book_icon

Energia renovável via projeto eólico no RN tem contrato milionário

Casa dos Ventos firma acordo de PPA para projeto eólico; complexo de 504 MW é destinado a atender consumidores do mercado
Energia renovável via projeto eólico no RN tem contrato milionário

A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, assinou contrato de compra e venda de energia renovável de longo prazo com a Vulcabras Azaleia, detentora das marcas Azaleia, Dijean, Olympikus, Under Armour e Botas Vulcabras, para fornecer energia eólica às operações da empresa – em volume que representa a totalidade de seu consumo.
Com investimento de R$ 2,4 bilhões e potência instalada de 504 MW, o complexo eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, é formado por oito parques, o que possibilita a negociação de contratos no mercado livre com empresas de porte e setores diferentes. Repetindo o modelo assinado com a mineradora Vale no ano passado, além do contrato de compra e venda de energia, a Vulcabras Azaleia ainda poderá se tornar sócia da usina, de modo que passe a figurar como autoprodutora de energia.

O empreendimento, que nasce com 504 MW tem previsão de ser duplicado, alcançando capacidade instalada de 1 GW  

“Criamos um modelo customizado que atende às diferentes necessidades de empresas, de eletrointensivas, como a Vale, e até as que tem menos demanda de eletricidade, mas que já pensam na descarbonização de sua energia”, explicou Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. “A condição singular do vento da região, combinado com as economias da escala do empreendimento, nos dão a condição de ofertar contratos a tarifas muito competitivas. Além disso, nosso parceiro tem a possibilidade de, no futuro, tornar-se acionista do ativo, passando a usufruir dos benefícios de ser um autoprodutor”, completou.
Rio do Vento possui 120 turbinas V150-4.2 MW da dinamarquesa Vestas, empresa mundial na fabricação de aerogeradores, e está localizado nos municípios de Caiçara do Rio do Vento, Riachuelo, Ruy Barbosa e Bento Fernandes. A operação comercial do complexo está prevista para começar no segundo semestre de 2021.
Expansão
O complexo eólico potiguar se tornará um dos maiores do mundo e ainda tem capacidade de expansão e hibridização por meio da inserção da fonte solar. O empreendimento, que nasce com 504 MW tem previsão de ser duplicado, alcançando capacidade instalada de 1 GW.
Mercado livre de energia renovável
A viabilização de projetos renováveis por meio de contratos corporativos é uma tendência que se comprova no Brasil. É grande o número de empresas que, gradativamente, adquirem energia renovável buscando o desenvolvimento sustentável e a descarbonização de suas atividades. Segundo relatório da consultoria Bloomberg New Energy Finance (BNEF), em 2019, o fornecimento corporativo ativo de energia limpa deu um salto de 384% no país, atingindo 640 MW. “Além da tendência crescente das empresas com metas de sustentabilidade, o custo da fonte eólica atingiu um patamar que essa alternativa já se torna a melhor também do ponto de vista econômico”, explicou Araripe.
“Nesta nova fase da Casa dos Ventos, queremos democratizar o acesso a empresas que buscam uma transição energética limpa com inteligência e eficiência”, finalizou o executivo. A previsibilidade em contratos de prazos mais longos também é um atrativo para as companhias, que se protegem das volatilidades de preço. Além Folha Larga Sul, Rio do Vento e sua expansão, a companhia desenvolve um terceiro projeto de 350 MW na Bahia, também mirando contratos corporativos de longo prazo.
A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Há mais de dez anos no mercado, é responsável pelo desenvolvimento do maior número de projetos que comercializaram energia em leilões regulados e no ambiente de contratação livre no País. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no País, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. Os projetos eólicos da companhia estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.
Serviços
www.casadosventos.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.