book_icon

Pesquisa da A10 Networks revela o estado atual da adoção de Zero Trust

Quase a totalidade dos entrevistados concorda que uma estratégia de segurança Zero Trust reduz incidentes cibernéticos, vazamento de dados, ameaças internas e simplifica a arquitetura de segurança

Pesquisa da A10 Networks revela o estado atual da adoção de Zero Trust

O conceito de Zero Trust (confiança zero) tornou-se um elemento fundamental da segurança cibernética moderna à medida que as organizações buscam proteger redes empresariais mais abertas e forças de trabalho mais distribuídas contra os ataques de ransomware, negação de serviços distribuídos (DDoS) e outras ameaças.

A arquitetura de segurança Zero Trust parte da premissa básica que deve se exigir a verificação de cada usuário, em cada ponto de entrada – mesmo dentro da rede – antes de conceder acesso, de forma que as empresas possam manter os hackers fora de seu ambiente e proteger dados e aplicações sensíveis.

A adoção de políticas de Zero Trust é tema recorrente em toda estratégia de segurança cibernética corporativa, mas até onde as empresas realmente chegaram para torná-la uma realidade?

Para responder a esse questionamento, a A10 Networks e Pulse realizaram uma pesquisa com mais de 200 organizações da América do Norte e regiões Emea e Apac.

Principais resultados revelados pela pesquisa:

– Mais da metade dos respondentes (59%) estão no momento adotando uma estratégia de Zero Trust, (41%) ainda não adotam e a grande maioria (79%) planeja fazê-lo no futuro.

– Melhorar a estratégia de gerenciamento de riscos (75%) e a proteção do acesso remoto (65%) são os principais motivos para a adoção do Zero Trust.

– Com relação aos principais desafios para adoção do Zero Trust, o destaque foi a dificuldades com custos (56%), seguido de escassez de habilidades (51%) e as lacunas tecnológicas (51%).

– Os principais fatores comerciais que impulsionam a adoção do Zero Trust são a proteção dos dados do cliente (63%) e uma abordagem unificada de segurança (51%).

Segundo Ivan Marzariolli (foto), country manager da A10 Networks no Brasil, a pesquisa apontou que a confiança é grande no valor da abordagem, com quase todos os entrevistados concordando que o Zero Trust reduz os incidentes de golpes cibernéticos e também simplifica a arquitetura de segurança de TI das organizações, apesar dos custos de implementação. E destaca os quatro pontos que devem ser observados pelas empresas para adotar a arquitetura Zero Trust com sucesso:

– Restringir o acesso tanto quanto possível e limitar privilégios excessivos;

– Criar micro segmentos e micro perímetros de rede para restringir o tráfego e o acesso;

Alavancar a análise e automação para acelerar a detecção e resposta a incidentes; e

– Integrar soluções através de redes de vários fornecedores para uma segurança mais simples e unificada.

Serviço
www.a10networks.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.