As vendas de tablets e chromebooks continuam a todo vapor no mundo, embora muitos países ainda estejam passando por retrações econômicas por conta da pandemia. Os tablets tiveram um excelente primeiro trimestre de 2021 (1T21) com 55,2% de crescimento ano a ano e vendas totalizando 39,9 milhões de unidades, de acordo com dados do relatório Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, da IDC. Um crescimento dessa magnitude não era visto desde o terceiro trimestre de 2013, quando o mercado de tablets cresceu 56,9% ano a ano. Embora os chromebooks e tablets possam atender a diferentes clientes, ambos continuam em alta demanda. As vendas de chromebooks totalizaram 13 milhões de unidades no 1T21, ante 2,8 milhões no mesmo período de 2020, um crescimento de 357%.
“Embora o lançamento de vacinas e o retorno das empresas aos escritórios possam desacelerar a tendência de trabalho em casa, ainda estamos longe de retornar às condições de trabalho normais e, portanto, a demanda, especialmente por modelos destacáveis, deve continuar por um tempo”, disse Anuroopa Nataraj, analista de Pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “No entanto, à medida que os compradores se voltam cada vez mais para produtos concorrentes, como notebooks finos e leves para trabalho ou entretenimento e chromebooks para educação, o futuro dos tablets permanecerá sob constante competição, deixando o trabalho pesado para marcas maiores, como Apple, Samsung, Amazon e Microsoft”, observou.
Segundo informações, anteriormente, as escolas em todo o mundo demonstravam uma forte preferência pelo tablet, devido ao seu baixo custo e fácil gerenciamento. No entanto, a popularidade crescente dos chromebooks está rapidamente deixando pouco espaço para tablets em mercados como os Estados Unidos, Europa Ocidental e, mais recentemente, Japão.
“Não há dúvida de que os chromebooks suplantaram os tablets em muitos mercados de educação. No entanto, o preço e a dependência de serviços em Nuvem os impediram de se tornarem pilares em todas as regiões”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa do Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Além disso, os chromebooks ainda precisam entrar no mercado de consumo de forma significativa, já que notebooks concorrentes, bem como tablets, como o iPad, dispositivos Galaxy e tablets Fire, mantêm uma presença forte”, comentou.
Ranking
No segmento de tablets, a Apple encabeça o ranking dos fabricantes. As vendas no 1T21 somaram 12,7 milhões, com um market share de 31,7%. Em seguida vem a Samsung, com vendas no período de 8 milhões de unidades, o que representou uma participação de mercado de 20%. A Lenovo vem na terceira posição, com vendas de 3,8 milhões, com 9,4% de mercado. A Amazon ocupou a quarta posição, com 3,5 milhões de unidades vendidas (8,7%), seguida da Huawei, com 2,7 milhões de tablets vendidos (6,8%).
Em relação ao mercado de chromebook, a liderança no primeiro trimestre ficou com a HP, com vendas de 4,4 milhões de unidades, com 33,5% do mercado. A Lenovo veio em seguida, com 3,3 milhões de unidades vendidas (25,6%). A Acer ocupou a terceira posição, com 1,9 milhão de equipamentos vendidos (14,5%), seguida da Dell, com 1,5 milhão (11,3%) e Samsung, com 1 milhão de unidades vendidas (8%).
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