book_icon

Líderes de dados e análise estão à frente da Transformação Digital

Pesquisa do Gartner revela que os Chief Analytics Officer são cada vez mais solicitados a assumir objetivos mais estratégicos

Líderes de dados e análise estão à frente da Transformação Digital

Uma pesquisa realizada pelo Gartner com 469 Chief Analytics Officer (CDO) mostrou que 72% dos líderes de Dados e Análises (D&A) com iniciativas digitais estão liderando ou fortemente envolvidos nas iniciativas de transformação digital de sua organização. O estudo também revelou que as fronteiras entre os CDOs e os diretores digitais estão se tornando cada vez mais confusas. E cada vez mais os CDOs são solicitados a assumir objetivos mais estratégicos e liderar iniciativas de transformação digital à medida que os próprios negócios digitais se transformam em negócios.

“Os resultados indicam que mais organizações agora entendem a sinergia entre construir um negócio baseado em dados e liderar a transformação digital”, disse Debra Logan, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “A estratégia de D&A é uma estratégia de negócios infundida com o pensamento de D&A; ele tem um papel principal na estratégia de negócios digitais, afetando tudo que a organização faz”, observou.

Embora a qualidade dos dados (51%), o ROI dos investimentos em D&A (44%) e o compartilhamento de dados (43%) sejam os principais objetivos dos líderes de D&A, seu papel não será visto como valioso, a menos que se concentrem nos KPIs (Key Performance Indicator) das partes interessadas. “Não é suficiente gerenciar dados e criar percepções. Essas atividades devem entregar resultados de negócios mensuráveis”, enfatizou Debra. “O compartilhamento de dados é a maneira de otimizar dados de maior qualidade e dados e análises mais robustos para resolver os desafios e objetivos de negócios. E é um KPI importante e uma necessidade de negócios. Ele acelera a transformação do negócio digital”, explicou.

O Gartner prevê que, em 2023, as organizações que promovem o compartilhamento de dados terão um desempenho superior ao de seus pares na maioria das métricas de valor de negócios.

Mapa da mina

Ainda segundo o relatório, os CDOs que têm KPIs voltados para os negócios e vários parceiros têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem eficazes na produção consistente de valor de negócios claro, demonstrando com sucesso o ROI dos investimentos em D&A. Eles também têm 2,3 vezes mais chances de serem eficazes na redução do tempo de chegada ao mercado e 3,5 vezes mais chances de serem eficazes na monetização de dados. Já os CDOs menos bem-sucedidos são aqueles que não conseguiram mostrar uma ligação entre D&A e o valor do negócio e que estão inclinados a focar na tecnologia em vez de nas pessoas.

Além disso, 93% dos CDOs relataram que a comunicação eficaz é crítica para o sucesso de suas funções. No geral, as competências mais importantes para os líderes de D&A são: influenciar, engajar e planos de comunicação eficazes. Essas são habilidades de liderança – não de gerenciamento. “Se o CDO não exerce influência em toda a organização, promovendo o compartilhamento de dados, envolvendo as partes interessadas e treinando a força de trabalho para se tornar alfabetizada em dados, eles provavelmente não terão um bom desempenho em suas funções”, afirmou Debra.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento