book_icon

Pesquisa da Freshworks mostra que 71% dos trabalhadores de TI já usam IA

Por outro lado, 87% desse público disseram que têm preocupações com o uso da IA generativa pelos funcionários, sendo que 73% citaram possíveis questões de privacidade

Pesquisa da Freshworks mostra que 71% dos trabalhadores de TI já usam IA

De acordo com uma pesquisa da Freshworks, provedora de softwares empresariais, realizada com 2 mil profissionais de TI, constatou que quase todos (95%) veem benefícios em funcionários utilizarem a IA generativa no trabalho, pois ela libera as equipes de tarefas burocráticas e repetitivas para se concentrarem em responsabilidades mais estratégicas. A adoção da IA generativa, na verdade, está acontecendo rapidamente: 86% dos profissionais de TI relatam que suas organizações já a estão usando, enquanto 51% afirmam que suas empresas incentivam ativamente o uso da IA no trabalho.

A adoção entusiasmada da IA generativa segue uma base positiva estabelecida em ferramentas de IA mais convencionais adaptadas para a TI, chamadas de AIOps. De acordo com a pesquisa, 71% dos trabalhadores de TI já utilizam ferramentas de IA de alguma forma para aumentar a produtividade pessoal, sendo que 39% relatam que essas ferramentas liberam tempo para se concentrarem em tarefas de alto nível.

87% dos profissionais de TI disseram que têm preocupações com o uso da IA generativa pelos funcionários, sendo que 73% citaram possíveis questões de privacidade e 59%, preocupações com comunicação ríspida ou imprecisa

Existe uma grande oportunidade para a IA nos departamentos de TI das organizações – que muitas vezes estão lutando contra a sobrecarga de software – para gerenciar melhor o número descontrolado de aplicativos e sistemas de software de negócios que parecem se expandir em complexidade a cada ano e prejudicar a produtividade, os orçamentos e o ânimo.

Gerenciar uma pilha de tecnologia excessivamente grande tornou-se uma aventura impossível na área de TI: segundo a pesquisa, o número de aplicativos disponíveis para as equipes de TI aumentou 71% desde 2022, no entanto, essas equipes usam menos de um terço da tecnologia disponível. Esses aplicativos muitas vezes são ignorados porque não trazem nenhum valor comercial, desperdiçando dinheiro e tempo de manutenção para a TI.

Não é de se admirar, então, por que os líderes de TI estão recebendo com satisfação o alívio proporcionado pela IA. Os benefícios financeiros potenciais são substanciais, sugere a pesquisa: globalmente, os profissionais de TI estimam que poderiam economizar mais de cinco horas por semana usando a IA para completar tarefas repetitivas. Nos Estados Unidos, isso equivale a US$ 15.122 em tempo por trabalhador de TI anualmente, ou cerca de US$ 183 bilhões por ano em todo o setor de TI.

Procedendo com cautela

Como acontece com qualquer nova tecnologia, é claro, a IA apresenta novos riscos, alguns dos quais são refletidos na pesquisa: 87% dos profissionais de TI disseram que têm preocupações com o uso da IA generativa pelos funcionários, sendo que 73% citaram possíveis questões de privacidade e 59%, preocupações com comunicação ríspida ou imprecisa.

Apesar dos ganhos potenciais de produtividade que a IA promete, alguns trabalhadores de TI não estão tão ansiosos para serem adotantes completos: 34% dos profissionais de TI, conforme a pesquisa observa, não desejam que a IA os ajude a completar sua carga de trabalho, mesmo que 45% estimem que a IA poderia facilmente lidar com metade de suas responsabilidades gerais.

Para abordar essas preocupações, bem como os requisitos de cibersegurança, os CIOs devem estabelecer suas próprias medidas para implementar a IA e seguir as melhores práticas do setor.

“Como CIO, é um momento assustador, porque os fraudadores já têm ferramentas para penetrar em empresas”, diz Prasad Ramakrishnan, CIO da Freshworks. “Agora, essas ferramentas podem se tornar mais potentes com tecnologias como a IA generativa. Meu conselho para outros CIOs é que não levem isso de forma leviana.”

Prasad recomenda uma abordagem de duas partes: a primeira é “treinar continuamente os funcionários para estarem atentos”, diz ele. “Os humanos são sempre minha primeira e melhor linha de defesa.” Em segundo lugar, as empresas devem “investir em produtos de segurança de nível empresarial que em breve surgirão para lidar com a era pós-IA generativa.”

Serviço
www.freshworks.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.