book_icon

Sete tecnologias para empresas diminuírem o impacto sobre o meio ambiente

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça a reflexão sobre o papel da iniciativa privada para um planeta mais sustentável

Sete tecnologias para empresas diminuírem o impacto sobre o meio ambiente

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano tem como tema “Uma Só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza. A data traz para reflexão os impactos ao meio ambiente e incentiva a discussão sobre medidas que podem ser tomadas para mitigar os efeitos negativos do clima. No setor corporativo, empresas privadas investem cada vez mais em tecnologias que auxiliam a diminuir esses impactos.

Gestão de fatura de energia elétrica, softwares mais inteligentes para transporte, ferramentas de digitalização e automação para diminuir o uso de papel são algumas das soluções que estão sendo usadas por organizações para colocar o mundo em um caminho mais sustentável. Confira:

Redução e otimização do consumo de energia elétrica
Quando se trata do meio ambiente, a energia é um dos pontos mais sensíveis. O consumo insustentável pelas empresas acende o alerta sobre a necessidade de adotar novas tecnologias inteligentes, que ajudem a otimizar o seu uso. Para Frederico Perillo, gestor de Produtos da Way2, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para gerenciamento de energia, investir em ações para reduzir o consumo e apostar em fontes renováveis são ações imprescindíveis. “O primeiro passo é identificar os processos e recursos que têm alto consumo nas operações do negócio, além dos pontos de ineficiência energética que podem ser sanados”, alerta Perillo. “É possível usar ferramentas para analisar histórico de faturas, por exemplo, e identificar desperdícios, evitar pagamento de multas e excedentes. Ou seja, uma gestão automatizada das faturas pode ajudar a identificar e planejar ações rápidas que darão um retorno imediato para os grandes consumidores de energia”.

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano tem como tema “Uma Só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza  

Do outro lado, na produção de energia elétrica, também já existem soluções pensando em trazer mais sustentabilidade para a operação. Recentemente, a REIVAX, multinacional brasileira que atua no fornecimento de equipamentos para geração de energia, e a CTG Brasil, uma das empresas em geração de energia limpa no País, desenvolveram um sistema para regulação de velocidade de pequenas turbinas que utilizam ar comprimido em vez de óleo.

“É um sistema simples, acessível e sustentável, que diminui a produção de resíduos químicos e gera uma operação limpa. Outras vantagens são os custos de aquisição, que são cerca de 45% menores do que os equipamentos hidráulicos convencionais, instalação mais simples e diminuição da necessidade de manutenções”, explica Leonardo Weiss, coordenador do projeto pela REIVAX. O sistema já foi testado em um grupo auxiliar da Usina Salto Grande, que fica entre os municípios de Salto Grande (SP) e Cambará (PR).

Abordagens mais verdes e inteligentes sobre entrega e transporte
Com o aumento das vendas online, o impacto da cadeia de suprimentos no meio ambiente também precisa ser um ponto de atenção das empresas. A maioria das marcas que oferecem Canais de Venda direta ao consumidor não têm a capacidade de permitir que o cliente agregue pedidos após concluir a transação. Essa inflexibilidade faz com que as compras acabem sendo entregues por várias transportadoras diferentes.

Com recursos oferecidos por tecnologia de soluções de gestão de pedidos, ponto de venda e engajamento do cliente, há uma maneira mais inteligente de gerenciar as operações. De acordo com Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil, empresa mundial em soluções para a cadeia de suprimentos, essa tecnologia cria um pedido com status de rascunho quando ele ainda está no armazém, permitindo que o cliente faça mudanças e adições até o momento em que vai para o caminhão. “Isso ajuda a eliminar o excesso de ofertas de entrega, junto com materiais de proteção e embalagem associados a vários pedidos menores, além da pegada de carbono do processo de devolução”.

Automação e assinatura digital ajudam a eliminar uso de papel nas empresas
O papel é responsável por 50% dos resíduos gerados por empresas no mundo, de acordo com estudo da The World Count. Para reduzir esse consumo e tornar os processos mais sustentáveis, muitas empresas estão investindo em digitalização. Soluções como as da BRy Tecnologia, que permitem fazer assinatura de documentos de forma digital, ajudam a resolver esse desafio. As soluções de Certificação Digital e carimbo do tempo permitem assinar documentos e obter a mesma validade jurídica dos documentos em papel, sem os impactos ao meio ambiente e com muito mais segurança e agilidade. Em 2019, as soluções da organização registraram mais de 566 milhões de assinaturas digitais e, com isso, pouparam 283 milhões de kg de lixo, 69 bilhões de litros de água, 3 bilhões de toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas e 56 milhões de árvores.

Outra solução que auxilia na redução dos impactos ambientais dentro das empresas é a digitalização e automação de processos. Com essas soluções, as companhias conseguem substituir as operações manuais por atividades automatizadas, fazer a gestão da informação e o fluxo de trabalho de forma digital, segura, em um intervalo de tempo menor e com maior precisão.

Segundo a Stoque, empresa de soluções de automação digital para processos e documentos, com a redução significativa no uso de papel, a economia de custos com espaço físico e processos manuais pode chegar a 75%. “Como a automação requer a transferência das informações para a nuvem e a eliminação do uso de papel, o resultado é a redução do consumo de recursos, aumento da produtividade das equipes, com processos mais ágeis, menor número de erros e maior controle do negócio”, comenta Stéfano Santos, diretor comercial e de operações da companhia.

Redução da pegada de carbono ao diminuir deslocamentos desnecessários
Reduzir deslocamentos com meios de transporte movidos por combustíveis fósseis é uma das atitudes mais lembradas quando o assunto é diminuir a pegada de carbono. O modelo de trabalho híbrido faz parte da tendência de desenvolver nas companhias processos e rotinas mais ambientalmente sustentáveis. A gestão ativa do modelo garante economia para a empresa, manutenção da produtividade e flexibilidade para os colaboradores.

É aí que entra a Deskbee, plataforma de gestão do workplace que atua no mercado no Brasil. Por meio da tecnologia, é possível fazer reserva de estações de trabalho, salas de reunião, lockers e vagas de estacionamento no escritório físico, fazendo um controle em tempo real da ocupação do espaço. “A possibilidade de redução da pegada de carbono chama atenção em um mundo onde, cada vez mais, os clientes estão atentos à sustentabilidade das empresas que fornecem os produtos e serviços que eles consomem”, comenta Fernando Gorguet, líder de Global Sales da Deskbee. “Empresas que não modernizarem suas jornadas de trabalho correm o risco de ficar para trás.”

Agronegócio mais sustentável e eficiente
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), nos últimos 50 anos, o agronegócio foi responsável por duplicar a emissão de gases do efeito estufa. A tecnologia, no entanto, tem potencial de ser uma das protagonistas na mudança deste cenário. Ferramentas de agricultura de precisão, por exemplo, permitem um controle avançado sobre as máquinas agrícolas, com sistemas como piloto automático, aplicações controladas de pulverizadores, otimização de tráfego e alocação de frotas. Segundo levantamentos feitos pela divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve soluções digitais para o campo e a floresta, tecnologias para a aplicação de herbicidas podem reduzir em até 25% o uso de agroquímicos em uma operação agrícola.

Uma logística automatizada, por sua vez, permite que as máquinas se desloquem menos e de forma mais eficiente. “O planejamento detalhado das operações aliado a ferramentas de monitoramento de frotas pode gerar economias de 10% de combustível pela otimização do processo”, explica Bernardo de Castro, presidente da divisão. Estima-se que, em 2020, aproximadamente 500 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixaram de ser liberadas no meio ambiente por conta do uso de tecnologias da Hexagon em cerca de 8 bilhões de hectares de fazendas ao redor do mundo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.