Muitos e diversificados são os desafios das Pequenas e Médias Empresas – PMEs, no sentido de manter sua atividade econômica saudável e competitiva, a exemplo de tarefas gerenciais, administrativas, financeiras e até iniciativas de divulgação de ofertas. Empenhada em ajudar empresas de quaisquer tamanhos a ter presença na mais conhecida plataforma de busca do ambiente digital, o Google se coloca como empresa viabilizadora de presença, gestão e inúmeros outros serviços, incluindo campanhas publicitárias.
Em conjunto com a Napp Solutions, o Google lançou no último dia 18 a Plataforma Napp. “Vamos ajudar as pequenas e médias empresas de todo o Brasil a construir sua presença online de maneira simplificada e expandir seus negócios”, destaca Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina. Esta ação se propõe a oferecer oportunidades de forma simplificada para empresas que desejam marcar presença no mundo digital. “Desenvolvedoras são parceiras importantes para o Google que, como a Napp facilitam a divulgação de nossos produtos junto a todos os empreendedores do Brasil”, diz Newton Neto.
Neste primeiro momento o foco são as farmácias, que têm grande potencial e, ao mesmo tempo, grandes necessidades de negócios. Segundo levantamento realizado em 2022 pelo Instituto Axxus, que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace e 86% delas realizam levantamento manual do registro de medicamentos.
O CEO da Napp Solutions, Bruno Zenatte, conta que deseja demonstrar para seus clientes a força do digital. “Há grande força na venda do balcão, mas a presença online aumenta muito a possibilidade de vendas”, destaca o executivo, que considera “estratégica essa parceria com o Google, que é uma referência em tecnologia”.
Pelo lado do Google, Neto afirma que a parceria ajudou a cumprir o objetivo da plataforma de busca a acelerar a digitalização e o uso de novas tecnologias no País.
Esse modelo, vale destacar, é único no Google em âmbito global. “Oferecemos o melhor da nossa empresa para que o pequeno negócio possa se expandir e a proposta é replicar esta experiência para outros países onde temos presença”, garante Neto.
Funcionalidades
A plataforma tem interface simples, com recursos automatizados e oferece produtos como o Google Ads, Business Messages e o Merchant Center, além de conteúdos educacionais e dicas para impulsionar os negócios.
“Ao se cadastrar, cada PME poderá criar um site próprio disponibilizado pela Napp onde poderá promover seus serviços e produtos”, destaca Zenatte. Além disso, o lojista poderá obter informações sobre o dia a dia, resumo das avaliações, mensagens e interações e manutenção de perfis no Google, com atualizações constantes. E, ainda, dicas de negócios, comparação de preços de produtos com concorrentes da região e análise do desempenho frente a outras empresas.
A meta é expandir gradualmente e oferecer a plataforma Napp para outros segmentos do setor de Comércio, “com o objetivo de chegar a dezenas de milhares de empresas até o final de 2024”, diz Zenatte.
Os interessados podem se cadastrar no site abaixo, sendo que após esse primeiro passo, cada PME passará por um processo de integração à plataforma, de forma independente e simplificada.
Serviço
www.nappsolutions.com.br
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