book_icon

Equinix aposta em refrigeração líquida para cargas de trabalho de IA corporativa

Tecnologia suporta resfriamento líquido direto no chip em mais de 45 áreas metropolitanas em todas as três regiões em que a empresa atua

Equinix aposta em refrigeração líquida para cargas de trabalho de IA corporativa

A Equinix, empresa mundial de infraestrutura digital, anunciou nesta segunda-feira (11/12) planos para expandir o suporte para tecnologias avançadas de refrigeração líquida, como conexão direta para chip – para mais de 100 de seus Data Centers International Business Exchange (IBX) em mais de 45 regiões metropolitanas ao redor do mundo. Isso se baseia na oferta existente da Equinix que oferece suporte ao resfriamento líquido-ar, por meio de trocadores de calor no rack, em quase todos os IBX atualmente. Esta expansão permitirá que mais empresas utilizem as tecnologias de refrigeração de maior desempenho para o hardware poderoso e de alta densidade que suporta cargas de trabalho com uso intensivo de computação, como Inteligência Artificial (IA).

“Temos visto um aumento na demanda por aplicativos com uso intensivo de dados e alta computação, como IA”, disse Sean Graham, diretor de Pesquisa de Cloud to Edge Datacenter Trends da IDC. “O hardware necessário para executar essas novas aplicações está aumentando a densidade dentro dos Data Centers e não pode mais ser resfriado de forma eficiente pelas técnicas tradicionais. Estamos vendo uma demanda crescente por soluções de refrigeração líquida por parte das empresas, e é essencial que os fornecedores de Data Centers, como a Equinix, podem oferecer suporte a esta próxima geração de soluções de refrigeração”, comentou.

A Equinix oferece suporte às principais tecnologias de refrigeração líquida, incluindo trocadores de calor direto no chip e na porta traseira, para que os clientes possam aproveitar as soluções mais eficientes

Com suporte comercializado de resfriamento líquido direto no chip em mais de 45 regiões metropolitanas – incluindo Londres, Vale do Silício, Cingapura e Washington DC – os clientes podem implementar soluções avançadas de resfriamento líquido para atender às necessidades de missão crítica nos mercados que mais lhes interessam. A Equinix fornece acesso direto ao ecossistema de parceiros e fornecedores da Platform Equinix. Ao continuar esta abordagem, a Equinix está empenhada em capacitar os líderes digitais com a capacidade de desenvolver os seus designs de refrigeração líquida de próxima geração.

“O resfriamento líquido está revolucionando a forma como os Data Centers resfriam hardware poderoso e de alta densidade que suporta tecnologias emergentes, e a Equinix está no centro dessa inovação”, disse Tiffany Osias, vice-presidente de Colocation Global da Equinix. “Há anos que temos ajudado empresas com implementações significativas de refrigeração líquida em vários tamanhos e densidades de implementação. A Equinix tem a experiência e o conhecimento para ajudar as organizações a inovar a capacidade do data center para suportar as implantações de TI modernas e complexas que aplicações como a IA exigem”, completou.

A Equinix oferece suporte às principais tecnologias de refrigeração líquida, incluindo trocadores de calor direto no chip e na porta traseira, para que os clientes possam aproveitar as soluções mais eficientes. Além disso, a Equinix está oferecendo uma abordagem neutra em relação ao fornecedor para permitir que os clientes usem seu fornecedor de hardware preferido em suas implementações.

Direct-to-chip é uma abordagem única que envolve uma placa fria colocada em cima do chip dentro do servidor. A placa fria é equipada com canais de fornecimento e retorno de líquido, permitindo que o fluido de resfriamento técnico corra pela placa, retirando o calor do chip. Isso permite que servidores habilitados diretamente para chip sejam instalados em um gabinete de TI padrão, assim como equipamentos legados refrigerados a ar, mesmo sendo resfriados de maneira inovadora. Os trocadores de calor da porta traseira usam uma serpentina de resfriamento e ventiladores para capturar o calor dos equipamentos de TI resfriados a ar. Eles são montados diretamente nos gabinetes do cliente, portanto, são capazes de gerenciar cargas de resfriamento mais altas do que o resfriamento convencional.

“O resfriamento líquido foi fundamental em nosso desenvolvimento da especificação Open19 V2. O objetivo do projeto Open19, que opera sob a Linux Foundation, era criar um padrão aberto que pudesse caber em qualquer rack de 19″ para servidor, armazenamento e rede. O projeto permite que os líderes digitais utilizem hardware de um conjunto diversificado de fornecedores de forma eficiente e sustentável em qualquer ambiente de datacenter. A abordagem neutra em termos de tecnologia e fornecedor para refrigeração líquida da Equinix é um mecanismo para remover o atrito da implantação de soluções avançadas de refrigeração líquida em data centers corporativos”, disse My Truong, presidente da SSIA e CTO de campo da Equinix.

Serviço
www.equinix.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.