book_icon

Alimentos bio impressos, inovação na gastronomia incentivada pela EBAC

Os alimentos feitos em impressora 3D já são uma realidade, produzindo comida com sabor, aparência e valor nutricional praticamente idênticos aos naturais

Alimentos bio impressos, inovação na gastronomia incentivada pela EBAC

Tornando este cenário de ficção científica mais próximo da realidade, a EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia) segue apoiando o “Printer Chef”, uma competição culinária que desafia os competidores a criarem pratos utilizando alimentos bio impressos. A ativação ocorre durante a Campus Party em São Paulo, com a grande final nacional entre os chefs vencedores das edições regionais anteriores marcada para o dia 13, sábado, às 14h30.

A produção de alimentos bio impressos envolve uma série de tecnologias, desde a ciência em laboratórios até as máquinas capazes de realizar a impressão 3D. Nesse processo, um material natural é coletado e reproduzido em laboratório, imitando características como sabor, textura e valor nutricional. Mais do que uma iguaria curiosa, essa inovação tem o potencial de superar diversas barreiras sociais, desde a preservação da vida e a redução da crueldade animal até o suprimento de necessidades nutricionais de forma alternativa.

A produção de alimentos bio impressos envolve uma série de tecnologias, desde a ciência em laboratórios até as máquinas capazes de realizar a impressão 3D

Segundo Pedro Brocaldi, líder de marca tecnológica da EBAC, apoiar essa competição culinária não só impulsiona novas ideias e soluções no setor alimentar, como também cria oportunidades significativas para empreendedores, fortalecendo a economia e estimulando um impacto social positivo. “A EBAC reconhece a importância de fomentar a inovação por meio do empreendedorismo, pois são nesses cenários que se promovem soluções criativas e eficazes para desafios globais,” complementa o executivo.

Na Campus Party SP, de 9 a 14 de julho, o stand da EBAC sorteará brindes e bolsas de estudo. Os interessados em gastronomia podem tirar dúvidas com os monitores sobre o curso oferecido pela EBAC de Food Business: gestão de restaurantes, bares e cafés, entre outros disponíveis pela instituição. No dia da competição final, os visitantes também poderão acompanhar um webinar especial da EBAC, que acontecerá a partir das 10h, abordando temas variados como Mercado de TI, Análise de Dados, QA, Realidade Aumentada, Cyber Security e IA para geração de imagens.

Serviço:
Campus Party Brasil 2024 (CPBR16)

Data: 09 a 14 Julho de 2024

Local: Expo Center Norte São Paulo, SP

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo/SP

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.