book_icon

Metade dos contratos de compras serão gerenciados por GenAI, diz Gartner

A Inteligência Artificial, particularmente as soluções GenAI, estão mudando fundamentalmente a maneira como as organizações de compras trabalham

Metade dos contratos de compras serão gerenciados por GenAI, diz Gartner

Até 2027, 50% das organizações apoiarão as negociações de contratos de fornecedores por meio do uso de ferramentas de análise e edição de contratos habilitadas para Inteligência Artificial (IA), de acordo com o Gartner. De acordo com uma pesquisa com 101 líderes de compras, realizada em novembro de 2023, espera-se que o sourcing e o gerenciamento do ciclo de vida de contratos sejam a área em que a GenAI pode ser mais impactante nos negócios nos próximos 12 meses.

A Inteligência Artificial, particularmente as soluções GenAI, estão mudando fundamentalmente a maneira como as organizações de compras trabalham. No Gartner Supply Chain Symposium/Xpo, que aconteceu esta semana, os analistas discutiram a importância de priorizar casos de uso e etapas para implementar efetivamente nas organizações.

A GenAI promete capacitar os profissionais de compras a tomar decisões informadas e orientadas por dados que produzem resultados tangíveis mais rapidamente

“O interesse em IA para compras aumentou dramaticamente, e esperamos ver um aumento no uso. Em nossa pesquisa, 58% dos líderes de compras disseram que já estão implementando ou planejam implementar IA nos próximos 12 meses”, disse Kaitlynn Sommers, analista e diretora sênior da prática de Supply Chain do Gartner, aos participantes. “As soluções de edição e risco habilitadas por IA ajudarão a aquisição a agilizar a tomada de decisões de negócios, diminuindo o tempo gasto no processo de contratação e aumentando a capacidade para tarefas adicionais”, completou.

A GenAI pode ajudar as equipes de compras a assumir mais propriedade no processo de negociação de contratos de fornecedores usando ferramentas de edição automatizadas que aproveitam a orientação do departamento jurídico e os termos previamente acordados. O GenAI também pode adicionar eficiência ao processo de negociação de contratos, destacando riscos potenciais e oferecendo opções de redução de risco.

“A GenAI promete capacitar os profissionais de compras a tomar decisões informadas e orientadas por dados que produzem resultados tangíveis mais rapidamente”, acrescentou Sommers. “Nossa pesquisa revela que a liderança em compras prevê um aumento de 21,7% na produtividade com o uso do GenAI nos próximos 12 a 18 meses. Tanto os profissionais de compras quanto os provedores de soluções devem agir agora ou correm o risco de ficar em desvantagem nos próximos três a cinco anos”, observou.

Para as organizações de compras que desejam começar a aproveitar o GenAI para o gerenciamento de contratos, o Gartner recomenda:

– Vá além de um repositório digital de contratos para uma solução de gerenciamento do ciclo de vida do contrato (CLM) que ofereça suporte à criação e negociação de contratos.

– Comece a quantificar o risco nas cláusulas contratuais usando modelos de contrato atuais para entender os principais termos negociados em vários tipos de contrato.

– Faça parcerias com o jurídico na definição de risco em termos que não são liderados por negócios e descreva os papéis e responsabilidades de ambos os grupos com um processo de negociação de estado futuro mais habilitado digitalmente.

– Avalie os parceiros atuais e explore novos fornecedores para identificar aqueles que apoiarão a ambição da organização. Esses casos de uso são distintos e podem não ser oferecidos por um único fornecedor.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.