book_icon

CEO da Qualcomm: é preciso preparar o ecossistema para IA

Cristiano Amon, que participa do HP Amplify Partner Conference 2024, destaca a importância de orientar os parceiros para a transformação, para o novo espaço de Computação

CEO da Qualcomm: é preciso preparar o ecossistema para IA

Dos computadores de mesa e pessoais até os telefones inteligentes, a indústria passou por uma série de transformações que mudou a forma como as pessoas interagem e trabalham. A próxima mudança virá da Inteligência Artificial — que, na definição de Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, é uma nova forma de Computação, mais acelerada e que muda a interação com essas máquinas.

Ao participar do HP Amplify Partner Conference 2024, que acontece de 5 a 7 de maio, em Las Vegas, Amon reforça o coro acerca dos PCs com IA, apontando que se trata de uma grande oportunidade, ainda mais conectado com 5G. “A realidade é que não conhecemos todos os casos de uso”, pondera. “Por isso, é importante preparar o ecossistema para a transformação. Estamos trazendo tecnologias para todos os dispositivos em que participamos; dos telefones aos PCs e aos carros. Esse é o novo espaço de Computação”, acrescenta o CEO da Qualcomm.

O lançamento do PC com IA — previsto para o segundo semestre deste ano pela HP — pode ser uma das maiores mudanças na experiência do usuário em PCs no longo prazo

Para ele, o lançamento do PC com IA — previsto para o segundo semestre deste ano pela HP — pode ser uma das maiores mudanças na experiência do usuário em PCs no longo prazo. Mas há desafios a serem endereçados como o consumo de energia e a capacidade de ter vida útil da bateria., ainda mais em um cenário com assistentes ou Inteligência Artificial Generativa rodando o tempo todo.

Esse novo mecanismo de Computação vai além da CPU e da GPU; é preciso ter uma arquitetura que permita ter bateria suficiente para que se executem todas as tarefas no CPU, GPU e mais o MPU.

Amon disse que o laptop  se tornará mais eficiente em termos de energia e haverá também economia na Nuvem. “Esperançosamente, você verá mais Qualcomm Snapdragon X chegando ao espaço do PC e estamos aqui para ficar”, frisa o executivo, acrescentando que o momento da indústria é mudar e fazer o dispositivo mais interessante.

Sobre a série X do Snapdragon, Amon ressalta que o desenvolvimento teve dois objetivos. “Um objetivo é criar uma plataforma competitiva para Apple e que realmente traga emoção para o PC com Windows, sendo mais rápido e emocionante. E o segundo pilar é que precisamos impulsionar essa experiência de IA”, explica.

O evento
O HP Amplify Partner Conference 2024, acontece de 5 a 7 de março no Venetian Resort Las Vegas, Estados Unidos. O evento é palco para a companhia apresentar novidades aos parceiros e ao mercado como um todo. 

O APC 2024 se concentrará em como a fabricante pode impulsionar coletivamente o crescimento por meio da inovação e promover uma colaboração mais profunda com seus parceiros tecnológicos e de vendas.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.