book_icon

Remessas globais de PCs caem 7% no terceiro trimestre, afirma estudo da IDC

Foram 68,5 milhões de unidades comercializadas no período, o que surpreendeu os analistas, que esperavam uma queda maior por conta de um ambiente macroeconômico frágil

Remessas globais de PCs caem 7% no terceiro trimestre, afirma estudo da IDC

Com remessas totalizando 68,5 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2023 (3T23), o mercado global de PCs conseguiu superar as expectativas. Mas esse volume ainda caiu 7,2% em relação ao mesmo trimestre de 2022, de acordo com o estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da International Data Corporation (IDC).

Apesar do mercado de PC ter superado as previsões iniciais, tanto fatores impulsionadores como inibidores influenciaram este desempenho. Primeiro, o aumento do volume pode ser parcialmente atribuído à reposição de estoques, principalmente do lado do consumidor. Em segundo lugar, houve um esforço notável para fazer face às escaladas de custos previstas, tais como os aumentos esperados nos direitos de importação da Índia. Embora estes direitos tenham sido posteriormente suspensos, tais preocupações levaram, no entanto, a que o Canal absorvesse mais unidades do que o provavelmente necessário. Finalmente, os orçamentos de TI ainda mais apertados levaram as unidades empresariais de PC a registarem um desempenho inferior face a uma previsão comercial já conservadora.

Após 2024, espera-se que o crescimento ultrapasse os níveis de remessas pré-pandemia e culmine em 285 milhões de unidades até 2027

Dadas as condições atuais e um ambiente macroeconômico frágil, a IDC reduziu a sua previsão para o mercado mundial de PCs. Espera-se agora que o volume de remessas de 2023 diminua 13,8% em comparação com 2022, que por sua vez diminuiu 16,6% em relação ao ano anterior. Dois anos consecutivos de quedas de dois dígitos ano após ano são uma tendência sem precedentes no mercado de PCs, mas provavelmente contribuirão para uma recuperação posterior. Apesar dos desafios de curto prazo, a IDC continua a esperar uma recuperação do mercado em 2024 e posteriormente, com muitos fatores convergindo nos próximos dois anos. Alguns dos principais motivadores incluem:

Ciclo de atualização de PC: espera-se que a vasta e antiga base instalada de PCs comerciais ultrapassando a marca de quatro anos até 2024 necessite de uma atualização, coincidindo com a demanda urgente de migração para o Windows 11. O mercado total de PCs de 2024 deverá ver um crescimento de 3,4 % em relação a 2023.

Integração de IA: espera-se que a integração de capacidades de IA em PCs sirva como um catalisador para atualizações, chegando às lojas em 2024 e inicialmente voltada para determinados segmentos do mercado de PCs empresariais. Com o tempo, novos avanços nos casos de uso e reduções de custos poderão se espalhar para o mercado mais amplo.

A influência coletiva destes fatores posiciona 2024 como um ano crucial para o mercado de PCs, oferecendo uma pausa nos desafios recentes. Após 2024, espera-se que o crescimento ultrapasse os níveis de remessas pré-pandemia e culmine em 285 milhões de unidades até 2027.

“Talvez o contexto histórico possa oferecer algum consolo para o difícil trabalho que o ecossistema de PCs está enfrentando”, disse Jay Chou, gerente de Pesquisa da IDC Mobility and Consumer Device Trackers. “Embora ainda esperemos oito trimestres consecutivos de quedas de volume ano após ano, do primeiro trimestre de 2022 ao quarto trimestre de 2023, isso ainda é insignificante para os 19 trimestres consecutivos de declínios de PCs ano após ano, do segundo trimestre de 2012 ao quarto trimestre de 2016. Além disso, os notebooks são já em níveis mais elevados do que 2019, sinalizando uma expansão considerável do mercado de notebooks, mesmo após a diminuição das compras induzidas pela Covid. Mantemos que fatores como trabalho híbrido, atualização comercial e crescimento em PCs premium podem levar a uma taxa composta de crescimento anual de 3,1 % de 2023 a 2027″, finalizou.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.