book_icon

Líderes de dados e análise estão à frente da Transformação Digital

Pesquisa do Gartner revela que os Chief Analytics Officer são cada vez mais solicitados a assumir objetivos mais estratégicos

Líderes de dados e análise estão à frente da Transformação Digital

Uma pesquisa realizada pelo Gartner com 469 Chief Analytics Officer (CDO) mostrou que 72% dos líderes de Dados e Análises (D&A) com iniciativas digitais estão liderando ou fortemente envolvidos nas iniciativas de transformação digital de sua organização. O estudo também revelou que as fronteiras entre os CDOs e os diretores digitais estão se tornando cada vez mais confusas. E cada vez mais os CDOs são solicitados a assumir objetivos mais estratégicos e liderar iniciativas de transformação digital à medida que os próprios negócios digitais se transformam em negócios.

“Os resultados indicam que mais organizações agora entendem a sinergia entre construir um negócio baseado em dados e liderar a transformação digital”, disse Debra Logan, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “A estratégia de D&A é uma estratégia de negócios infundida com o pensamento de D&A; ele tem um papel principal na estratégia de negócios digitais, afetando tudo que a organização faz”, observou.

Embora a qualidade dos dados (51%), o ROI dos investimentos em D&A (44%) e o compartilhamento de dados (43%) sejam os principais objetivos dos líderes de D&A, seu papel não será visto como valioso, a menos que se concentrem nos KPIs (Key Performance Indicator) das partes interessadas. “Não é suficiente gerenciar dados e criar percepções. Essas atividades devem entregar resultados de negócios mensuráveis”, enfatizou Debra. “O compartilhamento de dados é a maneira de otimizar dados de maior qualidade e dados e análises mais robustos para resolver os desafios e objetivos de negócios. E é um KPI importante e uma necessidade de negócios. Ele acelera a transformação do negócio digital”, explicou.

O Gartner prevê que, em 2023, as organizações que promovem o compartilhamento de dados terão um desempenho superior ao de seus pares na maioria das métricas de valor de negócios.

Mapa da mina

Ainda segundo o relatório, os CDOs que têm KPIs voltados para os negócios e vários parceiros têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem eficazes na produção consistente de valor de negócios claro, demonstrando com sucesso o ROI dos investimentos em D&A. Eles também têm 2,3 vezes mais chances de serem eficazes na redução do tempo de chegada ao mercado e 3,5 vezes mais chances de serem eficazes na monetização de dados. Já os CDOs menos bem-sucedidos são aqueles que não conseguiram mostrar uma ligação entre D&A e o valor do negócio e que estão inclinados a focar na tecnologia em vez de nas pessoas.

Além disso, 93% dos CDOs relataram que a comunicação eficaz é crítica para o sucesso de suas funções. No geral, as competências mais importantes para os líderes de D&A são: influenciar, engajar e planos de comunicação eficazes. Essas são habilidades de liderança – não de gerenciamento. “Se o CDO não exerce influência em toda a organização, promovendo o compartilhamento de dados, envolvendo as partes interessadas e treinando a força de trabalho para se tornar alfabetizada em dados, eles provavelmente não terão um bom desempenho em suas funções”, afirmou Debra.

Serviço
www.gartner.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.