book_icon

Redes industriais agora são prioridade para os CIOs, diz relatório da Cisco

As redes industriais estão cada vez mais conectadas e as redes OT estão convergindo com suas contrapartes de TI corporativas, criando um ambiente complexo e dinâmico

Redes industriais agora são prioridade para os CIOs, diz relatório da Cisco

A Cisco anunciou o lançamento de seu relatório inaugural State of Industrial Networking, que buscou investigar as prioridades críticas do cenário de redes industriais em evolução. Antes uma preocupação periférica, a segurança da tecnologia operacional (OT) tornou-se um foco obrigatório para organizações em todo o mundo.

O relatório fornece uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que estão por vir, à medida que as organizações se esforçam para construir uma base de rede industrial segura e eficiente. O estudo reflete a necessidade global de soluções de segurança robustas projetadas especificamente para as necessidades exclusivas dos ambientes industriais e as oportunidades que estão por vir para aqueles que podem superar seus desafios inerentes.

As organizações que não atualizarem sua infraestrutura de rede industrial para IA para otimizar a eficiência, aproveitar dados, apoiar funcionários e se defender contra ataques cibernéticos terão dificuldades para competir

“A tecnologia operacional e, especificamente, a rede que suporta as operações industriais, tornou-se um diferencial importante para as organizações em todo o mundo”, disse Vikas Butaney, vice-presidente sênior e gerente-geral da Cisco Networking – SD-WAN, Multicloud e IoT industrial. “Esta pesquisa destaca como os líderes de TI e OT reconhecem que fortalecer sua postura de segurança de OT é fundamental para impulsionar a resiliência dos negócios, melhorar a eficiência e se preparar para a próxima onda de inovação com IA”, comentou.

As redes industriais estão cada vez mais conectadas e as redes OT estão convergindo com suas contrapartes de TI corporativas, criando um ambiente complexo e dinâmico, mas vulnerável a ataques cibernéticos. Um acúmulo de sistemas e ativos legados, uma superfície de ataque em expansão e uma força de trabalho sobrecarregada estão exacerbando o problema. Olhando para o futuro, há uma sensação clara de que a IA impulsionará o crescimento dos negócios para aqueles que podem usá-la com sucesso para administrar melhores redes industriais. Os destaques do relatório incluem:

Priorize a segurança cibernética nos planos de OT: as organizações que não priorizarem as considerações de segurança cibernética em sua estratégia de rede industrial encontrarão energia, tempo e dinheiro absorvidos na mitigação de ataques – recursos que poderiam ser investidos no design de OT como uma plataforma para inovação e crescimento.

Introduzir medidas para incentivar a colaboração entre TI e OT: OT e TI não podem mais trabalhar isoladamente, pois suas habilidades e domínios se sobrepõem cada vez mais. Uma combinação de fatores humanos e organizacionais, juntamente com soluções tecnológicas unificadas, será necessária para otimizar e proteger dados e ativos.

Aproveite a IA para obter vantagem competitiva: os líderes inovadores de OT estão usando a IA para diferenciar suas empresas e fornecer produtos de maior qualidade com mais rapidez. As organizações que não atualizarem sua infraestrutura de rede industrial para IA para otimizar a eficiência, aproveitar dados, apoiar funcionários e se defender contra ataques cibernéticos terão dificuldades para competir.

Estatísticas notáveis

– 89% dos entrevistados citaram a conformidade com a segurança cibernética como muito ou extremamente importante.

– 92% dos líderes executivos veem valor em uma solução unificada de segurança cibernética.

– 41% das empresas relatam que as equipes de OT e TI trabalham de forma independente, enfatizando a necessidade de melhorar a colaboração.

– 48% dos entrevistados veem a IA como o avanço tecnológico mais significativo que afetará as redes industriais nos próximos cinco anos.

– 49% dos entrevistados esperam que a IA melhore o gerenciamento de rede em TI e OT.

– 63% dos entrevistados aumentaram os gastos com infraestrutura industrial no ano passado

O relatório State of Industrial Networking 2024 da Cisco é baseado em dados de uma pesquisa global com mais de 1 mil profissionais do setor, conduzida pela Cisco em associação com a Sapio Research. Os entrevistados da pesquisa eram de 17 países e em 20 setores da indústria, representando uma variedade de setores que são grandes usuários de OT, incluindo manufatura, transporte/logística, energia/serviços públicos e muito mais. O relatório agrega as descobertas da administração ao C-suite em empresas com receita anual de mais de US$ 100 milhões.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.