book_icon

Mercusys: tecnologia e design para garantir uma conexão Wi-Fi de qualidade

Especialista da Mercusys explica como dispositivos equipados com a tecnologia Mesh permitem ampliar a cobertura de redes domésticas, sem abrir mão do design arrojado

Mercusys: tecnologia e design para garantir uma conexão Wi-Fi de qualidade

Uma das principais inovações trazidas tela tecnologia Wi-Fi foi a flexibilização do processo de instalação de uma rede doméstica de internet. Diferentemente do que ocorria com as redes cabeadas — que exigiam a elaboração de um planejamento prévio, antevendo em quais pontos da casa seria possível ligar determinados equipamentos –, com as conexões sem fio, surgiram soluções muito mais inteligentes e práticas, que não só dispensaram inconveniências, como a passagem de diversos cabos e fiações, como também eliminaram custos extras com pequenas obras e intervenções arquitetônicas.

No entanto, apesar de todos esses avanços, garantir uma boa distribuição do sinal Wi-Fi em ambientes densos — com paredes, móveis, entre outros obstáculos — permaneceu como uma dificuldade a ser superada. Conforme aponta Alexandre Nogueira, gerente de Vendas da Mercusys:

“Durante muito tempo, os usuários precisaram escolher entre a harmonia estética do ambiente e a estabilidade da rede de internet. Logo, aqueles que optavam por uma navegação mais veloz e fluida precisavam lidar com a presença de um aparelho que, em geral, destoava da decoração ao redor. Afinal, a orientação técnica sempre foi a de que o roteador fosse instalado no ponto mais central da casa, de preferência em um local alto e equidistante dos cômodos onde o cliente gostaria de permanecer conectado. Com isso, certas improvisações tornaram-se comuns, como colocar os dispositivos de rede sobre o rack da sala de estar, no topo de estantes, ou mesmo em suportes afixados no teto ou nas paredes da casa”.

Tecnologia Wi-Fi Mesh

(Imagem: Mercusys)

Embora a recomendação de manter os aparelhos em uma posição mais elevada e próxima ao centro do ambiente ainda seja válida para os roteadores tradicionais, o surgimento de dispositivos equipados com a tecnologia Mesh tem contribuído para que cada vez mais usuários disponham de uma conexão de qualidade em todos os cômodos da casa, sem comprometer o aspecto visual do espaço residencial. Segundo explica Alexandre Nogueira:

“Baseado no conceito de ‘malha’, o sistema Wi-Fi Mesh foi criado com o intuito de eliminar as chamadas ‘zonas de sombra’ e fornecer uma conexão sem fio ininterrupta e eficiente para toda a casa, além de ampliar a cobertura e dar mais estabilidade à rede. Enquanto os roteadores convencionais transmitem o sinal Wi-Fi a partir de um único ponto, os dispositivos equipados com a tecnologia Mesh têm vários pontos de acesso. Quando uma unidade se conecta ao modem, ela se torna a principal. As demais unidades (chamadas de ‘nós’ ou APs) capturam e retransmitem o sinal do roteador. O resultado é uma rede sem fio eficiente, capaz de fornecer um sinal forte, onde quer que o usuário esteja”.

Com o objetivo de ampliar o acesso a essa tecnologia, a Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede, dispõe de um kit de roteadores Mesh de alta-performance e com um dos melhores custos-benefícios do mercado: o Mercusys Halo H30G. Disponível em packs com duas ou três unidades, o modelo garante cobertura completa para espaços de até 320 m², formando uma rede unificada, que fornece sinal Wi-Fi rápido e estável para todos os cômodos.

“Equipado com roaming contínuo, o kit Mercusys Halo H30G conecta automaticamente os dispositivos da casa à sua unidade mais rápida, proporcionando uma experiência de rede eficiente e poderosa e evitando quedas repentinas de sinal, ou lentidão na conexão, enquanto o usuário transita entre diferentes ambientes. Graças aos seus amplificadores e receptores de sinal projetados, o dispositivo aumenta significativamente a potência de transmissão, além capturar o sinal com mais rapidez, tornando-o mais forte e ampliando seu alcance”, destaca ainda o executivo da empresa.

Cada unidade do Mercusys Halo H30G conta com Wi-Fi dual-band e oferece velocidades combinadas de até 1,3 Gbps, além de suporte para até 100 dispositivos. Com o recurso MU-MIMO, o sistema de roteadores Halo mantém smartphones, computadores e demais dispositivos inteligentes conectados simultaneamente e operando com desempenho máximo. Já a tecnologia Beamforming é responsável por detectar todos os aparelhos conectados, mesmo os mais distantes ou de baixa potência, e concentrar neles a força do sinal Wi-Fi, a fim de tornar sua conexão mais estável e eficaz.

Design moderno e compacto
Quando se fala em roteador, é bem provável que a primeira imagem que chega à mente do consumidor seja a de um aparelho repleto de fios e antenas aparentes. No entanto, um dos diferenciais do Mercusys Halo H30G é justamente seu design moderno e compacto, com linhas discretas e neutras, que podem ser combinadas com os mais diversos estilos de ambiente.

Conforme descreve Alexandre Nogueira: “O tom branco confere maior sobriedade ao dispositivo, fazendo com que ele não destoe da paleta de cores do restante da decoração da casa. Além disso, o modelo também se mostra ideal para quem não quer ver fios sobre as superfícies dos móveis, já que só uma das unidades do kit precisa ficar ligada ao modem, enquanto as demais necessitam apenas de uma alimentação via rede elétrica”.

Alexandre Nogueira

conexão Wi-Fi

Mercusys

Mercusys Halo H30G

tecnologia Mesh

O seu endereço de e-mail não será publicado.


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento