book_icon

Lenovo implementa supercomputador MareNostrum 5 na Europa

Supercomputador pré-exascale rodando na infraestrutura HPC da Lenovo foi classificada como o principal cluster de uso geral x86 na recém-publicada Lista TOP500

Lenovo implementa supercomputador MareNostrum 5 na Europa

A Lenovo anunciou nesta terça-feira (30/1) que a Partição de Uso Geral do MareNostrum 5, um novo supercomputador pré-exascale rodando na infraestrutura HPC da Lenovo, foi classificada como o principal cluster de uso geral x86 na recém-publicada Lista TOP500 dos supercomputadores mais poderosos do mundo.

Inaugurado oficialmente no Centro de Supercomputação de Barcelona em 21 de dezembro, o MareNostrum 5 foi construído para a Empresa Comum Europeia de Computação de Alto Desempenho (EuroHPC JU). O supercomputador pré-exascale reforçará a missão da UE de fornecer à Europa a tecnologia de supercomputação mais avançada e acelerar a capacidade de investigação em Inteligência Artificial (IA), permitindo novos avanços científicos que ajudarão a resolver os desafios globais. O objetivo é capacitar uma ampla gama de aplicações complexas específicas de HPC, desde pesquisa climática e engenharia até ciência de materiais e ciências da terra, lidando habilmente com tarefas que vão além das capacidades da computação em Nuvem.

Apresentando um desempenho excepcional, a parte do cluster GPP MareNostrum5 alcançará 40,1 Rmax PFlop/s com um consumo de energia eficiente de 5,7MW. O sistema utiliza a tecnologia de ponta Neptune de quinta geração refrigerada a água da Lenovo, com o coração do sistema sendo 6.400 sistemas Lenovo ThinkSystem SD650 V3, integrados com os mais recentes processadores escaláveis Intel Xeon de 4ª geração.

A Lenovo, habilitada pelo ecossistema de parceiros da EMEA, forneceu a infraestrutura de HPC construída com base em sua premiada tecnologia de resfriamento líquido Netuno. A Partição de Uso Geral é a maior de seu tipo no mundo, classificada como o cluster de uso geral x86 mais alto na lista TOP500 mais recente. Ele foi projetado especificamente para resolver problemas científicos complexos através de sua capacidade de compartilhar recursos e executar várias tarefas ou programas simultaneamente, em vez de isoladamente. Isso proporciona maior flexibilidade e maior eficiência, permitindo o acesso a diferentes usuários ou projetos ao mesmo tempo, dependendo de suas necessidades.

“Estamos orgulhosos deste trabalho conjunto com a Lenovo, cujo fruto é a parte do cluster MareNostrum5 GPP, um dos mais avançados da Europa e do mundo em suas características”, comentou Sergi Girona, diretor de Operações do Centro de Supercomputação de Barcelona. “Esse particionamento, juntamente com o particionamento acelerado, torna o MareNostrum 5 um dos supercomputadores de alto desempenho mais heterogêneos para enfrentar grandes desafios globais na era dos gêmeos digitais, como mudanças climáticas, medicina personalizada ou energia. Esta nova infraestrutura será fundamental para a Europa fazer avançar a sua estratégia digital para servir o meio académico e o setor privado e construir uma Europa melhor, mais resiliente e soberana”, completou.

“Como líder global em supercomputação, estamos orgulhosos de apoiar o compromisso da Europa com a excelência tecnológica com o sistema pré-exascale MareNostrum 5 no Centro de Supercomputação de Barcelona”, disse Noam Rosen, diretor de HPC e IA EMEA da Lenovo. “Este sistema é uma prova do impulso da Europa para a liderança tecnológica e do compromisso da Lenovo com o avanço da investigação científica. Fabricado inteiramente na Europa, o supercomputador de uso geral MareNostrum 5 está pronto para ser um catalisador para descobertas científicas, ajudando os pesquisadores a enfrentar uma infinidade de desafios, do imediato ao exploratório. Nosso entusiasmo por apoiar a comunidade científica é igual ao nosso compromisso de promover o Centro de Supercomputação de Barcelona e a liderança da EuroHPC em impulsionar a inovação de HPC em toda a Europa”, finalizou.

Serviço
www.lenovo.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.