A Carajás nasceu em 1974, em Maceió, como uma pequena empresa dedicada à comercialização de madeira. Em pouco mais de quatro décadas, transformou-se na Carajás Home Center, sólido grupo familiar composto de cinco grandes lojas que atuam nos segmentos de home center e material de construção. Localizadas nas cidades de Maceió e Arapiraca, em Alagoas, e nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo, na Paraíba, as lojas ocupam uma área total superior a 200 mil metros, sendo 45 mil metros quadrados apenas para vendas.
Para continuar a ter um crescimento saudável, a rede, que comercializa mais de 55 mil itens e possui mais de dois mil e quinhentos colaboradores, decidiu investir em prevenção de perdas e segurança patrimonial. “O uso de tecnologia sem dúvida tem elevado o patamar de produtividade e eficiência em nossa área de gerenciamento de riscos, que abrange prevenção de perdas, segurança patrimonial, inventários, auditoria interna e jurídico”, observa Antoine de Mendonça Alves, diretor de gerenciamento de riscos da empresa.
Ele acrescenta que o volume de processos simultâneos, o tamanho dos estoques e a complexidade dos controles exige aplicações diversas, que incluem desde alarmes de proteção instalados na loja ou diretamente nos fabricantes, até auditoria de caixa para evitar o sub escaneamento de produtos, conferência por coletor de radiofrequência e câmeras com sensor de movimento, entre outros. Diante disso, ao assumir a área de riscos na empresa, Alves buscou um parceiro que pudesse ajudar não só a escolher a tecnologia correta, mas também a mapear os processos e a treinar a equipe. “Firmamos então uma parceria com a área de consultoria da Tyco Retail Solutions, que nos tem ajudado a implantar o setor de riscos na empresa, aliando a tecnologia certa ao processo indicado e desenvolvendo pessoas para usar a tecnologia”.
Ele destaca dois aspectos importantes. De um lado, o maior desafio tem sido o treinamento das pessoas, pois não basta comprar a tecnologia, tem que usar, o que requer treinamento constante da equipe, auditoria nos processos para avaliar o uso e processos aderentes à aplicação da tecnologia escolhida. De outro, o planejamento da implantação dessas tecnologias, pois um erro pode ser fatal, uma vez que o investimento não costuma ser barato.
Gilberto Quintanilha, gerente de Prevenção de Perdas da Tyco, observa que “se a tecnologia for usada da maneira correta, o retorno sobre o investimento é garantido e no curto prazo, já que as perdas costumam pesar muito no resultado das empresas”. No segmento de home center, por exemplo, a média de perda é de 1,19 % do faturamento líquido, segundo a pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo.
Atualmente, a Carajás tem instaladas antenas, câmeras e alarmes Tyco em todas as lojas, e mais recentemente adquiriu a solução check-out Expert, que deverá ser instalada em breve. Para o futuro, a Carajás planeja um CFTV centralizado para auditar e monitorar as lojas em seus processos de alto risco, tais como caixas, recebimento, retirada e armazenamento de produtos de alto risco, entre outros.
Alves está bem confiante quanto à implantação do check-out Expert, pois observa que diariamente a empresa perde dezenas de produtos nas frentes de caixas e na retirada de produtos por erro do operador de caixa ou má fé. “O caixa simplesmente deixa de registrar produtos que passam por ele, mas imaginamos que após a implantação da ferramenta essa perda seja reduzida em pelo menos 30%, o que deverá pagar a ferramenta em menos de seis meses”, completa.
Sobre a Tyco Retail Solutions
A Tyco Retail Solutions, agora parte da Johnson Controls, é um fornecedor líder de soluções de Prevenção de Perdas, Inventário e Tráfego para o varejo. Oferecemos visibilidade em tempo real e análises preditivas para ajudar a maximizar os resultados dos negócios no cenário atual, com predominância das compras digitais. Nossos mais de 1,5 milhão de dispositivos de coleta de dados no mercado de varejo capturam 40 bilhões de visitas de clientes e rastreiam e protegem bilhões de itens por ano. Nosso portfólio de varejo inclui as marcas líderes Sensormatic®, ShopperTrak® e TrueVUE ™, bem como uma linha completa de soluções de segurança e tecnologia para edifícios, cidades e ambientes inteligentes da Johnson Controls.
No Brasil, a Tyco Retail Solutions lidera o mercado de performance de loja, prevenção de perdas, soluções de segurança e gerenciamento para o varejo há mais de 25 anos. Fornecemos soluções e serviços para mais de 80% dos maiores varejistas do país.
Para mais informações, visite Tycois.com.br ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e no nosso canal do YouTube.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo