book_icon

Malware transmitido por USB é a maior ameaça à segurança industrial, diz Honeywell

Relatório de Ameaças de USB de Segurança Cibernética Industrial de 2022 da Honeywell indica que 52% das ameaças foram projetadas especificamente para utilizar mídia removível

Malware transmitido por USB é a maior ameaça à segurança industrial, diz Honeywell

De acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (16/8) pela Honeywell, a ameaça de malware transmitido por USB continua sendo uma preocupação séria. Dados do Relatório de Ameaças de USB de Segurança Cibernética Industrial de 2022 da Honeywell indicam que 52% das ameaças foram projetadas especificamente para utilizar mídia removível, acima dos 32% do ano anterior e mais que o dobro dos 19% relatados no estudo de 2020, indicando claramente que as ameaças projetadas para usar mídia removível atingiram um nível perigosamente alto.

Agora em seu quarto ano, o Honeywell Industrial Cybersecurity USB Threat Report mostra uma tendência clara: as ameaças à segurança cibernética continuam a ser mais proeminentes e mais potentes. De acordo com o relatório, as ameaças projetadas para estabelecer recursos de acesso remoto permaneceram estáveis ​​em 51%, enquanto o número de ameaças projetadas especificamente para atingir sistemas de controle industrial aumentou ligeiramente ano a ano, passando de 30% para 32%. Ao mesmo tempo, o malware foi mais capaz de causar uma interrupção nos sistemas de controle industrial, subindo para 81% em comparação com 79% no ano anterior.

Os hackers estão aproveitando a mídia removível USB para contornar as defesas da rede e contornar as lacunas de ar das quais muitas dessas instalações dependem para proteção

O relatório atual foi baseado em dados agregados de ameaças à segurança cibernética de centenas de instalações industriais em todo o mundo durante um período de 12 meses. Juntamente com os ataques USB, a pesquisa destaca que os cavalos de troia continuam sendo uma das principais preocupações devido ao seu potencial de causar graves interrupções na infraestrutura industrial, compreendendo 76% do malware detectado.

“O relatório deste ano indica que os adversários estão aproveitando deliberadamente a mídia removível como um vetor de ataque inicial para estabelecer conectividade remota, exfiltrar dados e estabelecer comando e controle”, disse Jeff Zindel, vice-presidente e gerente-geral da Honeywell Connected Enterprise Cybersecurity. “Agora está dolorosamente claro que a mídia removível USB está sendo usada para penetrar em ambientes industriais/OT e que as organizações devem adotar programas formais para se defender contra esse tipo de ameaça para evitar interrupções dispendiosas”, afirmou.

Pelo quarto ano consecutivo, as ameaças que tentam entrar em ambientes industriais/OT continuaram a aumentar em sofisticação e frequência, com malwares provenientes de USB sendo claramente aproveitados como parte de campanhas maiores de ataques cibernéticos. Os hackers estão aproveitando a mídia removível USB para contornar as defesas da rede e contornar as lacunas de ar das quais muitas dessas instalações dependem para proteção. A diligência contínua é necessária para se defender contra a crescente ameaça USB e controles de segurança USB fortes são altamente recomendados.

O Secure Media Exchange (SMX) da Honeywell foi projetado para fornecer detecção avançada de ameaças para infraestrutura crítica, monitorando, protegendo melhor e registrando o uso de mídia removível em todas as instalações industriais. O Honeywell Forge Cybersecurity Suite foi projetado para monitorar vulnerabilidades como portas abertas e a presença de controles de segurança USB para fortalecer a segurança de terminais e redes, além de fornecer melhor conformidade com a segurança cibernética.

Serviço
www.honeywell.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.