book_icon

Gartner lista as principais tendências para engenharia de software

Os líderes de engenharia de software estão sob pressão contínua para adotar arquiteturas e tecnologias modernas e por isso precisam saber quais tendências têm o maior impacto

Gartner lista as principais tendências para engenharia de software

Gartner, anunciou as principais tendências tecnológicas estratégicas em engenharia de software para 2023 e além. Os analistas apresentaram essas descobertas durante o Gartner Application Innovation & Business Solutions Summit , que acontece até esta quinta-feira (14/9) em Londres, Inglaterra. “Os líderes de engenharia de software estão sob pressão contínua para adotar arquiteturas e tecnologias modernas. Para fazer isso bem, eles precisam saber quais tendências têm o maior impacto potencial para seus esforços de negócios digitais dentro de um horizonte de planejamento acionável”, disse Joachim Herschmann , vice-presidente analista do Gartner. “As principais tendências do Gartner representam um conjunto de abordagens e tecnologias que os líderes de engenharia de software devem aproveitar nos próximos dois a três anos para se manterem à frente da curva, inovarem e prosperarem em um ambiente de constante disrupção”, comentou.

O Digital Immunity interliga práticas das áreas de observabilidade, testes de software, engenharia do caos, desenvolvimento de software, engenharia de confiabilidade de sites e segurança da cadeia de suprimentos de software

As principais tendências tecnológicas estratégicas para engenharia de software se enquadram em três categorias distintas. O tema de capacitação do desenvolvedor reúne tendências para permitir que as equipes de desenvolvedores liberem todo o seu potencial. O segundo tema concentra-se no aprimoramento das equipes com tecnologias de IA e o terceiro tema concentra-se nas tendências de escalonamento do desenvolvimento de software.

InnerSource

InnerSource é uma estratégia de desenvolvimento de software que aplica práticas de código aberto a código proprietário. Ao adotar uma mentalidade de código aberto para o desenvolvimento de software, as organizações podem preencher lacunas e quebrar silos, levando a um ciclo de vida de desenvolvimento de software mais forte e mais rígido. “Em última análise, o InnerSource ajuda as equipes a construir software com mais rapidez e a trabalhar melhor em conjunto, resultando em desenvolvimento de maior qualidade e melhor documentação”, disse Herschmann.

Experiência do desenvolvedor

A experiência do desenvolvedor refere-se a todos os aspectos das interações entre os desenvolvedores e as ferramentas, plataformas, processos e pessoas com quem trabalham para desenvolver e fornecer produtos e serviços de software. Melhorar a experiência do desenvolvedor é fundamental para ter sucesso com iniciativas digitais e construir equipes de alto desempenho.

O Gartner acredita que a experiência do desenvolvedor vai além das ferramentas e tecnologias do desenvolvedor. “As ferramentas usadas no trabalho diário certamente desempenham um papel na melhoria da qualidade dos fluxos de trabalho dos desenvolvedores. No entanto, a experiência do desenvolvedor também depende de fatores não tecnológicos. Isso inclui dedicar tempo a um trabalho profundo, criativo e significativo, bem como liberdade pessoal para tentar coisas novas sem medo do fracasso”, disse Herschmann.

Equipes de engenharia de software aumentadas por IA

A engenharia de software aumentada por IA aproveita as tecnologias de IA para ajudar as equipes de engenharia de software a criar e entregar aplicativos com mais rapidez. Eles podem gerar rapidamente diferentes tipos de artefatos, incluindo elementos de design, código de aplicação ou casos de testes, que podem ser refinados e reutilizados, acelerando assim o processo geral.

“A engenharia de software aumentada com IA exige tornar as equipes de engenharia de software mais eficientes em seu trabalho, aliviando-as do trabalho tedioso, em vez de permitir que a tecnologia as substitua”, disse Herschmann.

Aplicativos habilitados para IA

A combinação de dados corporativos disponíveis, recursos avançados de construção de modelos e serviços generativos de IA resultará em aplicativos aprimorados de dados que impulsionam melhores decisões de negócios. Os aplicativos habilitados para IA podem enriquecer as informações disponíveis nas empresas e nos aplicativos, automatizar fluxos de trabalho e criar modelos que avaliem riscos ou recomendem as próximas melhores ações.

Para ter sucesso ao usar IA, os líderes de engenharia de software devem tratar o desenvolvimento de modelos de IA de forma diferente do desenvolvimento de aplicativos e coordenar atividades entre as equipes de desenvolvimento e construção de modelos.

Engenharia de plataforma

A engenharia de plataforma é a disciplina de construção e operação de plataformas internas de desenvolvedores de autoatendimento para entrega de software e gerenciamento do ciclo de vida. Ajuda os desenvolvedores a descobrir, operar, proteger, melhorar e desenvolver sistemas de TI complexos e distribuídos — especialmente quando não são especialistas técnicos nos sistemas subjacentes.

As plataformas melhoram a experiência geral do desenvolvedor com um conjunto selecionado de ferramentas e serviços. Eles também melhoram a consistência e a qualidade das soluções de TI e reduzem ferramentas e processos redundantes, consolidam esforços paralelos de diversas equipes, impõem padrões de segurança e conformidade e incluem automação generalizada.

Digital Immune System

O Digital Immunity interliga práticas das áreas de observabilidade, testes de software, engenharia do caos, desenvolvimento de software, engenharia de confiabilidade de sites e segurança da cadeia de suprimentos de software para garantir alta resiliência e qualidade dos aplicativos.

“Muitas organizações de engenharia de software já estão usando algumas dessas estratégias, mas nenhuma dessas práticas por si só será suficiente para atingir o objetivo de construir sistemas altamente resilientes”, disse Herschmann. “Juntas, essas práticas constituem uma poderosa abordagem de qualidade contínua para garantir que sistemas digitais complexos continuem funcionando mesmo que a ‘casa esteja pegando fogo’”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.