book_icon

Sustentabilidade continua um imperativo de negócios, diz estudo da IBM

Dados coletados de 5 mil executivos globais C-suite destacaram que as organizações que incorporam a sustentabilidade em suas operações tiveram melhores resultados financeiros

Sustentabilidade continua um imperativo de negócios, diz estudo da IBM

Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value descobriu que, embora a maioria das organizações reconheça a sustentabilidade como importante para sua estratégia de negócios, muitos líderes C-suite estão lutando para financiar seus investimentos em sustentabilidade. Dados coletados de 5 mil executivos globais C-suite destacaram que as organizações que incorporam a sustentabilidade em suas operações veem melhor sustentabilidade e resultados financeiros, enquanto gastam menos dinheiro do que seus pares.

O estudo, “Beyond checking the box – how to create business value with embedded sustainability”, revelou que quase um terço (30%) dos executivos entrevistados dizem ter feito progressos significativos na execução de sua estratégia de sustentabilidade – contra 10% há um ano – mas transformar ambições em impacto continua a ser um desafio. Quase metade (47%) dos executivos entrevistados tem dificuldade para financiar investimentos em sustentabilidade; seis em cada 10 dizem que precisam fazer trade-offs entre resultados financeiros e de sustentabilidade.

O estudo também serve como um recurso para líderes empresariais, delineando estratégias acionáveis para ajudar as empresas com desafios em torno de dados, integração de negócios e tomada de decisões

As organizações que incorporam a sustentabilidade mais profundamente em suas operações mostram uma diferença marcante nos resultados das empresas com um foco singular em áreas, como relatórios regulatórios ou sustentabilidade como um projeto corporativo. As organizações que incorporam sustentabilidade têm 75% mais probabilidade de atribuir maior melhoria na receita de seus esforços de sustentabilidade e são 52% mais propensas a superar seus pares em lucratividade.

Os resultados indicam que muitas organizações estão focadas no gerenciamento de requisitos de relatórios complexos e variados, em vez de valor e resultados reais de negócios. O estudo descobriu que os gastos com relatórios de sustentabilidade excedem os gastos com inovação em sustentabilidade em 43%. Apenas 31% dos executivos entrevistados relatam que estão incorporando dados de sustentabilidade e insights sobre melhorias operacionais em grande medida, enquanto 14% dizem que o fazem com iniciativas de inovação.

“A abordagem de uma organização em relação à sustentabilidade pode estar a atrasá-la. Não há solução rápida. A sustentabilidade requer intencionalidade e uma visão corporativa compartilhada”, disse Oday Abbosh, Global Managing Partner, Sustainability Services, IBM Consulting. “A sustentabilidade precisa fazer parte do dia a dia das operações, não vista apenas como uma tarefa de conformidade ou exercício de relatório. Ao incorporar a sustentabilidade em seus negócios, as organizações são mais propensas a impulsionar a inovação interna, atrair e reter talentos qualificados e estar mais bem posicionadas para oferecer impacto ambiental positivo e resultados financeiros.”

Outras descobertas importantes do estudo incluem:

As organizações continuam a perseguir a sustentabilidade, mas o financiamento, a qualificação e a operacionalização das ações continuam a ser um desafio

– Setenta e cinco por cento (75%) dos executivos entrevistados concordam que a sustentabilidade impulsiona melhores resultados de negócios, e 76% concordam que a sustentabilidade é central para sua estratégia de negócios.

– Ao mesmo tempo, 69% dos executivos entrevistados dizem que a sustentabilidade precisa ser uma prioridade maior em sua organização.

– Embora 82% dos executivos entrevistados concordem que dados de alta qualidade e transparência são necessários para alcançar resultados de sustentabilidade, apenas cerca de 4 em cada 10 organizações podem obter automaticamente dados de sustentabilidade de qualquer um dos seguintes sistemas principais: ERP (finanças, RH, cadeia de suprimentos), Enterprise Asset Management, CRM, Energy Management Systems, Facilities Management systems.

– Trinta e nove por cento (39%) dos executivos entrevistados também citam a falta de habilidades necessárias como a principal barreira para o progresso da sustentabilidade.

Apesar de a maioria das organizações não incorporar a sustentabilidade nas iniciativas de inovação, os líderes esperam que a IA generativa ajude a turbinar os esforços de sustentabilidade

– Sessenta e quatro por cento (64%) dos executivos entrevistados concordam que a IA generativa será importante para seus esforços de sustentabilidade.

– Setenta e três por cento (73%) dizem que planejam aumentar seu investimento em IA generativa para sustentabilidade.

As organizações que incorporam a sustentabilidade mais profundamente em suas operações veem benefícios que podem converter os esforços de sustentabilidade em valor para os negócios

Uma análise mais aprofundada dos dados da pesquisa constatou que:

– As organizações que incorporam sustentabilidade gastam um pouco menos em esforços dedicados de sustentabilidade como parte de sua receita em comparação com as organizações que não incorporam.

– Cinquenta e três por cento (53%) dessas organizações dizem que os benefícios empresariais são essenciais para justificar investimentos em sustentabilidade; Apenas 17% dizem que o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade é, por si só, suficiente para justificar o investimento.

– Essas organizações também são 191% mais propensas a ter alinhado seus dados e estratégias de sustentabilidade em grande medida, e 80% mais propensas a usar IA para sustentabilidade em grande medida.

Beyond checking the box – how to create business value with embedded sustainability ressalta a necessidade urgente de as organizações integrarem os objetivos de sustentabilidade na estratégia de negócios e aplicarem tecnologias como IA para obter maior progresso e lucratividade. O estudo também serve como um recurso para líderes empresariais, delineando estratégias acionáveis para ajudar as empresas com desafios em torno de dados, integração de negócios e tomada de decisões.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.