book_icon

A computação quântica promete revolucionar o segmento financeiro

De acordo com um estudo da Mckinsey, o setor financeiro obterá o maior número de aplicações da computação quântica e provavelmente será um dos primeiros setores a se beneficiar dela

A computação quântica promete revolucionar o segmento financeiro

As finanças quânticas, ou o campo de aplicação da mecânica quântica às finanças e à economia, têm grande potencial para beneficiar a indústria, aproveitando os computadores quânticos que podem resolver problemas mais complexos do que os computadores clássicos, aumentando a otimização e a previsão, ao mesmo tempo que reduzem risco.

Atualmente, uma criptografia forte está sendo desenvolvida para proteger as transações financeiras. As instituições financeiras devem preparar-se hoje para implementar soluções de segurança quântica o mais rapidamente possível, para garantir que os utilizadores possam manter a confiança na grande quantidade de transações e dados que a indústria financeira gere.

As organizações podem tomar medidas proativas catalogando seus cripto ativos, priorizando aqueles que exigem confiança e segurança de longo prazo e explorando a integração de algoritmos de criptografia pós-quântica para proteção contra possíveis ameaças quânticas

Os computadores quânticos poderiam revolucionar a indústria financeira e poderiam até ser usados ​​para prever futuras crises financeiras. De acordo com um estudo da Mckinsey, o setor financeiro obterá o maior número de aplicações da computação quântica e provavelmente será um dos primeiros setores a se beneficiar dela. Os bancos e as instituições financeiras já dependem de cálculos complexos para compreender e prever os mercados, mas os computadores quânticos podem resolver problemas ainda mais complexos, em menos tempo, do que os computadores tradicionais.

No setor financeiro, os computadores quânticos permitirão cálculos sobre o mercado de ações que antes eram demasiado numerosos e aleatórios para serem analisados. Além disso, no domínio dos cálculos de empréstimos e carteiras, os computadores quânticos prometem maior precisão nas avaliações de crédito, abrindo caminho para decisões de crédito mais informadas. Além disso, os computadores quânticos poderiam ser usados ​​para detectar fraudes com mais precisão, poupando milhões de dólares aos bancos, uma vez que as estimativas atuais mostram que as intuições financeiras perdem entre 10 e 40 mil milhões de dólares por ano devido à fraude e à má gestão de dados.

No entanto, os computadores quânticos ainda não são capazes de prever tendências financeiras com 100% de precisão. Mas terão muitas vantagens sobre os computadores clássicos, melhorando o portfólio, a gestão de riscos, a precificação de ativos e muito mais.

“Atualmente, a maioria dos bancos e instituições financeiras não implementaram o financiamento quântico porque os computadores quânticos ainda não estão disponíveis. Os computadores quânticos estão disponíveis principalmente em laboratórios de pesquisa e ainda não estão difundidos na indústria financeira. No entanto, à medida que a tecnologia quântica avança, espera-se que o financiamento quântico desempenhe um papel maior na revolução da modelagem financeira, análise e processos de tomada de decisão”, explica Timothy Hollebeek, estrategista de Tecnologia Industrial da DigiCert.

O risco latente

Em suma, é imperativo que as organizações financeiras reforcem proativamente as suas defesas. Neste contexto, um estudo recente do Ponemon Institute entrevistou 1.426 profissionais de TI e de segurança de TI nos Estados Unidos (605), EMEA (428) e Ásia-Pacífico (393) que estão cientes da abordagem das suas organizações à criptografia pós-quântica. Alguns dados notáveis ​​do estudo são os seguintes:

1. 61% dos entrevistados afirmam que as suas organizações não estão e não estarão preparadas para abordar as implicações de segurança do PQC.

2. Quase metade dos entrevistados (49%) afirma que a liderança da sua organização está apenas parcialmente consciente (26%) ou não (23%) sobre as implicações de segurança da computação quântica.

3. Apenas 30% dos entrevistados afirmam que as suas organizações estão alocando orçamento para a preparação do PQC.

4. 52% dos entrevistados afirmam que suas organizações estão atualmente fazendo um inventário dos tipos de chaves criptográficas utilizadas e suas características.

5. Desafios que as organizações enfrentam na preparação para um futuro seguro de computação pós-quântica.

6. As principais conclusões indicam que as equipas de segurança devem conciliar a pressão para se manterem à frente dos ataques cibernéticos que visam as suas organizações, ao mesmo tempo que se preparam para um futuro de computação pós-quântica. Apenas 50% dos entrevistados afirmam que as suas organizações são muito eficazes na mitigação de riscos, vulnerabilidades e ataques em toda a empresa. De acordo com a pesquisa, ransomware e roubo de credenciais são os dois principais ataques cibernéticos sofridos pelas organizações neste estudo.

7. 41%dos entrevistados afirmam que as suas organizações têm menos de cinco anos para estarem prontas. Os maiores desafios são não ter tempo, dinheiro e experiência suficientes para ter sucesso. Atualmente, apenas 30% dos entrevistados afirmam que as suas organizações vão alocar orçamento para a preparação do PQC.

8. Muitas organizações desconhecem as características e a localização das suas chaves criptográficas. Apenas pouco mais de metade dos entrevistados (52%) afirma que as suas organizações estão atualmente fazendo um inventário dos tipos de chaves criptográficas utilizadas e das suas características. Apenas 39% dos entrevistados dizem que estão priorizando ativos criptográficos e apenas 36% dos entrevistados estão determinando se os dados e ativos criptográficos estão no local ou na Nuvem.

Muito poucas organizações possuem uma estratégia de gerenciamento de criptografia centralizada e abrangente, aplicada de forma consistente em toda a empresa. Sessenta e um por cento dos entrevistados afirmam que suas organizações têm apenas uma estratégia limitada de gerenciamento de criptografia que se aplica a determinados aplicativos ou casos de uso (36%), ou nenhuma estratégia centralizada de gerenciamento de criptografia (25%).

Isto não é simplesmente uma questão de conformidade, mas um passo crítico para salvaguardar a confiança. Chegou a hora de começar a nos preparar para a era pós-quântica. As organizações podem tomar medidas proativas catalogando seus cripto ativos, priorizando aqueles que exigem confiança e segurança de longo prazo e explorando a integração de algoritmos de criptografia pós-quântica (PQC) para proteção contra possíveis ameaças quânticas.

Por outro lado, os computadores quânticos poderiam facilmente quebrar os algoritmos de criptografia que os bancos usam hoje para proteger os dados financeiros. Portanto, qualquer banco que dependa de algoritmos tradicionais de criptografia de chave pública poderá se tornar vítima de uma violação de dados assim que um computador quântico criptograficamente relevante estiver disponível. Os bancos já são um grande alvo para os invasores, que são atraídos pela grande quantidade de dados que possuem. Na verdade, as empresas de serviços financeiros têm 300 vezes mais probabilidade de serem alvo de um ataque cibernético do que outras empresas e registaram um aumento de 63% nos ataques em 2022.

Serviço
www.digicert.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.