Em comemoração ao Dia do Programador, um levantamento inédito realizado pela Serasa Experian, datatech do Brasil, revelou que 3 em cada 10 (30%) candidatos a vagas de estágio em Tecnologia da Informação são mulheres, enquanto os homens representam a maioria, 69%. A pesquisa analisou uma base de 49 mil estudantes do setor cadastrados no banco de estágio da empresa. Confira na tabela a seguir os detalhamentos deste recorte:
“Os Dados referentes ao gênero dos candidatos mostram que ainda há um grande espaço para aumentar a participação feminina na área de tecnologia. Na Serasa Experian, acreditamos que a diversidade é fundamental para a inovação e o crescimento do setor. Estamos comprometidos em criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde as mulheres possam prosperar e contribuir significativamente para o avanço tecnológico”, comenta a gerente de Recursos Humanos da Serasa Experian, Camila Souza.
Na divisão por faixa etária, 62,0% dos candidatos têm de 18 a 24 anos, 31,0% estão na faixa de 25 até 34 anos, 5,0% de 35 a 44 anos e 1% de 45 a 54 anos. Em relação à diversidade racial, 52,0% dos candidatos se identificaram como brancos, 44,0% como pretos ou pardos, 2,0% como amarelos e 3% preferiram não responder. No que diz respeito à orientação sexual, a pesquisa indicou que 17,0% dos participantes se identificaram como parte da comunidade LGBTQIAPN+ e 1,0% se reconheceram como Pessoa Trans.
Muito além de habilidades técnicas
Ainda segundo o estudo, os Dados mostraram que 36% dos candidatos tinham nível básico de inglês e 5% declararam fluência no idioma. Mas para Camila, soft skills são tão importantes quanto conhecimentos técnicos.
“Soft skills são habilidades comportamentais e emocionais que influenciam a maneira como uma pessoa interage com os outros e lida com diferentes situações no ambiente de trabalho. Isso molda um profissional de tecnologia completo, pronto para enfrentar os desafios do mercado. Para se destacar na área de tecnologia, não basta apenas ter certificações técnicas. É necessário desenvolver habilidades como gerenciamento de tarefas, inteligência emocional e aprendizado contínuo. O ambiente de tecnologia exige criatividade para solucionar problemas complexos e a capacidade de trabalhar em equipe, especialmente em momentos críticos. Essas habilidades são diferenciais em um mercado tão competitivo”, completa a executiva.
Confira outras soft skills desejáveis para o segmento de TI:
Resiliência
Capacidade de lidar com a pressão e se adaptar às mudanças constantes do setor tecnológico;
Comunicação eficaz
Saber transmitir ideias e soluções técnicas de maneira clara e compreensível para diferentes públicos, incluindo equipes não técnicas;
Pensamento crítico
Analisar situações complexas e tomar decisões bem fundamentadas, especialmente em projetos que envolvem riscos;
Flexibilidade
Estar aberto a novas tecnologias, metodologias e formas de trabalho, já que o campo de TI está em constante evolução;
Gestão de tempo
Saber equilibrar múltiplas tarefas e prazos, garantindo a entrega de soluções de qualidade sem comprometer o desempenho.
Serasa Experian: Mulheres representam 43,6% dos colaboradores
Atualmente, a Serasa Experian tem em seu quadro de colaboradores 43,6% de mulheres, sendo 37,1% em cargos de liderança, e 26,5% atuantes em TI. “Estamos comprometidos com iniciativas inclusivas e políticas que visem criar um ambiente mais representativo e acolhedor para as mulheres na área de TI, em contraste com a realidade do mercado, resultando em um cenário mais equilibrado”, diz Camila Souza.
Com mais de 4,6 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian é reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar. Em 2024, ficou entre as “Melhores Empresas para o Talento Feminino” da plataforma FirstJob e companhia também foi certificada no “Great Place to Work”, incluindo na categoria de Tecnologia da Informação. A datatech também é uma Top Employer pelo Top Employer Institute e, segundo a Employers for Youth (EFY), é uma das “Melhores Empresas para Jovens Profissionais” e “Melhores Empresas para Jovens Profissionais Mulheres”, da mesma premiação. Pelo terceiro ano consecutivo, foi uma das mais inovadoras do país pelo Valor Econômico, sendo a primeira colocada em sua categoria.
Serviço
experianplc.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo