book_icon

GenAI tornará sustentabilidade prioridade, prevê Gartner

A tecnologia de Nuvem continuará a ser a mais adequada para o fornecimento de aplicativos habilitados para a Inteligência Artificial Generativa em escala

GenAI tornará sustentabilidade prioridade, prevê Gartner

Até 2027, 70% das empresas que adotarem a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) terão a sustentabilidade e a soberania digital como os principais critérios de seleção entre diferentes serviços GenAI oferecidos em Nuvem Pública, de acordo com previsão do Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresa.

“Devido à sua escala e ao modelo de serviços compartilhados, a tecnologia em Nuvem é a mais adequada para o fornecimento de aplicativos habilitados para GenAI em escala e para o desenvolvimento de modelos de base, de uso geral”, diz Sid Nag, vice-presidente e Analista do Gartner. “No entanto, alguns aspectos devem ser abordados, incluindo a soberania digital, ou a capacidade de controlar onde os Dados são armazenados e onde as operações são executadas, assim como questões de sustentabilidade para que as empresas possam operacionalizar a GenAI”, afirma o analista.

A soberania digital impulsionará a necessidade de incluir fornecedores que atendam requisitos únicos de operações soberanas, independentemente da região

O papel da soberania digital nas decisões de Nuvem Pública
O avanço dos modelos de base (FMs) e dos modelos de linguagem ampla (LLMs), que são o núcleo dos recursos da GenAI, está impulsionando a evolução rápida e contínua dos recursos e casos de uso da Inteligência Artificial Generativa. A implementação da GenAI nas empresas apresenta desafios regulatórios significativos, incluindo regulamentos sobre os dados contidos nos modelos de linguagem ampla e nos modelos de base.

“Fornecedores especializados em Nuvem se tornarão importantes para muitas arquiteturas empresariais à medida que empresas expandem operações para locais e casos de uso diversos”, diz Sid Nag. “A soberania digital impulsionará a necessidade de incluir fornecedores que atendam requisitos únicos de operações soberanas, independentemente da região.”

O papel da sustentabilidade nas decisões de Nuvem Pública
As empresas que implementarem serviços de Inteligência Artificial Generativa buscarão Nuvem Pública, dada a escala da infraestrutura necessária, mas também exigirão que os fornecedores de Nuvem abordem questões não técnicas relacionadas à sustentabilidade.

A pressão de investidores, clientes, órgãos reguladores e governos sobre a sustentabilidade está forçando as empresas a gerenciar e otimizar suas emissões de carbono de TI para atingir suas metas de sustentabilidade ambiental. Novos processos, recursos e ferramentas serão introduzidos, orientados para o monitoramento e o gerenciamento do consumo de energia e das emissões de carbono para cargas de trabalho de GenAI implementadas em Nuvem.

Cloud Computing desempenha hoje um papel fundamental no suporte à sustentabilidade e aos aplicativos de negócios da Inteligência Artificial Generativa, fornecendo infraestrutura escalável, possibilitando práticas ecologicamente corretas e permitindo o gerenciamento econômico de recursos”, diz o analista do Gartner, destacando que “Nuvem é a plataforma na qual a maioria dos líderes de TI confia para apoiar a jornada de sustentabilidade quando se trata da implementação geral de GenAI. ”

O Gartner High Tech equipa os líderes de tecnologia e suas equipes com as melhores práticas baseadas em funções, percepções do setor e visões estratégicas sobre as tendências emergentes e as mudanças no mercado para atingir suas prioridades de missão crítica e construir as organizações bem-sucedidas de amanhã.

Serviço
www.gartner.com/en/industries/high-tech

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.