book_icon

IBM e VMware trabalham juntas para oferecer soluções de IA Privada

O objetivo é trazer o IBM watsonx para ambientes locais em VMware Private AI e Red Hat OpenShift, para ajudar a habilitar recursos de IA generativa rápidos e transparentes

IBM e VMware trabalham juntas para oferecer soluções de IA Privada

A IBM e a VMware estão trabalhando juntas para trazer o IBM watsonx para ambientes locais em VMware Private AI e Red Hat OpenShift, para ajudar a habilitar recursos de IA generativa rápidos e transparentes. Esta é a promessa da IA ​​Privada, uma abordagem arquitetônica que visa equilibrar os ganhos comerciais da IA ​​com as necessidades de privacidade e conformidade da organização. Ele se concentra na arquitetura de plataforma e infraestrutura construída para suporte à IA, que pode ser implementtdas em Nuvens públicas, Nuvens privadas virtuais, Data Centers e sites de Edge. Um artigo no blog da IBM, assinado por Tarun Chopra, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos, Dados e IA da IBM, e Chris Lobo, vice-presidente do VMware AI Labs, explica como esse trabalho vem sendo feito

Segundo o artigo, este ano vimos a adoção da IA ​​tornar-se dominante à medida que as empresas procuram impulsionar inovações transformadoras. A IA generativa, em particular, capturou a imaginação das organizações como um meio de gerar novos conteúdos com base numa variedade de inputs. Os casos de uso e tarefas de IA generativa são abrangentes – desde a geração de código até experiências de resolução de contact centers, automação de operações de TI, recuperação de informações e criação de conteúdo.

A parceria estratégica entre a IBM e a VMware visa permitir que clientes mútuos adotem a Nuvem híbrida através de modelos de consumo flexíveis e da capacidade de modernizar as suas cargas de trabalho de missão crítica

No centro de todos os casos de uso de IA estão os dados, mas o mais importante é o acesso e o processamento dos dados necessários para obter os melhores resultados dos modelos de IA. As empresas precisam ser capazes de levar capacidade computacional e modelos de IA para onde os dados corporativos são criados, processados ​​e consumidos – em apoio aos casos de uso de IA – incluindo cargas de trabalho tradicionais de IA e aprendizado de máquina (ML) e IA generativa. As empresas também precisam de acesso a uma pilha completa de tecnologia que permita atender aos requisitos tradicionais de nível empresarial, como o uso de computação confidencial e a capacidade de treinar, ajustar e implantar modelos de IA, tudo em um só lugar que possa ser executado em ambientes de nuvem.

VMware Private AI e IBM watsonx trazem flexibilidade para IA generativa

“A IBM e a VMware oferecem aos clientes corporativos a flexibilidade para permitir casos de uso de IA generativa onde residem suas operações de missão crítica. É por isso que a IBM e a VMware estão unindo VMware Cloud Foundation, Red Hat OpenShift e a plataforma de dados e IA IBM watsonx. Essa combinação permitirá que as empresas acessem o IBM watsonx em ambientes privados locais de Infraestrutura como Serviço (IaaS), bem como em Nuvem híbrida com ofertas watsonx SaaS na IBM Cloud. Os clientes mútuos poderão usar os recursos de IA do IBM watsonx, recursos de gerenciamento de dados e, em um futuro próximo, seus recursos de governança, para ajudar a viabilizar modelos de IA transparentes e explicáveis”, diz o texto.

VMware Private AI está disponível em implementações híbridas de múltiplas Nuvens, segue o artigo. Ao usar o Red Hat OpenShift, os clientes agora podem trazer o watsonx on-premise para cargas de trabalho implementadas no VMware. Os clientes mútuos poderão acessar todo o espectro da plataforma watsonx, que oferece vários produtos para ajudar os clientes a acelerar e dimensionar a IA. Opcionalmente, os clientes podem usar o IBM Cloud Satellite para automatizar e simplificar a implementação e as operações do segundo dia de seus ambientes VMware Private AI com OpenShift.

Parceria comprometida em entregar o valor da Multinuvem

Esta colaboração nasceu do Joint Innovation Lab da IBM e da VMware, um mecanismo de coinovação com uma equipe dedicada de engenheiros que têm a missão de aproveitar os pontos fortes de ambas as empresas e resolver os problemas dos clientes, trazendo novas ofertas ao mercado. O laboratório, anunciado em 2018, concluiu vários projetos de nuvem híbrida e focados em IA até o momento.

Ainda segundo o artigo, a VMware e a IBM planejam desenvolver uma arquitetura de referência validada para permitir que clientes mútuos usem Nuvem híbrida e ambientes locais sujeitos a regulamentação para treinamento e ajuste fino de modelos de ML, incluindo modelos de linguagem grande (LLMs) para casos de uso de IA generativa. Por exemplo, a transferência de dados de um banco ou instituição financeira num país para um hiperescaler poderia ser proibida devido a restrições regulamentares ou ao facto de os dados serem demasiado grandes, e a tentativa de transferi-los de um local para outro seria impossível.

A IBM Consulting fornece soluções específicas de VMware e IA generativa

No início deste ano, a IBM Consulting estabeleceu um Centro de Excelência para IA generativa. Agora conta com mais de 1 mil consultores com experiência especializada em IA generativa. Eles estão interagindo com um conjunto global de clientes para aumentar a produtividade nas operações de TI e nos principais processos de negócios, como RH ou marketing, para elevar a experiência dos clientes e criar novos modelos de negócios.

Isso, combinado com a ampla experiência e capacidades de serviço específicas da IBM Consulting em VMware, ajudará a acelerar as transformações de negócios de nossos clientes com IA de nível empresarial na arquitetura de referência VMware Private AI.

Além disso, para clientes que buscam modernizar e transformar suas cargas de trabalho, a IBM Consulting planeja integrar os serviços IBM watsonx e VMware Private AI em seu IBM Consulting Cloud Accelerator proprietário para ajudar a acelerar o processo de transformação da Nuvem. Uma vez lançada, esta integração ajudará na engenharia reversa, geração e conversão de código, ao mesmo tempo que ajudará a gerenciar as operações do segundo dia e além, para serviços de gerenciamento de nuvem híbrida contínuos da IBM Consulting.

Habilitando o futuro da IA ​​generativa dos clientes

“A parceria estratégica entre a IBM e a VMware visa permitir que clientes mútuos adotem a Nuvem híbrida através de modelos de consumo flexíveis e da capacidade de modernizar as suas cargas de trabalho de missão crítica. Os clientes também podem se beneficiar de ter a IBM Consulting como parceira estratégica nesta jornada. Ao poder escolher quando, onde e como integrar tecnologias generativas de IA com o VMware Cloud Foundation, as empresas terão a capacidade de treinar e implementar rapidamente recursos de IA personalizados em toda a empresa, mantendo o controle sobre seus dados. Eles também ganham um guia poderoso para aproveitar as melhores inovações das ofertas de software da VMware em uma pilha unificada para fornecer um ambiente consistente e integrado aos dados e aos recursos de IA trazidos pela tecnologia de parceiros da IBM Cloud”, finaliza o texto.

Serviço
www.ibm.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.