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Dia das Mães: 93% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas

O dia das mães está chegando. Este ano comemorado no dia 12 de maio, a data que representa a segunda melhor lucratividade do mercado, perdendo apenas para o Natal, mostra seu setor em clima otimista. Prevendo crescimento de até 3% no volume de vendas, reflexo da redução de preços e fortalecimento do período de promoções, boas notícias não faltam: houve, também, aumento no valor do tíquete médio, que ano passado estava entre 60 e 100 reais, subindo para 100 a 200 reais em 2019, segundo Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado de SP.

Em pesquisa sobre comportamento, intenção de compra e preferências para o Dia das mães, realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio pela plataforma AondeConvem, representante brasileira das operações da Shopfully International Group, fonte primária de informação para quem quer descobrir produtos, ofertas e novidades sobre estabelecimentos comerciais de forma geolocalizada, foram entrevistadas 3.359 pessoas de todas as regiões do Brasil. Sendo os resultados coletados em 25 estados, a maior parte do público possuía entre 18 e 49 anos, representando mais de 82% da amostra.

O questionário, que continha 12 perguntas de múltipla escolha e 2 perguntas abertas, demonstrou em seus resultados fortes indícios do crescimento no volume de vendas. O primeiro dado que chama atenção é o alto índice de pretensão de compra: cerca de 62% das pessoas afirmaram que, sim, farão compras para a data este no, seguido de 22% que ainda não decidiram e apenas 15% com nenhuma intenção de consumo.

Entre os entrevistados, em sua maioria mulheres (81%), reforça-se o comportamento do conceito O2O (Online to Offline), uma vez que 93% dos entrevistados declarou fazer pesquisas online, no entanto, destes, 83% tem intenção de finalizar as compras em lojas físicas, conforme pode ser visualizado no gráfico abaixo:

Os dados ainda revelam que mais de 60% dos consumidores começa a pesquisa sobre o que comprar aproximadamente 15 dias antes, com o intuito de verificar promoções, comparar preços e encontrar as melhores ofertas em uma época de alta demanda. Pouco menos de 20% da amostragem afirmou começar a verificação 7 dias antes, seguido de 11% que adquirem presentes na véspera e 9% que compram apenas no dia.

Influenciados pelo preço (58%) e pela qualidade do produto (61%), a média de renda daqueles que tem intenções de consumo na data é, em sua maioria, de R$1.000,00 a R$2.500,00. Além disso, as compras realizadas em e-commerces representam pouco mais de 17% do total das intenções, enquanto a aquisição de produtos em shoppings e comércios de rua somam mais de 80%.

Entre os presenteados na data, foi encontrada grande variedade de público. Como era esperado, a maior parte dos pesquisados pretende comprar alguma lembrança para as mães (80%), mas as sogras, esposas, avós não passam despercebidas, somando quase 40% das intenções gerais.

Já o produto preferido para aquisição pelos entrevistados, foi enquadrado na categoria moda (31%), como pode ser visto na representação gráfica. O ranking é seguido por Outros (26%), Cosméticos (24%), Eletrônicos (22%) e Vale-presentes (5%).

O destaque Top of Mind, termo utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na mente dos consumidores, foi para o Boticário, marca associada ao Dia das Mães para 15% dos entrevistados.

AondeConvem é a representante brasileira das operações da Shopfully International Group, empresa italiana fundada em 2010. Considerada a plataforma digital do momento, AondeConvem é fonte primária de informação para quem quer descobrir produtos, ofertas e novidades sobre estabelecimentos comerciais de forma geolocalizada. Com sede localizada em São Paulo, a plataforma digital em drive-to-store está presente em outros oito países, como Itália, Espanha, México, Estados Unidos da América, França, Austrália, Nova Zelândia e Indonésia.

 

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