book_icon

Palestra sobre o novo telescópio Solar-Terahertz acontece nesta semana no Mackenzie

O equipamento tem capacidade de captar mais frequências no espectro solar e, desta forma, monitorar os efeitos na relação Sol-Terra. O evento será conduzido pelo professor Vladimir Makhmutov – chefe do departamento de Física Solar e Raios Cósmicos do LPI-RAS, Academia Russa de Ciências, no dia 1º de fevereiro, às 16h, no auditório MackGraphe, no Mackenzie em São Paulo.
Palestra sobre o novo telescópio Solar-Terahertz acontece nesta semana no Mackenzie

O Instituto de Física Lebedev da Academia Russa de Ciências (LPI RAS) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (Craam), assinam acordo de parceria que visa acoplar o SOLAR-TERAHERTZ – telescópio de alta precisão – ao módulo russo da Estação Espacial Internacional.

Diferentemente da primeira versão de 2016, na qual o SOLAR-T foi enviado à estratosfera por meio de um projeto de balão em colaboração com um experimento da Nasa, o novo telescópio foi desenvolvido para captar maior número de frequências. “Na primeira versão eram duas frequências de observação, agora serão oito. Na prática, poderemos descrever, pela primeira vez, com o mesmo instrumento, o espectro solar na faixa entre 0.2 THz – 15 THz, com possibilidade de aprimorar os mecanismos de emissão e os modelos de atmosfera”, explica o cientista Jean Pierre Raulin, doutor em física, professor da UPM e coordenador do Craam.

Diante dos dados gerados pelo telescópio é possível monitorar e entender melhor a origem das explosões solares e as consequências na relação Sol-Terra, que inclui os possíveis malefícios dos efeitos do Clima Espacial nas comunicações, até mesmo no tráfego aéreo, redes de distribuição de energia, geoposicionamento com GPS, dentre outros.

Palestra exclusiva
Research activity of the Solar and Cosmic Ray Physics Laboratory of the LPI: status of collaboration with CRAAM and future SUN-TERAHERTZ experiment (Atividade de pesquisa do Laboratório de Física de Raios Solares e Cósmicos do LPI: status de colaboração com o CRAAM e futuro experimento SOLAR-TERAHERTZ). Esse é o título da palestra sobre o SOLAR-TERAHERTZ, que será conduzida pelo professor Vladimir Makhmutov – chefe do departamento de Física Solar e Raios Cósmicos, do LPI-RAS, na próxima sexta-feira, no dia 1º de fevereiro, às 16h, no auditório MackGraphe, no Mackenzie em São Paulo.

Sobre CRAAM

O CRAAM originou-se em 1960, como Grupo de Rádio Astronomia Mackenzie – GRAM da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Mackenzie, incorporando as atividades experimentais de um grupo de estudantes de física, engenharia, técnicos, e aficionados da Associação de Amadores de Astronomia, São Paulo, iniciadas desde 1958. Suas atividades em pesquisas e pós-graduação foram pioneiras no Brasil, nas áreas de rádiociências, incluindo rádio-astronomia, física solar, relações solares-terrestres, física da ionosfera, astrofísica, instrumentação rádio-científica e ciências espaciais.

Serviço

Palestra Research activity of the Solar and Cosmic Ray Physics Laboratory of the LPI: status of collaboration with CRAAM and future SUN-TERAHERTZ experiment

Dia 1º de fevereiro, sexta-feira, às 16h

Local: Auditório MackGraphe – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Rua Maria Antônia, 307 – Vila Buarque – São Paulo

Evento gratuito

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.