book_icon

Crescem oferta de vagas de trabalho em 2024, na área de Tecnologia da Informação

Empresa de Santa Catarina já ampliou o número de oportunidades em 25% em relação ao ano passado

Crescem oferta de vagas de trabalho em 2024, na área de Tecnologia da Informação

A aceleração na criação de vagas registrada no Brasil nos últimos meses confirma o que já era uma tendência: o setor de Tecnologia da Informação é um dos que mais abre postos de trabalho no País. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostraram que a taxa de desemprego, que caiu para 7,8% e atingiu seu menor nível em quase uma década em 2023, reflete a retomada econômica após os impactos da pandemia, com setores como startups e empresas de tecnologia liderando a criação de empregos.

No primeiro trimestre de 2024, o setor de serviços – onde está classificada a Tecnologia da Informação – foi o que mais gerou empregos no país de acordo com os dados do Caged. Com saldo de 419.286 postos formais no setor de modo geral, um total de 58,3% do total, as atividades de informação, comunicação, financeiras, imobiliárias e administrativas criaram 143.050 novos postos.

De fato, o cenário na área tem mostrado avanços significativos. Na Mouts TI, empresa catarinense de tecnologia com atuação em várias partes do mundo, foi registrado um crescimento de 25% na abertura de vagas este ano. De acordo com os Dados fornecidos pela empresa, de janeiro a maio de 2023, foram abertas 211 vagas, enquanto em 2024 esse número saltou para 263 vagas.

“Um Dado que nos chama a atenção é a abertura de vagas específicas para profissionais especializados na tecnologia .NET. Foram 36 vagas abertas, o que representa 13,6% do total de posições que disponibilizamos neste ano, o que aponta também para uma tendência de contratação nesta área”, aponta a gestora de Recursos Humanos, Gláucia Hahnemann de Souza.

Especializações
O aumento reflete a importância crescente da tecnologia .NET no mercado de trabalho, impulsionada por uma série de fatores. A plataforma .NET é reconhecida por sua versatilidade e ampla aplicação em uma variedade de projetos, desde aplicativos de desktop até serviços em nuvem.

Porém, não é apenas esta tecnologia que abre espaço para profissionais no mercado. Há, pelo menos, 11 tecnologias que devem puxar a criação de empregos na área de tecnologia até 2025. São elas:

Big Data & Analytics
Nuvem
Web mobile e outras relacionadas
Inteligência artificial
Internet das Coisas
Blockchain
Segurança da informação
Redes sociais
Realidade virtual
Robótica
Impressão 3D

“Diante desse contexto, é muito importante que as empresas de TI invistam em estratégias de atração dessa mão de obra, desenvolvimento e engajamento de talentos, incluindo salários atrativos, promoção da diversidade e equidade, estímulo ao aprendizado contínuo e colaboração, e proporcionando flexibilidade para os profissionais”, analisa Glaucia.

A concorrência acirrada no mercado de TI em 2024 também é um fator a ser considerado, exigindo das empresas um foco contínuo em inovação, diferenciação e adaptação às demandas do mercado e dos clientes, considerando que este é um momento de oportunidade para o setor, com vagas para profissionais qualificados, mas também a necessidade de estratégias eficazes para lidar com os desafios e aproveitar todo o potencial desse mercado em expansão.

Sobre a Mouts TI
A Mouts TI, que completou sete anos em outubro de 2023, acumula números expressivos na atuação em Tecnologia da Informação. Neste período, são 800 projetos concluídos, 20 países atendidos e 2 milhões de pessoas impactadas. Hoje, a sede da empresa está em Blumenau (SC), contando ainda com um escritório em Florianópolis (SC) e outro nos Estados Unidos, além de profissionais que atuam em projetos no mundo inteiro.

Serviço
mouts.info

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.