book_icon

Libbs Farmacêutica participa de programa de sustentabilidade da Furukawa

Crescer de maneira sustentável, levando em conta a preservação do meio ambiente, tem sido um ponto importante da política da Libbs Farmacêutica, empresa 100% brasileira que, há 59 anos, contribui para a inovação e o avanço desse setor no país. Com esse foco, a Libbs aderiu ao Programa Green IT da Furukawa, que tem o objetivo de dar tratamento adequado – e sustentável – aos resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado, racionalizando a utilização de recursos não-renováveis e evitando a liberação de materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente.

“Trata-se de um programa que se enquadra perfeitamente em nossa política de sustentabilidade, que tem como um dos itens principais a questão da gestão consciente dos resíduos gerados em nossas atividades”, afirma Audrey Lima, do setor de Meio Ambiente da Libbs Farmacêutica. “Como empresa certificada pela ISO 14001, temos trabalhado fortemente os aspectos relacionados à logística reversa e ao ciclo de vida de materiais”, acrescenta.

O Programa Green IT consiste na permuta de sobras de cabos eletrônicos e de energia (de qualquer fabricante) por cabos novos da marca Furukawa. As empresas que aderem ao programa recebem uma bonificação, por meio de um cheque verde (no valor do peso real do material enviado) que pode ser trocado por produtos Furukawa, em qualquer distribuidor autorizado da marca no Brasil. Além disso, recebe um certificado de participação no programa, que atesta seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. O material substituído nas instalações da empresa participante recebe tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima.

Na Libbs Farmacêutica, foi possível reciclar um total de 1.167 kg de materiais de rede estruturada – provenientes de obras e reformas realizadas nas instalações da empresa. Isso evitou que 584 kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais, permitiu reduzir a extração de 110,86 toneladas de minério de cobre e, ainda, reduzir o consumo de 11.157 kWh de energia (suficiente para abastecer 74 residências durante um mês).

“Além desses benefícios ao meio ambiente, o programa ainda proporcionou à Libbs economia na compra de novos cabos e materiais de rede Furukawa, graças à recompensa do cheque verde”, conclui Audrey.

O Programa Green IT existe desde 2007. Mais informações sobre o programa estão disponíveis em http://portal.furukawa.com.br/arquivos/g/gre/greenit/1668_GREENITOPERACIONAL.PDF

Sobre a Furukawa Electric LatAm
Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita de Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, e em Palmira, na Colômbia.
Mais informações: www.furukawalatam.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.