A Fico, fornecedora de software de análise preditiva e gerenciamento de decisão, e a FIS, empresa de tecnologia para o mercado financeiro e de pagamentos, anunciaram uma parceria estratégica para oferecer ao mercado brasileiro as soluções Fico Falcon Fraud Manager e Fico Customer Communication Services para prevenção de fraudes nos serviços bancários, transações com cartões e pagamentos. A aliança é fruto da expansão do relacionamento global entre as duas companhias, que já atuam juntas há décadas em outros mercados.
A tecnologia de prevenção a fraudes da Fico é uma solução em tempo real, que combina análise preditiva e Inteligência Artificial (IA) para oferecer gerenciamento de prevenção abrangente de fraudes, segurança e conformidade, com foco no ciclo de vida do cliente. Considerada best-in-class, a solução já é utilizada por mais de 9,6 mil organizações ao redor do mundo, protegendo mais de 2,6 bilhões de contas e ajudando-as a reduzir os riscos de fraudes em mais de US$ 7 bilhões por ano.
A FIS, presente em 146 países e com mais de 50 anos de mercado, processa hoje mais de 80 milhões de cartões e autoriza 1,5 bilhão de transações no Brasil, sendo US$ 10 trilhões em transações em todo o mundo. A empresa unirá o Fico Falcon à sua solução de cartão emissor para proporcionar aos clientes uma camada de segurança ainda mais robusta. Essa evolução, impulsionada pela Transformação Digital acelerada pela pandemia, é necessária em virtude do significativo crescimento do e-commerce e das constantes mudanças no comportamento dos fraudadores. Uma novidade no mercado brasileiro oferecida conjuntamente é o Falcon Fraud Predictor, um conjunto de algoritmos de Machine Learning (ML) para analisar o risco de estabelecimentos comerciais em tempo real, utilizando dados comportamentais do estabelecimento e ramo comercial atualizados constantemente.
Para Fabricio Ikeda, diretor global de Fraude e Compliance da área de parcerias da Fico, a união entre as duas gigantes marca um novo momento para o mercado de segurança. “Estamos focados no mercado emissor do cartão, mas com tecnologias que atendem as demandas do Pix e dos novos meios de pagamentos de carteiras digitais ou Blockchain. Essa parceria entre Fico e FIS acontece justamente para nos anteciparmos ao futuro e, claro, estarmos ainda mais preparados para este novo momento, com o Open Banking nos próximos meses, expandindo ainda mais as ofertas de novos meios de pagamento. Vamos oferecer serviços inovadores para o mercado financeiro brasileiro, composto por bancos tradicionais e por empresas varejistas, que também emitem cartões e oferecem contas digitais”, comenta.
“Esta parceria trará ainda mais eficiência operacional e assertividade na análise de fraudes dos nossos clientes, com diminuição de falsos positivos e melhora no serviço de atendimento, potencializando a expertise da FIS em ML. Com a união das tecnologias da FIS e da Fico, a automação no tratamento de dados proporcionará uma experiência melhor aos clientes, mais rápida, mais eficiente e com maior qualidade”, destaca Marcelo Góes, gerente de Soluções para a FIS América Latina.
A partir de agora, os clientes se beneficiarão de uma nova comunicação digital com jornadas de contato em tempo real personalizadas e interativas. Dessa forma é possível, por exemplo, receber no aplicativo ou no SMS os alertas transacionais para confirmação, automatizando todo o ciclo de operação dos casos. O benefício será percebido tanto pelo cliente direto – que é o banco ou uma instituição financeira -, como pelos usuários, ou seja, os portadores de cartões, que passarão a fazer parte ativa do processo de investigação de alertas. Esse trabalho permitirá detectar e conter eventos fraudulentos, reduzir as perdas com fraudes, reduzir os falso-positivos, elevando as taxas de aprovação de transações legítimas, além de trazer uma melhora significativa da experiência dos clientes e taxas de NPS (Net Promoter Score).
Serviço
www.fisglobal.com
www.fico.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo