book_icon

Pesquisa do Gartner revela as prioridades dos CFOs para este ano

Liderar a Transformação Digital na função financeira e a melhoria funcional são os temas predominantes nas 10 principais prioridades para 2024

Pesquisa do Gartner revela as prioridades dos CFOs para este ano

Liderar os esforços de Transformação Digital na função financeira é a principal área em que os CFOs estão focados em 2024, de acordo com uma pesquisa recente do Gartner. A pesquisa com 185 CFOs, realizada entre setembro e outubro de 2023, revelou que melhorar as métricas financeiras, insights e storytelling, liderar os esforços de gerenciamento de mudanças e otimizar custos também foram prioridades que mais de 70% dos CFOs consideraram críticas para seu sucesso.

A menos que os CFOs reavaliem como eles e suas equipes lideram as iniciativas digitais, essas iniciativas continuarão a decepciona

“O foco nos esforços de transformação se alinha com o aumento do interesse em GenAI e outras tecnologias disruptivas. Isso também fala sobre o papel que o CFO desempenha na avaliação e alinhamento do investimento nessas tecnologias transformadoras, tanto em finanças quanto em toda a empresa”, disse Marko Horvat, vice-presidente de Pesquisa da Prática de Finanças do Gartner.

“Transformação e melhoria funcional são os temas predominantes nas 10 principais prioridades para 2024”, disse Horvat. “Liderar a mudança, melhorar o desenho da estratégia e a função da equipe financeira e liderar a transformação são três das cinco principais prioridades críticas”, revelou.

Ao mesmo tempo, no entanto, os CFOs preveem dificuldades consideráveis pela frente ao modernizar a estrutura do departamento financeiro, porque a implantação eficiente de novas tecnologias financeiras na função pode ser demorada e disruptiva para as atividades diárias.

“A construção de capacidade de entrega de tecnologia em finanças geralmente requer que os executivos de finanças façam parcerias com consultores externos e equipes internas de TI para avançar nos projetos, enquanto continuam a executar a função em seu estado atual”, disse Horvat. “À medida que o número e o escopo desses projetos crescem, torna-se cada vez mais difícil encontrar capacidade dentro da função financeira para atender adequadamente às necessidades desses projetos”, completou.

Os especialistas do Gartner aconselharam que os esforços de transformação bem-sucedidos em finanças tendem a exigir que o CFO lidere ativamente os esforços de entrega de tecnologia, em vez de simplesmente se envolver e colaborar com os departamentos de TI. “O que ouvimos amplamente dos CFOs é que as iniciativas digitais não estão atendendo às suas expectativas”, disse Horvat. “A menos que os CFOs reavaliem como eles e suas equipes lideram as iniciativas digitais, essas iniciativas continuarão a decepcionar”, afirmou.

A pesquisa do Gartner mostra que as iniciativas digitais que têm uma chance melhor do que a média de realizar os benefícios pretendidos são aquelas em que a liderança financeira está focada na entrega digital: a criação ou implementação e gerenciamento de um sistema digital.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.