book_icon

Ministro de Estado convoca setor de Telecomunicações a se unir

Juscelino Filho, anuncia para breve, solução para o compartilhamento de poste e aumento no montante de recursos do Fust

Ministro de Estado convoca setor de Telecomunicações a se unir

Com grandes empresas dominando o setor das Telecomunicações as quais atendem às regiões centrais e com densidade demográfica considerável, o País depende do chamado Provedor de Pequeno Porte – PPP, para atender às demais regiões. O papel destas empresas, de levar a inclusão digital aos rincões do País, está sendo destacado no 14° Encontro Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – Abrint.

É preciso fortalecer os pequenos provedores de Internet para que lacunas sejam preenchidas. E isso será conquistado com o envolvimento das partes interessadas em discussões e ações que levem conectividade a áreas remotas, especialmente as rurais.

Próxima semana há expectativa de publicar as diretrizes para Políticas Públicas, que tratam de compartilhamento de poste

“Quase 20% de brasileiros não têm acesso à Internet. Queremos contar com pequenos provedores para destravar situações e enfrentar os desafios de inclusão digital no País”, convoca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante a cerimônia de abertura do evento. A proposta é unir forças: Governo Federal e provedores de acesso à Internet, juntos com a Anatel e entidades como a Abrint e seus associados.

Uma questão delicada
Está em fase final, segundo o ministro, a solução para o uso compartilhado de postes. Para equalizar a questão, especialistas da Anatel e da Aneel estão sendo os mediadores. “Há um trabalho em parceria proposta para entregar solução ao setor”, diz e complementa que está também está em conversação com o Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Próxima semana há expectativa de publicar as diretrizes para Políticas Públicas, que tratam de compartilhamento de poste. “Estamos trabalhando para regulamentar esse problema e construir, cada vez mais, um melhor ambiente do setor de Telecomunicações.

Fust
De acordo com o ministro de Estado, hoje o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – Fust, implementado há 23 anos, destina recursos para este setor, com garantia de mais de R$ 2 bilhões para melhoria de qualidade de redes e novas tecnologias de conectividade.

Cabe ao Conselho do Fust a gestão desses recursos a fundo perdido e, também, reembolsáveis. Projeto para escolas públicas; conexão com transporte de alta velocidade e alta capacidade, com operação descentralizada.

Há quatro projetos em andamento em comunidades de baixa renda que priorizam a conectividade para Educação e Saúde.

Acesso a crédito
Juscelino Filho, destacou a iniciativa de um programa de ampliação de acesso a crédito, com aumento de recursos no montante de US$ 100 milhões. O objetivo é garantir facilidades financeiras para os pequenos provedores de Internet, os PPP.

O Abrint 2023 é realizado de hoje, 24, a 26/5, no Transamerica Expo, em São Paulo, Capital, e tem como foco os provedores regionais de internet. O tema este ano é Potencializando Conexões. O evento trará mais de 70 horas de programação de palestras e debates, com uma área de estandes de empresas expositoras.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.