testado há meses por empresas de diferentes portes e especialistas da área de Recursos Humanos, é um exemplo prático de como a Inteligência Artificial Generativa pode tornar mais assertivos e ágeis os processos de contratação, contribuindo para que as empresas ganhem produtividade e para o aumento da empregabilidade.

“O diferencial do Aidan reside em sua abordagem centrada em competências e habilidades, o que promete revolucionar o processo de identificação de talentos no LinkedIn, tornando-o mais amplo e preciso em comparação com os métodos de busca convencionais”, explica.

Ele ressalta que a proposta da Rocketmat é oferecer uma ferramenta democrática, que pode servir a qualquer negócio que tenha dificuldades de contratar. “Seja um escritório de contabilidade ou advocacia, uma clínica médica ou uma grande multinacional, todos poderão se beneficiar das capacidades do Aidan. Com essa inovação, visamos não apenas otimizar a identificação de talentos, mas também promover uma integração mais eficiente entre profissionais e oportunidades”.

Outra característica do Aidan é combater o viés, muitas vezes presente em processos seletivos. “A ferramenta foi pensada para entregar as mesmas chances de seleção para qualquer pessoa, independente de gênero, raça ou cor. Por esse motivo, por exemplo, não utilizamos em nenhum momento no treino dos algoritmos informações como gênero, idade, endereço de email, tampouco as fotos dos candidatos são disponibilizadas no Aidan”, enfatiza.

A Rocketmat foi criada em 2017, em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de oferecer soluções de Inteligência Artificial para a contratação e gestão de recursos humanos. No ano seguinte, e já com projetos em desenvolvimento fora do Brasil, mudou sua sede para os EUA. Entre os investidores da Rocketmat estão Smart Money Ventures, Alexia Ventures e DOMO Invest.

Empresas como Ambev, Hospital Albert Einsten, Leroy Merlin e BRF utilizam a tecnologia da Rocketmat em seus processos de recursos humanos. Durante a pandemia de covid, a tecnologia da empresa teve atuação importante no setor de saúde, possibilitando que instituições como o Hospital Israelita Albert Einstein pudessem acelerar a contratação de profissionais e se preparar para a alta da demanda.

Serviço
www܂rocketmat܂com/aidan

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.