book_icon

Companhia de Gás do Ceará inova sua infraestrutura de TI

A CEGÁS está investindo em soluções Nutanix para modernização de sua infraestrutura tecnológica e assim entregar alta disponibilidade, escalabilidade e segurança em suas operações

Companhia de Gás do Ceará inova sua infraestrutura de TI

A CEGÁS foi constituída 1993 alinhada diretamente aos interesses da sociedade cearense, sendo um importante instrumento para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região e desempenhando papel de relevância na matriz energética do Estado do Ceará. A Companhia é responsável pela produção, aquisição, armazenamento, distribuição e comercialização de gás combustível e a prestação de serviços correlatos.

No início de 2020, a empresa vinha enfrentando desafios significativos com sua infraestrutura de TI tradicional, que estavam começando a comprometer a eficiência operacional da companhia. Ramiro Sumar, gerente de TI da CEGÁS, explica que a escolha pela Nutanix foi inspirada por casos de sucesso globais, como o da JetBlue Airways, que experimentou uma redução de custos operacionais e um aumento de desempenho após adoção da tecnologia. “Após muitos estudos e análises, decidimos seguir o mesmo caminho e implementar a solução Nutanix buscando simplificação da infraestrutura, gerenciamento centralizado e segurança aprimorada”.

Soluções implementadas
Com a implementação do projeto de revitalização do sistema de TI com Nutanix, a Companhia de Gás do Ceará consolidou seu ambiente de data center, eliminando a necessidade de investimentos em hardware dedicado e reduzindo a complexidade operacional com uma visão unificada de toda a infraestrutura, permitindo monitoramento em tempo real e otimização de recursos de forma proativa. De acordo com Ramiro, a integração entre as soluções Acropolis Operating System (AOS) e Prism, ajudou a criação de políticas de segurança robustas, a proteção de dados críticos e a conformidade com a regulamentação nacional.

Fornecimento de gás natural eficiente e seguro

Segundo Ramiro, dentre os benefícios diretos entregues pela Nutanix que potencializaram as operações da companhia, estão:
Aumento de 54% no desempenho: como resultado, a transição para a infraestrutura hiperconvergente Nutanix levou a um salto significativo no desempenho geral da CEGÁS, permitindo que aplicações críticas funcionem com eficiência máxima. Soluções de medição e controle da rede atingiram patamares inéditos em uma distribuidora de gás;
Redução de custos operacionais: a consolidação e otimização da infraestrutura resultaram em economias substanciais, permitindo que a companhia reinvestisse em outras áreas críticas;
Melhoria na segurança: a capacidade de monitorar e gerenciar todas as operações de maneira centralizada, em um painel único, possibilitou uma melhor aplicação de políticas e melhorou significativamente a postura de segurança, reduzindo vulnerabilidades e riscos associados.

A decisão de implementar tecnologias da Nutanix transformou a infraestrutura de TI da Companhia de Gás do Ceará

“A decisão de implementar tecnologias da Nutanix transformou a infraestrutura de TI da Companhia de Gás do Ceará. A solução não apenas endereçou os desafios imediatos, mas também posicionou a companhia para um futuro de inovação contínua e expansão, possibilitando um fornecimento de gás natural eficiente e seguro”, diz Ramiro Sumar, gerente de TI da CEGÁS. A solução foi tão assertiva que em 2022 e 2023 foi triplicada a capacidade de processamento e armazenamento.

“A CEGÁS é uma empresa empenhada em trazer sempre o melhor para a população do Ceará. Ficamos muito satisfeitos em ajudar a potencializar as operações desta companhia, tão importante para o desenvolvimento social e econômico, rumo à inovação tecnológica”, diz Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix no Brasil. “Com este projeto, vemos que estamos atuando para que as pessoas tenham o melhor serviço possível desde a indústria e comércio cearenses, até o cidadão comum”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.