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Pesquisa aponta que criação de conteúdo é o principal uso de IA para 60% das empresas

Apenas 15% das equipes de marketing utilizam IA preditiva para análises de comportamento

Pesquisa aponta que criação de conteúdo é o principal uso de IA para 60% das empresas

Uma pesquisa da agência Conversion em parceria com o Zoho Marketing Plus, ferramenta de marketing da multinacional de tecnologia Zoho, mostra que as mostra que a criação de conteúdo (60%), análise de Dados (35,4%) e SEO (34,9%) são os principais motivos pelos quais as empresas brasileiras recorrem à Inteligência Artificial e Machine Learning em ferramentas de martech – que visam impulsionar estratégias ou campanhas de marketing.

No estudo Martech Trends 2024, que ouviu 235 profissionais que utilizam alguma martech no departamento de marketing ou em departamentos sob sua gestão, este foi o percentual de empresas que responderam para quais atividades direcionam o uso de IA e Machine Learning:

Por outro lado, a pesquisa também mostra que menos de 20% das organizações aplicam IA em soluções preditivas, como a compreensão do comportamento do consumidor, análise de sentimentos, prevenção de cancelamentos. Essa discrepância destaca uma oportunidade para as empresas explorarem o potencial do Machine Learning para aprimorar suas estratégias de marketing.

Para Diego Ivo, por exemplo, muitas empresas precisam adotar uma abordagem mais estratégica no uso da IA do que tem sido feito até agora. “Estamos notando o uso indiscriminado da AI para a geração de conteúdo, enquanto suas capacidades analíticas são subexploradas”, diz.

“Isso é prejudicial aos negócios, já que resulta em uma enxurrada de conteúdos superficiais e padronizados, enquanto a análise de Dados, que tem o potencial de transformar a estratégia das empresas, é subutilizada. Para as martechs, essa é uma equação que precisa ser reavaliada,” afirma Ivo.

No estudo Martech Trends 2024, que ouviu 235 profissionais que utilizam alguma martech no departamento de marketing ou em departamentos sob sua gestão, este foi o percentual de empresas que responderam para quais atividades direcionam o uso de IA e Machine Learning  

A pesquisa evidencia a crescente valorização das martechs por gestores e analistas de marketing, reconhecendo seu potencial para otimizar e gerar valor às atividades diárias. No entanto, também revela importantes desafios nesse mercado, especialmente em relação à integração eficaz das tecnologias e à capacitação adequada dos profissionais. A questão crucial levantada pelo estudo é se uma melhor integração entre essas ferramentas poderia representar uma transformação decisiva para o marketing.

FERRAMENTAS PREFERIDAS
Como já antecipado, ainda que tenha transcorrido um bom tempo desde o lançamento do ChatGPT, a plataforma continua a ser a preferida dos usuários (inclusive, a versão 4.0 Omni alcançou o público em maio de 2024).

Segundo dados da pesquisa, o chatbot inteligente da OpenAI liderou o ranking dos usuários, usado por 61,7% dos entrevistados. As ferramentas integradas aos mecanismos de busca também obtiveram destaque, com a Gemini (Google) representando 13,8% do total e o Copilot (Bing) alcançando 8,2% dos usuários.

Além disso, plataformas voltadas à criação de imagens, como Leonard, Canva e Midjourney, somaram 10,8%. A diversidade de ferramentas reflete a crescente demanda por soluções intuitivas que atendam às necessidades variadas dos usuários.

FUTURO PROMISSOR
A pesquisa mostra que o universo empresarial brasileiro está disposto a investir cada vez mais em martechs: 55,3% dos departamentos de marketing que participaram do estudo afirmaram que pretendem adotar novas ferramentas desse tipo no próximo ano . Outros 42,6% afirmaram querem expandir os instrumentos que já usam.

Em relação ao orçamento dedicado à essa expansão, 68% das empresas afirmaram que planejam aumentar os investimentos em tecnologias de marketing nos próximos 12 meses, enquanto apenas 6,8% das empresas consideram a possibilidade de reduzir esses investimentos.

 

Metodologia
Para a pesquisa, foram consultados 235 profissionais, entre os dias 17.04.24 e 03.05.24, que utilizam alguma martech no departamento de marketing ou um departamento sob sua gestão. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 6%. Algumas perguntas permitiam múltiplas respostas, resultando em somas que, em alguns casos, ultrapassam 100%.

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