book_icon

Estudo da IBM mostra a adoção de IA em Serviços Públicos e Energia

Dentro do setor, entre os profissionais de TI pesquisados, 33% estão focando projetos de IA em RH/Talent Acquisition e 27% em Monitoramento e Governança de IA

Estudo da IBM mostra a adoção de IA em Serviços Públicos e Energia

A IBM revelou as descobertas de estudo Global AI Adoption Index 2023, que mostram que 74% das empresas de serviços públicos de energia pesquisadas implementaram ou estão explorando o uso de IA em suas operações. Dentro do setor, entre os profissionais de TI pesquisados, 33% estão focando projetos de IA em RH/Talent Acquisition e 27% estão focados em Monitoramento e Governança de IA. O estudo foi orientado pela Morning Consult e encomendado pela IBM, com base em entrevistas com 2.342 profissionais de TI em empresas localizadas em 20 países.

Esses novos dados ecoam insights do estudo de 2023 do IBM Institute for Business Value, “CEO decision-making in the age of AI”, que também entrevistou 420 CEOs de Energia e Recursos que pensam em IA. A nova análise dos dados do C-suite da Indústria mostra que:

Os CEOs de Energia e Serviços Públicos foram além da experimentação com IA para se concentrar em onde podem gerar mais valor de negócios com IA.

– 63% dos CEOs de Energia e Serviços Públicos entrevistados são mais propensos do que seus pares globais a esperar obter valor nos próximos três anos com IA e automação generativas.

– 61% dos CEOs entrevistados expressam preocupações sobre as fontes de dados usadas na IA generativa.

Ao considerar o impacto das tecnologias transformacionais, os CEOs da indústria de energia pesquisados parecem colocar a IA generativa em primeiro lugar em termos de valor esperado. Para ajudar a indústria a traçar um caminho a seguir para perceber o valor da IA generativa, na Distributech 2024, o principal evento anual de transmissão e distribuição, a IBM apresentou o watsonx – sua plataforma de dados e IA pronta para empresas.

É importante ressaltar que, para ajudar as empresas de Energia e Serviços Públicos a navegar pelos desafios relacionados a dados, incluindo cálculo de dados pouco claro e, criticamente, falta de insights, a IBM está destacando seu kit de ferramentas watsonx.governance para governança de IA, que permite que uma empresa de serviços públicos direcione, gerencie e monitore sua IA. Ele emprega automação de software para fortalecer a capacidade de uma empresa de mitigar riscos, gerenciar requisitos regulatórios e abordar preocupações éticas para modelos de IA generativa e aprendizado de máquina. Embora nem todos os modelos sejam criados iguais, todos os modelos devem ter governança para conduzir a tomada de decisões responsáveis e éticas em toda a empresa.

“Os CEOs de Energia e Serviços Públicos foram além da experimentação com IA para se concentrar em onde podem gerar mais valor de negócios com IA. À medida que gerenciam os esforços de transformação em andamento, eles também podem capitalizar as grandes oportunidades da IA generativa e dos modelos fundacionais. Ao fazer isso, eles precisam se lembrar de se concentrar em seus próprios dados, como eles são coletados, acessados e usados em seus fluxos de trabalho, juntamente com a governança que deve ser incorporada em suas ferramentas e processos.”, disse Casey Werth, gerente-geral Global da Indústria de Energia da IBM.

Um bom exemplo de como as empresas de serviços públicos podem explorar grandes modelos de linguagem é aumentar seu processo interno de conformidade. Para uma empresa de serviços públicos, isso pode permitir que ela automatize e alinhe os processos internos de conformidade às suas necessidades comerciais específicas. Por exemplo, um utilitário pode:

– Fornecer um repositório único de gerenciamento de obrigações para classificar requisitos complexos.

– Capacitar sua organização para governar seus programas ambientais, sociais e de governança (ESG) e sustentabilidade.

– Acompanhe a procedência e documente o desempenho do modelo em relação aos indicadores-chave de desempenho determinados pelo negócio.

– Forneça visibilidade às principais partes interessadas por meio de painéis, gráficos e relatórios dimensionais dinâmicos e baseados no usuário.

Serviço
www.ibm.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.