book_icon

Softex implementa plataforma digital de dados sobre o setor automotivo

Softex implementa plataforma digital de dados sobre o setor automotivo

Já está no ar o Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística, plataforma digital inovadora contendo dados e informações qualificadas sobre a indústria automobilística brasileira elaborada com o objetivo de acompanhar, monitorar e avaliar programas e ações relacionados à mobilidade e logística, a exemplo do Programa Rota 2030.

O Observatório, criado pela Lei nº 13.755, de 10 de dezembro de 2018 e regulamentado pelo Decreto nº 9.557/2018, foi desenvolvido pelo Ministério da Economia, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Softex, que ao longo dos últimos 12 meses desenvolveu a plataforma empregando Big Data. Um robô coleta automaticamente dados das fontes – estruturados, semiestruturados ou não-estruturados – e o sistema aplica Inteligência Analítica gerando diversos painéis com indicadores e gráficos. Seu público-alvo são a administração pública federal, estadual e municipal, o setor empresarial da mobilidade e logística, trabalhadores do setor (diretos, indiretos e fornecedores), organizações associativas e sindicais (patronais e de trabalhadores do setor), os centros de PDI, a comunidade científica e os cidadãos.

Entre as informações disponibilizadas estão produção industrial, importação e exportação de veículos e autopeças, empregos no setor, patentes e eficiência energética, além de 40 indicadores de performance e 63 gráficos representativos dos dados. Esses gráficos, aliás, podem ser baixados e utilizados pelos usuários. Também é possível criar séries históricas de períodos determinados. Todo o ambiente computacional aplicado é aberto e está hospedado em um appliance desenhado e configurado especificamente para trabalhar com grandes volumes de dados e transformá-los em painéis de informações.

O Observatório Nacional das Empresas para a Mobilidade e Logística contém ainda uma área reservada ao Ministério da Economia para o acompanhamento dos requisitos das empresas habilitadas ou com termos de compromisso firmados no âmbito do Programa Rota 2030, trazendo relatórios semestrais e anuais.

Os dados coletados pelo Observatório nesta versão provêm de seis fontes: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa) do IBGE, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Novo CAGED e dados internos do Ministério da Economia relacionados ao Programa Rota 2030.

“De nada vale o Governo dispor de dados relevantes e não os transformar em uma informação estratégica para o País. Daí a importância do Observatório, que tem o propósito monitorar e acompanhar resultados de políticas públicas para o setor automobilístico brasileiro, permitindo avaliar os impactos do Programa Rota 2030 e seus resultados para a indústria e a sociedade. A ideia é que essa plataforma seja uma referência para o acompanhamento de políticas públicas”, explica Vinícius Allan de Oliveira, responsável pela área de TI e de projetos estratégicos da Softex.

Com esse projeto, a Softex ganha muita experiência na geração de informações estratégicas para o Governo Federal e se posiciona como uma entidade capaz de realizar projetos semelhantes em outros Ministérios e secretarias.

Para acessar o conteúdo do Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística, visite https://observatoriodados.org.br/mobilidade-logistica

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.