book_icon

Universidade Federal de Goiás inaugura laboratório de computação de alto desempenho

Implementado pela Versatus e pela Dell Technologies, o LaMCAD é o primeiro ambiente unificado de “supercomputadores” para pesquisadores, de todos os segmentos, da comunidade científica da UFG

Universidade Federal de Goiás inaugura laboratório de computação de alto desempenho

Há quatro anos, começava a se desenrolar o que seria o recém-inaugurado Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho, LaMCAD, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Nós tínhamos um ambiente de pesquisa isolado, com cada pesquisador responsável por seu projeto e por conseguir os meios para implementá-lo na universidade, então, em 2018, tivemos um aporte da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para os primeiros desdobramentos deste cluster unificado”, explica Herbert de Castro Georg, coordenador geral do LaMCAD.

Em 2019, já com a confirmação da verba do fundo para a compra e a instalação dos “supercomputadores”, a universidade precisava de uma empresa com a expertise necessária para a implementação. A Versatus, empresa brasileira especialista em computação de alto desempenho, foi a escolhida na concorrência e deu início à primeira fase do LaMCAD, em 2020.

É comum haver Data Centers que trabalhem para atingir objetivos administrativos, mas o LaMCAD une essa comunidade  

Para Antonio Alberto Nabholz, gerente de contas para os mercados de engenharia e petróleo na Versatus, o laboratório é um dos mais completos hoje no País. “Disponibilizamos dois tipos de tecnologia diferentes: a Intel e a AMD, da nossa parceira Dell Technologies. Essa plataforma híbrida oferece aos usuários a possibilidade de uso em diversos segmentos, o que é fantástico para uma universidade com pesquisadores trabalhando nas mais diferentes frentes do conhecimento científico”, destaca.

Dessa forma, a Dell Technologies, uma das empresas fornecedoras de computação de alto desempenho do Brasil, agregou seu portfólio de hardware a esse projeto, ao lado da Versatus, a fim de proporcionar tecnologia de ponta. “Estamos falando de um cenário de congruência de informações de alta complexidade. Ou seja, há um grande volume de dados a serem processados ou de dados com muitas variáveis. O objetivo é extrair informações precisas desse conjunto”, define Raymundo Peixoto, Vice-Presidente Sênior de Soluções para Datacenter da Dell Technologies na América Latina.

“O LaMCAD tem sido um adendo num ambiente de inovação por ser muito focado no pesquisador. É comum haver Data Centers que trabalhem para atingir objetivos administrativos, mas o LaMCAD une essa comunidade”, endossa Thiago Lara Vasques, gerente Técnico-Administrativo. Segundo ele, o sistema comporta uma grande quantidade de usuários, com um ordenamento realizado em filas específicas, que permite a utilização bastante ágil e completa, e para diferentes finalidades.

“O laboratório multiusuário renova a maneira como o pesquisador se relaciona com a universidade. Se antes trabalhavam de forma individualizada, cada um responsável por buscar fomentos específicos para suas pesquisas, hoje eles vêem neste laboratório um ambiente facilitador para seus estudos”, comemora Jesiel Carvalho, pró-reitor de pesquisa e inovação UFG.

E além de ser um agregador para toda a comunidade científica, o LaMCAD também oferece a oportunidade de pesquisas avançadas para projetos fora da universidade. Segundo Georg, coordenador-geral do LaMCAD, um dos destaques é a iniciativa sobre estudos climáticos na região centro-oeste, a fim de prover o setor agropecuário com informações-chave para o negócio.

“É um projeto que tem tudo para crescer, agregando novos equipamentos e permitindo cada vez mais usuários. A estrutura hoje já é muito grande. Estamos falando de computadores que trabalham com 100% do seu limite durante toda a sua vida útil, sem nenhum tipo de descanso”, enfatiza Nabholz, gerente de Novos Projetos da Versatus.

A Versatus é uma empresa brasileira 100% focada em fornecer as melhores soluções de Computação de Alto Desempenho para clientes acadêmicos e corporativos. Há mais de dez anos permite que pesquisadores e instituições se dediquem exclusivamente aos seus objetivos científicos e de P&D ao fornecer soluções completas, fáceis de usar e customizadas para suas necessidades.

A Dell Technologies é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial que ajuda organizações e indivíduos a construírem seu futuro digital e transformar a maneira como trabalham, vivem e se divertem. A empresa fornece aos clientes o portfólio de tecnologias e serviços mais amplo e inovador para a era dos dados.

Instituição de ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivo produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com a transformação e o desenvolvimento da sociedade. Na capital, a UDG conta com o Câmpus Aparecida de Goiânia, o Câmpus Colemar Natal e Silva (praça Universitária) e o Câmpus Samambaia. Na Regional Goiás, a UFG oferece sete cursos, divididos em duas unidades acadêmicas especiais. Além da graduação, a UFG oferece 78 cursos de pós-graduação stricto sensu entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais, com mais de 4.200 alunos.

Serviço
www.hpctalks.com.br
.versatushpc.com.br
www.ufg.br

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.