book_icon

Accenture apresenta o 1º Gen AI Studio da América Latina em São Paulo

 Hype é o presságio sobre o fim do emprego; revolucionário é otimizar, reinventar Cadeias de valor, com o uso da tecnologia de maneira totalmente responsável – pelo bem dos negócios, das pessoas e do planeta

Accenture apresenta o 1º Gen AI Studio da América Latina em São Paulo

Na tarde de terça-feira (7), a Accenture inaugurou oficialmente, em São Paulo, o seu primeiro estúdio para desenvolvimento de Inteligência Artificial Generativa da América Latina, com a participação de líderes. Neste estúdio e em outros 24 espalhados pelo mundo, a empresa ajuda os clientes a resolver seus maiores desafios por meio do que há de mais avançado na tecnologia.

Esse lançamento representa um marco para a Accenture, e faz parte do investimento de US$ 3 bilhões em Dados e IA. Hoje, os 25 estúdios já trabalham para responder ao crescente interesse dos clientes na tecnologia.

Uma pesquisa nos mostra que 84% dos executivos de alto escalão da América Latina planejam aumentar os investimentos em IA em 2024 

Os investimentos anunciados permitirão que os mais de 50 mil profissionais especializados em AI atualmente cheguem a 80 mil em 2026. Isso permitirá conectar os clientes com especialistas em Dados e IA da Accenture, parceiros de ecossistema, empreendimentos e outros investimentos estratégicos que permitam a rápida experimentação, cocriação e dimensionamento de soluções da IA Generativa, usando a estrutura da Accenture como base.

Para se ter uma ideia do cenário atual, a maioria das empresas não está preparada para responder a este nível de disrupção trazida por Gen AI. Mais de metade (52%) dos líderes empresariais afirmam que não estão totalmente preparados para responder à mudança que enfrentarão nos negócios.

É preciso considerar que a tecnologia sempre será aquilo que desbloqueia a reinvenção total das empresas. E passada a fase de experimentação, agora a Accenture está concentrada em ajudar os clientes a capturar e obter valor em escala com Gen AI.

Segundo especialistas da empresa, a construção de capacidades da geração AI requer planejamento e experimentação iniciais para capturar valor e impulsionar escala. Uma estratégia acelerada de reinvenção da indústria, impulsionada pela Gen AI, é o caminho a seguir para os líderes que estão abraçando a reinvenção.

E como a Accenture faz isso? Seguindo 3 passos:
Utilizamos a Gen AI como o acelerador da reinvenção dos negócios.
Criamos assets de indústrias, provocamos o pensar diferente, aceleramos ideias e instigamos mudanças para o futuro dos negócios.

Nós construímos, experimentamos, testamos e aprendemos juntos a reforçar os recursos de Gen AI, incorporando-os nas organizações.

Resolvemos e escalamos – com nossa ampla experiência na construção e implantação de soluções Gen AI e colaborações com parceiros do ecossistema para definir, construir e implantar soluções em escala e desenvolver a força estratégica para sustentar a jornada.

Para a Accenture há cinco imperativos para que os líderes das organizações consigam fazer desse momento de reinvenção uma grande oportunidade:

Liderar buscando valor – em toda a Cadeia de valor da companhia, com objetivo claro, prontidão e o correspondente ROI;
Desenvolver o Core Digital seguro e pronto para AI – investindo em tecnologia que funcione perfeitamente e permita a criação contínua de novas capacidades;

Reinvente o talento e o jeito de trabalhar, definindo o caminho a seguir na reinvenção do trabalho, remodelando a força de trabalho e preparando os talentos para esse novo mundo;

Adote IA responsável – projete, implante e use IA para gerar valor, mitigando riscos;

Impulsione a reinvenção contínua – mudança é constante. Não se trata de esforço finito. A reinvenção deve ser parte do DNA organizacional.

Dentro desse cenário, na América Latina há muito o que fazer. Uma pesquisa nos mostra que 84% dos executivos de alto escalão da América Latina planejam aumentar os investimentos em IA em 2024. Na região que chamamos de Ásia/Pacífico, em que entram Japão, Austrália e o Sudeste Asiático, por exemplo, são 77% os executivos que planejam o mesmo. Para a Accenture, esse é um número muito representativo e mostra a mudança do mercado e da vontade do C-Level brasileiro em investir em IA.

Só no último ano, a Accenture trabalhou em mais de 700 projetos de IA Generativa em diversos setores, e há muitas lições aprendidas. Isso é possível porque temos uma equipe especializada, reestruturada e focada nesses projetos.

Na liderança da Accenture Brasil e América Latina, Rodolfo Eschenbach afirmou sentir-se honrado em ver São Paulo ser um dos endereços prioritários para abrigar um Gen AI Studio e em ver a Accenture investir no desenvolvimento de uma força de trabalho especializada. “Sempre que me perguntam o que é hype e o que é revolucionário na era da IA, penso como a Accenture faz de si o melhor caso de uso das novas tecnologias e concluo: hype é o presságio sobre o fim do emprego; revolucionário é otimizar, reinventar Cadeias de valor, com o uso da tecnologia de maneira totalmente responsável – pelo bem dos negócios, das pessoas e do planeta”, afirmou.

Abaixo a relação de profissionais da Accenture que participaram do evento, inclusive com a apresentação de cases.

Rodolfo Eschenbach, presidente da Accenture para o Brasil e América Latina;

Flávia Picolo, líder de Tecnologia da Accenture para Latam;

Arnab Chakraborty, líder global de Responsible AI da Accenture;

Vivek Luthra, Líder de Data & AI da Accenture para Mercados em Crescimento;

Vanessa Fonseca, Líder da Accenture Security Brasil (case Banking);

Caroline Mutus, Líder de Experiências em Tecnologias Emergentes da Accenture Brasil (case Brain Gym);

Daniel Franulovic, líder de Metaverso para a América Latina na Accenture (case Lamborghini);

Victor Loureiro Lima, Líder de Inovação da Accenture para América Latina;

Daniel Lázaro, líder de Data & AI da Accenture.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.