book_icon

Veolia lança solução digital inteligente para meio ambiente no Brasil: o Hubgrade

O Hubgrade é um centro de monitoramento inteligente, em tempo real, para a otimização da gestão de energia, água e resíduos
Veolia lança solução digital inteligente para meio ambiente no Brasil: o Hubgrade

Dotado de tecnologia de ponta e metodologia utilizada com sucesso há mais de 10 anos pelo Grupo Veolia em diversos países, o Hubgrade chega ao Brasil como uma das principais ferramentas do mercado para monitoramento, análise e otimização operacional na gestão de água, energia e resíduos para cidades e indústrias. Com atuação em três pilares principais – Conectar, Apoiar e Melhorar, o sistema combina Inteligência Artificial e competências humanas para monitorar, remotamente e em tempo real, a performance e a eficiência operacional, em alinhamento às metas ambientais e econômicas dos clientes.

Sensores são implantados em pontos-chave da operação e os dados captados pelo sistema são analisados por especialistas da Veolia que processam as informações e comunicam à equipe local para apoiar a gestão na tomada de decisões  

Tanto a ferramenta como os serviços atrelados a ela fazem parte da estratégia de inovação na Veolia, especialmente no desenvolvimento de soluções e ofertas digitais disruptivas para responder às novas e dinâmicas necessidades dos clientes e alinhadas às tendências globais dos mercados como Automação, Indústria 4.0, Cidades Inteligentes, Transformação Digital, entre outras.

A plataforma atende aos mais variados modelos de negócio, podendo ser integrada aos contratos de operação e manutenção ou como um produto de gestão e otimização operacional para projetos de eficiência energética, transformação e valorização de resíduos sólidos e gestão de efluentes, por exemplo. Dentre as inúmeras possibilidades de atuação, o Hubgrade ainda pode ser utilizado no monitoramento da qualidade do ar, uma solução essencial para a retomada das atividades nas empresas, escolas, comércios e demais edifícios, com o cenário atual de complexas restrições por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Em operação em clientes de renome por todo o mundo, como Tetrapak, Daimler Benz, Coca Cola e McCain, o sistema também já está funcionando em algumas plantas no Brasil, onde tem contribuído para a otimização de estações de tratamento de efluentes, o monitoramento de operação industrial completa e eficiência energética em indústrias de diferentes segmentos. “Estas parcerias demonstram a versatilidade do Hubgrade e seu potencial para atender às diversas expectativas de performance e redução da pegada ambiental. Ele é um exemplo de como enfrentamos os desafios do século XXI e colaboramos com a eficiência de nossos clientes” afirma o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.

Utilizado para alcançar as metas e garantias de performance e sustentabilidade e totalmente customizável às necessidades de indústrias, prédios comerciais, hospitais ou cidades, o Hubgrade é baseado em um trabalho coordenado com o cliente. Sensores são implantados em pontos-chave da operação e os dados captados pelo sistema são analisados por especialistas da Veolia que processam as informações e comunicam à equipe local para apoiar a gestão na tomada de decisões.

A infraestrutura para atendimento ao mercado brasileiro está situada na sede da Veolia Brasil, na zona oeste de São Paulo. Inaugurado recentemente, o centro inteligente de monitoramento está conectado às mais de 30 salas similares localizadas em outros países onde a Veolia atua, o que permite à companhia ter uma enorme inteligência de dados e, assim, estabelecer comparações, tendências e estudar a viabilidade de soluções aplicadas com êxito em outras partes do mundo, como um benchmarking global. Tudo isso dentro dos mais rígidos parâmetros de confidencialidade.

Mais detalhes sobre o funcionamento e os serviços oferecidos em cada um dos pilares do Hubgrade estão disponíveis no site da Veolia: https://www.veolia.com/latamib/pt/hubgrade-digitalizacao-de-nossos-servicos

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 180 mil colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2019, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros.

Serviço
www.veolia.com/latamib/pt

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.