A Comau, aumentou a eficiência e reduziu em 60% o número de falhas na sua operação com a SoftExpert, fornecedora global de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa, informa a empresa, uma multinacional italiana faz parte de um dos maiores grupos empresariais do mundo: FCA, composto pela Fiat, Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Maserati, Teksid e outras.
Segundo Cláudia Regina Comunian, analista QMO da Comau Brasil, o gerenciamento da unidade de negócios Service, juntamente com processos e informações de desempenho eram basicamente realizados em planilhas e comunicação feita por e-mail, o que significava dependência de processos manuais. Os mais de 50 contratos implantados em 12 estados brasileiros, organizados por linhas de portfólio e região, geravam informações utilizando 25 ferramentas, planilhas por local, em um total de 500 documentos por mês.
“A compilação das informações, análises e resultados sobre o desempenho dos serviços prestados no contrato levavam, em média, sete dias para serem gerados, com a utilização de um recurso de engenharia em tempo integral. A comunicação com o cliente era realizada de forma não automatizada, dependendo da disponibilidade receber um responsável da Comau”, revela Cláudia.
A ferramenta conta com 220 usuários nas áreas da Qualidade, Engenharia, Financeiro, Recursos Humanos, Logística, TI, Patrimônio, Vendas, Segurança. São utilizados os componentes Processo, Formulário, Auditoria, Incidente, Problema, Desempenho, Documento, Riscos, Questionário, Plano de Ação e Projeto.
“Com a ferramenta, as necessidades e demandas para a operacionalização da Comau foram atendidas em todas as suas etapas. Para este desenvolvimento foi criada uma equipe multifuncional, com profissionais das áreas de Qualidade, Engenharia e Processos em um total de oito meses de trabalho”, conta a analista.
O SoftExpert Suite permite o monitoramento de processos e contratos em todas as suas etapas, por meio de um processo estruturado e automatizado. A solução foi disponibilizada para todas as áreas envolvidas, com níveis diferentes de segurança e gestão, com portais dinâmicos, onde há informações relevantes para cada nível, podendo ser acessadas, inclusive, via smartphones.
“Hoje temos um acompanhamento confiável do desempenho dos contratos, com identificação de problemas e falhas de forma ágil, ação assertiva para soluções e sugestões de melhorias. Conseguimos reduzir o risco de falhas em 60%, conforme dados das últimas auditorias do SGQ, na aplicação correta e completa, criando uma cultura organizacional focada na Qualidade, conscientizando usuários e gerentes, além de auxiliar na manutenção da certificação ISO 9001”, salienta Claudia.
A companhia está há 45 anos no mercado, atuando em 14 países, com 32 filiais, 5 centros de inovação, 14 plantas operacionais e mais de 9 mil colaboradores. No Brasil, conta com plantas em Santo André (SP), Betim (MG) e Goiana (PE).
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo