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Estudo da Salesforce mostra o que os líderes de TI esperam da IA

85% dos executivos esperam que a IA aumente a produtividade dos desenvolvedores em suas organizações nos próximos três anos, mas 62% dizem que sua organização ainda não está preparada

Estudo da Salesforce mostra o que os líderes de TI esperam da IA

Uma nova pesquisa da Salesforce mostra que 85% dos líderes de TI esperam que a IA aumente a produtividade dos desenvolvedores em suas organizações nos próximos três anos – um alívio bem-vindo, já que eles relatam simultaneamente um aumento de 39% nas solicitações de TI apenas no ano passado. No entanto, 62% também dizem que sua organização ainda não está equipada para harmonizar os sistemas de dados para aproveitar totalmente a IA, o que está impedindo a transição e aumentando ainda mais a pressão sobre suas equipes.

Somando-se a essas preocupações, 98% das organizações de TI hoje relatam experimentar pelo menos algum grau de desafio com seus esforços de Transformação Digital, com 80% citando silos de dados como uma preocupação e 72% lidando com sistemas que são excessivamente dependentes uns dos outros.

Os líderes de TI relatam que as APIs aumentam a agilidade e promovem o autoatendimento (54%), aumentam a produtividade (48%) e beneficiam as equipes de negócios, ajudando-as a atender às suas demandas (46%)

O Relatório de Benchmark de Conectividade anual da MuleSoft entrevistou 1.050 CIOs e tomadores de decisão de TI em todo o mundo para entender esses desafios e como as organizações podem usar integração, automação e APIs para criar estratégias de IA bem-sucedidas.

Estratégias de IA bem-sucedidas dependem fortemente de fortes estratégias de integração de dados para colher os benefícios de melhorar a eficiência operacional, a produtividade e as experiências dos funcionários e clientes.

A IA é a campainha: os líderes de TI esperam um aumento de 69% no número médio de Large Language Models (LLMs) que usarão nos próximos três anos, com 80% das organizações relatando que já usam vários modelos de IA preditivos e generativos hoje.

A integração é um obstáculo primário para a inovação em IA: embora a IA impulsione a eficiência e a produtividade, ela depende de dados integrados. No entanto, apenas uma média estimada de 28% dos aplicativos estão conectados e 95% dos líderes de TI relatam que problemas de integração estão impedindo a adoção de IA.

Segurança e confiança permanecem como barreiras para a adoção: 64% dos líderes de TI estão preocupados com o uso e a adoção éticos de IA.

Os silos de dados são barreiras significativas ao progresso e ao valor dos negócios, com 81% dos entrevistados relatando que os silos estão dificultando os esforços de Transformação Digital. Como resultado, há uma maior necessidade de uma melhor integração para unificar todos os dados de negócios estruturados e não estruturados para alimentar e implantar IA confiável e relevante em todas as funções de negócios.

As organizações são desafiadas a conectar dados com aplicativos de IA: 72% dos líderes de TI acham sua infraestrutura atual excessivamente interdependente, com 62% relatando que sua organização não está equipada para harmonizar seus sistemas de dados para aproveitar as tecnologias de IA.

Os insights de dados não são explorados: 75% das organizações dizem que estão lutando para integrar insights de dados nas experiências do usuário.

As experiências digitais do cliente não estão totalmente preparadas: apenas 26% das organizações acreditam que fornecem uma experiência de usuário completamente conectada em todos os canais.

As equipes de TI geralmente são responsáveis pela adoção da automação, mas permanecem cautelosas para permitir que outras partes interessadas no negócio façam configurações por conta própria – apenas 22% dos líderes de TI relatam que sua estratégia para ajudar usuários de negócios não técnicos a integrar aplicativos e fontes de dados por meio de APIs está atualizada. Simultaneamente, uma lacuna de habilidades dentro das equipes de TI representa um obstáculo. Fechar essa lacuna por meio da colaboração estratégica e da qualificação é essencial para que as organizações usem melhor a automação tanto para inovação quanto para eficiência.

As equipes de TI estão sob imensa pressão: as equipes de TI estão lutando para se integrar de forma eficiente, já que 98% relatam enfrentar desafios em relação à transformação digital. Lacunas de habilidades e preocupações de conformidade estão no topo da lista de desafios de TI.

A IA pode ajudar o desempenho das equipes de TI: 85% dos líderes de TI esperam que a IA aumente a produtividade do desenvolvedor.

As equipes de TI usam a Robotic Process Automation (RPA) para aliviar a carga: as equipes de TI estão adotando cada vez mais a automação para gerenciar altas demandas, com uma em cada três equipes agora preferindo RPA, um aumento notável de 13% em 2021 para 31% em 2023.

As APIs simplificam o acesso e a utilização de dados para impulsionar o crescimento, conectando perfeitamente diferentes aplicativos e sistemas. Na verdade, estima-se que 33% de toda a receita seja proveniente de ofertas relacionadas a APIs, que respondem por um terço da receita, um número que se manteve estável nos últimos três anos.

O potencial de receita é liberado com APIs: as APIs contribuíram para o aumento da receita para 39% dos entrevistados – e para a diminuição dos custos operacionais para 35%.

As APIs aumentam a eficiência operacional, aumentando a produtividade: os líderes de TI relatam que as APIs aumentam a agilidade e promovem o autoatendimento (54%), aumentam a produtividade (48%) e beneficiam as equipes de negócios, ajudando-as a atender às suas demandas (46%).

As APIs estão em demanda: a maioria (54%) dos líderes de TI está usando APIs para criar integrações.

Serviço
www.salesforce.com

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