book_icon

Com SoftExpert, a Comau reduz falhas operacionais em 60%

SoftExpert Suite auxilia também na manutenção da certificação ISO 9001 da empresa pertencente ao grupo FCA - Fiat, Chrysler, Jeep
Com SoftExpert, a Comau reduz falhas operacionais em 60%

A Comau, aumentou a eficiência e reduziu em 60% o número de falhas na sua operação com a SoftExpert, fornecedora global de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa, informa a empresa, uma multinacional italiana faz parte de um dos maiores grupos empresariais do mundo: FCA, composto pela Fiat, Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Maserati, Teksid e outras.
Segundo Cláudia Regina Comunian, analista QMO da Comau Brasil, o gerenciamento da unidade de negócios Service, juntamente com processos e informações de desempenho eram basicamente realizados em planilhas e comunicação feita por e-mail, o que significava dependência de processos manuais. Os mais de 50 contratos implantados em 12 estados brasileiros, organizados por linhas de portfólio e região, geravam informações utilizando 25 ferramentas, planilhas por local, em um total de 500 documentos por mês.

Hoje temos um acompanhamento confiável do desempenho dos contratos, com identificação de problemas e falhas de forma ágil, ação assertiva para soluções e sugestões de melhorias
Com o fornecimento de produtos e soluções avançadas de automação industrial, conta com um portfólio de robôs industriais e colaborativos, logística autônoma, tecnologia vestível, sistemas automatizados para linhas de produção, soluções digitais e interconectadas, centros de usinagem, serviços especializados de manutenção industrial e facilities, é imperativo manter o rígido controle de todos os processos e toda a operação.
“A compilação das informações, análises e resultados sobre o desempenho dos serviços prestados no contrato levavam, em média, sete dias para serem gerados, com a utilização de um recurso de engenharia em tempo integral. A comunicação com o cliente era realizada de forma não automatizada, dependendo da disponibilidade receber um responsável da Comau”, revela Cláudia.
A ferramenta conta com 220 usuários nas áreas da Qualidade, Engenharia, Financeiro, Recursos Humanos, Logística, TI, Patrimônio, Vendas, Segurança. São utilizados os componentes Processo, Formulário, Auditoria, Incidente, Problema, Desempenho, Documento, Riscos, Questionário, Plano de Ação e Projeto.
“Com a ferramenta, as necessidades e demandas para a operacionalização da Comau foram atendidas em todas as suas etapas. Para este desenvolvimento foi criada uma equipe multifuncional, com profissionais das áreas de Qualidade, Engenharia e Processos em um total de oito meses de trabalho”, conta a analista.
O SoftExpert Suite permite o monitoramento de processos e contratos em todas as suas etapas, por meio de um processo estruturado e automatizado. A solução foi disponibilizada para todas as áreas envolvidas, com níveis diferentes de segurança e gestão, com portais dinâmicos, onde há informações relevantes para cada nível, podendo ser acessadas, inclusive, via smartphones.
“Hoje temos um acompanhamento confiável do desempenho dos contratos, com identificação de problemas e falhas de forma ágil, ação assertiva para soluções e sugestões de melhorias. Conseguimos reduzir o risco de falhas em 60%, conforme dados das últimas auditorias do SGQ, na aplicação correta e completa, criando uma cultura organizacional focada na Qualidade, conscientizando usuários e gerentes, além de auxiliar na manutenção da certificação ISO 9001”, salienta Claudia.
A companhia está há 45 anos no mercado, atuando em 14 países, com 32 filiais, 5 centros de inovação, 14 plantas operacionais e mais de 9 mil colaboradores. No Brasil, conta com plantas em Santo André (SP), Betim (MG) e Goiana (PE).

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.