book_icon

Engineering Brasil desenvolve solução que poupa até 80% do tempo de desenvolvimento de APIs

DHuO API Plus, plataforma de Integração Híbrida (HIP), acelera e simplifica a criação de APIs e Serviços para a integração de sistemas diversos

Engineering Brasil desenvolve solução que poupa até 80% do tempo de desenvolvimento de APIs

Em resposta às demandas do mercado por processos ágeis e eficazes de adaptação às inovações tecnológicas, a Engineering Brasil, parte do grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em Transformação Digital, desenvolveu o DHuO API Plus, um upgrade do DHuO API. A nova versão da solução, que reduz em até 80% o tempo de desenvolvimento de novas APIs (Interface de Programação de Aplicação), deixa de ser apenas um API Manager, com a proposta de ser também um Integration Platform as a Service (iPaaS).

O DHuO API Plus surge como resultado da coexistência de duas categorias de produtos: o API Manager e o iPaaS (Integration Platform as a Service). Agora, os clientes obtêm um Hybrid Integration Platform (HIP), que combina a funcionalidade de gerenciamento de APIs com a capacidade de integração de sistemas. Com isso, o DHuO API Plus é uma solução completa, não se limita a ser apenas um API Manager, mas também oferece a integração de sistemas, acelerando a adaptação das empresas.

No cenário empresarial em constante evolução, a necessidade de associação das aplicações, criação de Canais digitais e a gestão eficiente do ciclo de vida das APIs se tornaram cruciais 

Como funciona a solução
Parte da categoria Hybrid Integration Platforms (Plataformas de Integração Híbrida), essa solução permite instalação em ambientes distintos, seja Cloud ou ambiente local, e suporta diferentes configurações de instalação. Uma parte da nova solução atua como um API Manager, oferecendo um ciclo de vida completo para as APIs, que permite o gerenciamento de múltiplos gateways populares do mercado, como Kong, APISIX, AWS e o próprio DHuO Gateway.

A outra parte é um iPaaS (Plataforma de Integração como Serviço), que acelera e simplifica a integração de sistemas diversos e abrange todo o ciclo de vida dos serviços. Somado a um design mais intuitivo, deploy automatizado, criação simplificada de documentação e publicação no Portal do Desenvolvedor em apenas alguns cliques, monitoramento de métricas, entre outras funcionalidades, a solução permite a redução no tempo de desenvolvimento das integrações.

DHuO API Plus é também capaz de diminuir a necessidade de escrever códigos repetitivos, promover a automação de tarefas, além de oferecer mais facilidades na organização de equipes para uma colaboração efetiva e uma visão centralizada de todas as integrações, evitando duplicações e, portanto, acelerando esse processo.

“Nós notamos uma dificuldade das empresas de promover a sua Transformação Digital pautada em uma integração de sistemas de forma rápida, então o programa foi desenvolvido para auxiliar nesse sentido. No contexto da tecnologia moderna, o DHuO API Plus representa uma solução abrangente que pode capacitar as empresas a enfrentar os desafios da integração e inovação digital em um ambiente que muda constantemente. Isso pode resultar em ganhos significativos de eficiência e competitividade”, conta Bruno dos Anjos, consultor estratégico de API da Engineering Brasil.

A solução é ofertada em duas modalidades, o SaaS, completamente gerenciado, livrando a empresa de se preocupar com a infraestrutura ou a manutenção do sistema, além de liberar as equipes de TI para se concentrarem na operação do negócio; e o Self-Hosted, ideal para empresas que buscam autonomia no gerenciamento de sua infraestrutura.

Demanda do mercado
A solução chega em um mercado com projeções de crescimento. De acordo com um relatório recente da empresa de análises de mercado Fact.MR, a demanda por Transformação Digital deve chegar a US$2,3 trilhões daqui a menos de 10 anos, com crescimento médio anual de 14,2%. Para Anjos, quem não adotar medidas para acelerar sua inovação, ficará para trás.

De acordo com o Índice Transformação Digital Brasil 2023, apurado pela PwC Brasil e Fundação Dom Cabral, dentre os principais objetivos para a incorporação da Transformação Digital estão a adoção de processos digitais e Automação (93%) e a configuração de aplicativos e sistemas, incluindo integração entre as partes (61%).

“No cenário empresarial em constante evolução, a necessidade de associação das aplicações, criação de Canais digitais e a gestão eficiente do ciclo de vida das APIs se tornaram cruciais. O mercado tem ficado cada vez mais competitivo, minando aqueles que não se adaptam”, alerta o consultor especialista.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.