Com mais da metade dos aplicativos corporativos essenciais para os negócios agora na Nuvem, uma nova pesquisa da Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia, descobriu que as empresas estão ainda mais focadas na redução de custos e no aproveitamento da Nuvem para IA.
O ISG Market Lens Cloud Managed Services Study entrevistou 250 líderes de negócios responsáveis pela tomada de decisões em Nuvem em todo o mundo sobre suas prioridades, planos e desempenho em Nuvem e descobriu que a maturidade da Nuvem dobrou nos últimos dois anos. Mais de 50% das categorias de aplicativos estão na Nuvem em 2024, em comparação com 23% em 2022, e a otimização de custos se tornou um dos principais motivadores estratégicos para os serviços corporativos em Nuvem.
Trinta e quatro por cento dos entrevistados no estudo de 2024 citam a otimização de custos de seu portfólio de Nuvem como uma prioridade, em comparação com 19% que disseram que o custo foi um dos principais impulsionadores da adoção da Nuvem em 2022. Os gastos com serviços em Nuvem agora representam 17% dos orçamentos de TI, segundo o estudo.
“As prioridades de Nuvem se expandiram desde nosso estudo de Nuvem de 2022, quando flexibilidade e escalabilidade eram prioridades-chave ao lado do custo”, disse Michael Dornan, analista principal e coautor do estudo. “A otimização de custos agora é uma prioridade clara, pois as empresas querem garantir que seus gastos sejam maximizados para o sucesso dos negócios e acelerar os investimentos em IA”, completou.
O desempenho, a segurança e a acessibilidade de dados dos serviços em Nuvem também são as principais prioridades da Nuvem corporativa e são os acordos de nível de serviço (SLAs) mais comuns entre empresas e provedores em seu ecossistema de provedores de Nuvem. Desses SLAs, 54% das empresas classificam a segurança como muito boa ou excelente, seguida de perto pela disponibilidade do serviço, com 50%.
Em contraste, menos de 20% dos entrevistados avaliam a gestão de custos de seu provedor como alta. A entrega em relação às métricas de valor de negócios, cronogramas de migração e inovação também pontuam mal, sugerindo que, embora as necessidades de tecnologia corporativa sejam amplamente atendidas, as necessidades de negócios geralmente não são.
Dados do ISG Index do segundo trimestre de 2024 descobriram que o número de projetos relacionados à IA aumentou cerca de 60% nos últimos 12 meses. Os projetos de IA agora representam cerca de 2,5% da receita entre os 10 principais provedores de serviços. Essa participação pode aumentar para 5% ou 10% ao longo do tempo, à medida que as provas de conceito levam a projetos que podem escalar.
“A IA está desempenhando um papel crescente nas estratégias de Nuvem, com 26% dos entrevistados dizendo que capacitar aplicativos em Nuvem com recursos de IA é uma das três principais prioridades”, disse Alex Bakker, analista distinto do ISG e coautor do estudo. “Em 2024, as empresas estão focadas em utilizar módulos de IA baseados em Nuvem e expandir a provisão de serviços em Nuvem para aproveitar rapidamente os benefícios da IA. No longo prazo, espera-se que a demanda por IA impulsione o crescimento dos gastos com Nuvem em todas as categorias, incluindo Nuvem privada”, observou.
O ISG Market Lens Study também mostrou que a proporção de entrevistados que dizem ter aplicativos de negócios que podem “levantar e mudar” para a Nuvem dobrou desde 2022 para 27%, enquanto a proporção de reescrever aplicativos do zero caiu para 19%, refletindo aprimoramentos de aplicativos anteriores que priorizaram a migração futura para a Nuvem. Cinquenta por cento dos entrevistados esperam mover aplicativos futuros para a Nuvem com mudanças mínimas, deixando a arquitetura inalterada.
“Os líderes de TI e os líderes de negócios que eles apoiam geralmente diferem em suas abordagens preferidas para a migração para a Nuvem”, disse Bakker. “Os tomadores de decisão de negócios querem velocidade e são menos propensos a reescrever aplicativos, mas nosso estudo descobriu que 57% dos tomadores de decisão de TI antecipam e preferem rearquitetar aplicativos durante a migração. Nosso estudo sugere que os CIOs precisarão persuadir os líderes de negócios de que sua abordagem de migração preferida gera valor para os resultados”, finalizou.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo