book_icon

Operadoras se modernizam com tecnologias da VMware

Os clientes corporativos estão movendo ativamente cargas de trabalho de aplicações modernas para a Edge. Eles estão apostando no 5G para acelerar essa jornada

Operadoras se modernizam com tecnologias da VMware

Durante o Mobile World Congress 2022, a VMware apresentou produtos e parcerias que ajudarão os provedores de serviços a modernizarem mais rapidamente suas redes e monetizar novas soluções, incluindo nas áreas de aplicações modernas, RAN e Edge.

“À medida que as empresas de telecomunicações constroem redes 5G em todo o mundo, novos serviços que mudarão a maneira como trabalhamos e vivemos são criados”, aponta Sanjay Uppal, vice-presidente sênior e gerente geral de Provedores de Serviços e Edge da VMware. “A abordagem multi-Cloud da VMware diferencia nossos clientes durante essa mudança única em uma geração. Isso os ajuda a inovar — do core e da RAN até a Edge e a Nuvem — e fornecer serviços avançados para impulsionar seus negócios”.

À medida que as empresas de telecomunicações constroem redes 5G em todo o mundo, novos serviços que mudarão a maneira como trabalhamos e vivemos são criados 

Transformação de aplicações modernas para operadoras
Conforme os provedores de serviços modernizam suas redes para usar funções de rede virtuais e nativas da Nuvem, muitos estão escolhendo o VMware Telco Cloud Platform como sua base comum. Isso permite levar as operações para o próximo nível, por exemplo::

A Millicom está trabalhando com a VMware para unificar redes em silos e iniciar a transição para funções de rede virtualizadas e conteinerizadas;
A Safaricom selecionou a VMware Telco Cloud Platform para construir uma rede greenfield na Etiópia.

A VMware também está firmando parcerias para simplificar os testes e a validação de soluções de terceiros na Telco Cloud Platform. Por exemplo, Dell, Oracle e VMware criaram um design validado que fornece um plano para construir um core 5G robusto e escalável na infraestrutura padrão do setor. A solução pode acelerar as implementações de rede reduzindo o tempo necessário para projetar, testar e integrar componentes de vários parceiros.

Desagregação da RAN
Quando se trata de modernização de RAN, os provedores de serviços estão indo além da conversa e partindo para a ação. Muitos estão em processo de transição para vRAN ou Open RAN — ou planejam fazê-lo.

Para atender necessidades específicas, a VMware trabalha com um amplo ecossistema de fornecedores para testar e validar a interoperabilidade de suas soluções com o VMware Telco Cloud Platform RAN. A plataforma faz isso para que os provedores de serviços possam simplesmente executar e gerenciar funções de múltiplos fornecedores em uma plataforma criada e otimizada para RAN.

Hoje, a VMware e a HCL, parceiras desde 2008, anunciaram que estão expandindo sua colaboração para fornecer soluções integradas para provedores de serviços em todo o mundo. A HCL, especificamente, expandirá seu portfólio de serviços Cloud Smart com tecnologia VMware para incluir suporte VMware Telco Cloud – 5G Core e VMware Telco Cloud RAN. Além disso, a HCL montará um laboratório dedicado para agilizar a implantação dessas soluções nas redes dos clientes.

Programabilidade da Rede
Nas arquiteturas O-RAN, o RAN Intelligent Controller — ou RIC — hospeda aplicações que permitem novos recursos, como automação, otimização de rede e personalização de serviços. Agora, com disponibilidade geral, o VMware RIC hospeda aplicações tanto em tempo quase real (xApps) quanto em tempo não real (rApps), criadas por um ecossistema crescente de desenvolvedores de software de terceiros.

Os provedores de serviços modernos estão trabalhando com a VMware para testar e implementar o VMware RIC em sua rede. Por exemplo, a Vodafone completou recentemente uma prova de conceito concebida para permitir uma utilização mais eficiente do espectro. Eles rodaram uma nova aplicação da Cohere Technologies, o Spectrum Multiplier, no VMware RIC conectado a um Capgemini 5G RAN. Os resultados: a Vodafone dobrou a eficiência espectral 5G – e efetivamente a capacidade do site mobile – usando a inteligência xApp da Cohere.

Mas a programabilidade da rede se estende além da RAN. A solução de roteamento virtualizado Arrcus ACE 2.0 agora é interoperável com a VMware Telco Cloud Platform, permitindo que os provedores de serviços aumentem a programabilidade de suas redes e as estendam até a edge. No estande da VMware no Mobile World Congress 2022, o SoftBank demonstrou como utilizou essa solução para visualizar a habilitação do plano móvel 5G para usuários.

Transição das empresas para a Edge
Os clientes corporativos estão movendo ativamente cargas de trabalho de aplicações modernas para a Edge. Eles estão apostando no 5G para acelerar essa jornada. E no 5G privado como base. É por isso que a VMware está trabalhando com vários parceiros para fornecer soluções de rede privada a provedores de serviços que, por sua vez, podem fornecer a clientes corporativos.

Por exemplo, ASOCS, Druid e VMware revelaram um design comprovado para redes móveis privadas, permitindo que os clientes corporativos aproveitem uma conectividade 5G mais segura e robusta na Edge. Executados tanto no Edge Compute Stack da VMware, como no ASOCS CYRUS RAN e Druid Raemis Core, oferecem uma solução 5G privada.

Além disso, STL, ASOCS e VMware apresentaram uma solução corporativa 5G que oferece uma RAN poderosa on-premise, totalmente virtualizada e aberta. O Garuda da ST é uma pequena célula 5G interna inteligente, que pode ser hospedada junto com a infraestrutura de TI corporativa em servidores comerciais prontos para uso (COTS), combinando-se perfeitamente com a infraestrutura existente de uma empresa.

Por fim, os provedores de serviços estão adicionando o VMware SASE ao portfólio de soluções gerenciadas para permitir que os clientes corporativos inovem na Edge.

A BT oferecerá aos clientes multinacionais o VMware SASE como um serviço gerenciado global, combinando os amplos recursos de rede da BT e profundo conhecimento em segurança com a tecnologia VMware;
A MetTel oferecerá aos clientes uma solução SASE gerenciada com tecnologia VMware SASE;
A Verizon adicionará o VMware SD-WAN ao seu portfólio global de serviços SD-WAN gerenciados.

Os softwares da VMware capacitam a complexa infraestrutura digital do mundo. As ofertas de Nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa fornecem uma base digital dinâmica e eficiente para mais de 500 mil clientes globalmente, auxiliada por um ecossistema de 75 mil parceiros. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware está comprometida em ser uma força positiva, desde suas inovações revolucionárias até o seu impacto global.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.