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Analytics é drive para transformação digital, aponta pesquisa

Analytics é drive para transformação digital, aponta pesquisa

Análises de dados são muito importantes para os esforços de transformação digital e o investimento nesse tipo de tecnologia para os próximos cinco anos deve acelerar. Essa é a opinião de 90% dos respondentes do estudo inédito Global State of Enterprise Analytics, realizado pela consultoria global de pesquisa Hall & Partners, sob coordenação da MicroStrategy.

62% dos brasileiros disseram utilizar analytics para orientar estratégias e promover mudanças

No Brasil, 75% dos entrevistados afirmaram que a tecnologia de analytics é muito importante para os esforços de transformação digital em suas empresas. E 46% disseram já considerar a migração de sua estrutura de TI para a nuvem

Os dados do estudo mostram ainda que, embora muitos profissionais de analytics e business intelligence estejam satisfeitos e confiantes com relação à competência analítica de suas empresas em 2018, eles ainda enfrentam desafios que atrapalham na missão de tornarem-se uma empresa inteligente.

A pesquisa também revelou que as principais aplicações de analytics são direcionadas a trazer eficiência de custos, orientar processos, estratégia e também impulsionar mudanças, e que ao escolher uma solução de analytics corporativa, a segurança destaca-se como uma das principais preocupações para os tomadores de decisão.

No caso do Brasil, quando questionados sobre como as suas organizações usavam dados e analytics, 62% dos brasileiros disseram utilizá-los para orientar estratégias e promover mudanças; 57% para sistematizar processos e melhorar a eficiência de custos; e 52 % para monitorar e melhorar o desempenho financeiro. Outras aplicações como gerenciamento de riscos (53%), monitoramento do mercado (50%), atrair e reter clientes (48%);,desenvolvimento de novos produtos (46%), foram citadas.

Em relação aos benefícios obtidos, assim como os demais países, melhorar a eficiência e a produtividade foi citado por 61% dos profissionais locais, seguido por decisões mais rápidas e efetivas, mencionadas por 57%.

Por aqui 52% dos respondentes disseram que 50 a 75% de toda a organização fazem uso de dados, sendo que 84% deles acredita que estão usando da forma mais efetiva possível. E as três áreas que mais tiram proveito dessa tecnologia são TI, finanças e serviços aos clientes, sendo 88% destes usuários de nível executivo. Os investimentos também devem crescer: 83% das organizações ouvidas no Brasil planejam investir mais e analytics nos próximos anos.

Principais revelações do relatório em nível global

  • Mais e melhores dados são o caminho para criar uma vantagem competitiva para ter sucesso no futuro. As empresas não estão apenas usando big data para melhorar as operações principais, mas também para transformar as experiências dos clientes e criar novos modelos de negócios. Empresas orientadas por dados em todo o mundo relatam que os dois principais benefícios de suas iniciativas de análise de dados são eficiência e produtividade melhores (63%), bem como tomada de decisão mais rápida e mais eficaz (57%).
  • O papel do executivo de dados é cada vez mais importante. Mais da metade das empresas entrevistadas (57%) acredita que ter um profissional com esse papel pode ser fundamental para ajudar a democratizar a análise de dados por toda a empresa. De acordo com a pesquisa deste ano, enquanto 84% dos gestores têm acesso aos dados e análises de suas empresas, 48% dos funcionários da linha de frente não fazem isso, o que dificulta a tomada de decisão em tempo real e o resultado final.
  • O investimento em análise de dados em nível continua a crescer. 90% dos respondentes relataram que dados e analytics são muito, ou de alguma forma, importantes para os esforços de transformação digital de suas empresas. 71% das empresas entrevistadas disseram que planejam gastar mais em iniciativas relacionadas a essas tecnologias até 2020. O relatório também revelou que mais de 95% das empresas planejam investir mais ou aproximadamente o mesmo na contratação de novos talentos com especialidades analíticas.
  • Cloud computing, big data, inteligência artificial/aprendizagem por máquina, são tecnologias que terão um grande impacto nas iniciativas de analytics. Os entrevistados na pesquisa ranquearam cloud computing (24%), big data (20%) e inteligência artificial/aprendizagem por máquina (18%) como as tendências que terão os impactos mais significativos nos próximos cinco anos. Além disso, a pesquisa revelou que IOT (Internet of Things) (16%), gerenciamento de identidade digtal (12%), Blockchain (7%) e voz e linguagem natural (3%) vêm logo em seguida.

“Como a pesquisa indica, os avanços em analytics e business intelligence estão sendo feitos rapidamente agora, com maiores avanços nos últimos dois anos do que na última década”, diz Marge Breya, Vice-presidente Executiva e Diretora de Marketing da MicroStrategy. “Nossas discussões agora são com as áreas de negócios, não apenas CIOs, e elas concentram-se em direcionar esforços às iniciativas que insiram inteligência em seus processos, aplicações e dispositivos. Com uma estratégia de analytics e uma plataforma de tecnologia avançada, as empresas orientadas a dados estão obtendo vantagens competitivas, como uma tomada de decisão mais rápida, eficiente e um melhor desempenho financeiro.”

“As descobertas do relatório repercutem em nossos clientes e explicam a corrida em que as empresas estão para levar as análises de dados para as mãos de todos os tomadores de decisões da empresa”, diz Steve Holdridge, Vice-Presidente Executivo Sênior de serviços mundiais da MicroStrategy.

A MicroStrategy realizou a pesquisa online em abril de 2018 usando os serviços da consultoria global de pesquisa Hall & Partners. A MicroStrategy recebeu respostas de 500 profissionais de analytics e business intelligence distribuídos igualmente pelo Brasil, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

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