O mercado mundial de redes locais sem fio (WLAN) corporativas aumentou as receitas em 12,4% entre o primeiro e o segundo trimestres de 2024, para US$ 2,3 bilhões, de acordo com os resultados publicados no estudo Worldwide Quarterly WLAN Tracker da IDC.
Em uma base anual, o mercado de WLAN corporativo caiu 22,8% no segundo trimestre de 2024 (2T24), o que ficou em linha com as expectativas previstas em comparação com o ano anterior. As elevadas taxas de crescimento no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023 foram impulsionadas em grande parte pela redução de produtos em atraso decorrentes da crise da cadeia de suprimentos global induzida pela Covid-19. No trimestre mais recente, os principais fornecedores relataram que as carteiras de pedidos de produtos voltaram aos níveis normais.
Enquanto isso, os mais novos padrões no setor de Wi-Fi continuam a se firmar no mercado de WLAN corporativa. O Wi-Fi 6E, que abre o Wi-Fi para usar a banda de 6 GHz de espectro não licenciado, representou 30% das receitas do mercado de pontos de acesso (AP) dependentes no 2T24. Isso se compara a representar 14,3% das receitas do segmento um ano antes. Enquanto isso, o Wi-Fi 7 está começando a ser adotado, com o padrão representando 2,8% das receitas do segmento de AP dependente. A maioria dos APs dependentes restantes era da geração Wi-Fi 6.
“Há uma variedade de avanços importantes no setor de WLAN empresarial, como o novo padrão Wi-Fi 7, uma quantidade significativa de novo espectro não licenciado de 6 GHz disponível para Wi-Fi e o poderoso papel da IA e do gerenciamento baseado em Nuvem para aprimorar a automação e o desempenho da WLAN”, disse Brandon Butler, gerente sênior de Pesquisa de Enterprise Networks da IDC. “Enquanto isso, o trimestre mais recente mostrou sinais de que a dinâmica de oferta e demanda do mercado de WLAN corporativo está retornando a níveis historicamente normais. Combinada, a WLAN continua sendo uma tecnologia extremamente importante para empresas em todo o mundo”, completou.
Nos Estados Unidos, o mercado de WLAN corporativa caiu 30,6% ano a ano, mas aumentou 15,3% sequencialmente do 1T24 ao 2T24. Na Europa Ocidental, o mercado caiu 22,3% ao ano, mas subiu 3,3% sequencialmente. Na Europa Central e Oriental, o mercado caiu 21,5% em relação ao 2T23, mas subiu 14,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Na região da Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), o mercado caiu 16,2% ano a ano, mas subiu 7,9% sequencialmente. Na República Popular da China, o mercado caiu 9,8% em uma base anual e subiu 39,6% em relação ao primeiro trimestre do ano.
Destaques por empresas
– As receitas de WLAN corporativa da Cisco caíram 29,7% ano a ano, mas aumentaram 6,7% sequencialmente, para US$ 922 milhões. A participação de mercado da empresa era de 39,6% no final do segundo trimestre.
– As receitas da HPE Aruba Networking caíram 29,3% ano a ano no 2T24, mas aumentaram 4,7% sequencialmente, dando à empresa uma participação de mercado de 14,8% no trimestre.
– As receitas de WLAN corporativa da Huawei ficaram estáveis, com um declínio de 0,5% ano a ano no 2T24 e aumentando 60,9% no primeiro trimestre do ano, dando à empresa uma participação de mercado de 9,6%.
– As receitas de WLAN empresarial da Ubiquiti aumentaram 7,8% em relação ao 2T23 e 5,7% em relação ao 1T24, dando à empresa 8,1% de participação de mercado.
– As receitas de WLAN corporativa da Juniper Networks aumentaram 6,8% ano a ano e aumentaram 18,8% sequencialmente, dando à empresa 5,1% de participação de mercado.
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