book_icon

McAfee: Os próximos passos para a segurança no espaço Sideral

Os novos desafios e inovações em tecnologia têm sido o ímpeto para continuar abrindo fronteiras além do que é imaginável e agora o próximo passo é a incursão no cosmos
McAfee: Os próximos passos para a segurança no espaço Sideral

Em uma postagem recente no blog da McAfee os especialistas Eoin Carroll e Christiaan Beek apresentam as novas descobertas de suas pesquisas, explorando o Espaço 4.0 e quais serão os novos desafios em segurança cibernética que a ocupação de um espaço estelar nos apresentará.
Para os experts, os novos desafios do Espaço 4.0 (a quarta revolução para entender e dominar o espaço sideral) são justificados pelas novas possibilidades que a participação de empresas privadas na corrida espacial dariam na pesquisa e promoção de uma nova abordagem para o uso do espaço para fins comerciais com a incorporação de satélites mais baratos e acessíveis.

A indústria espacial mundial cresceu a uma taxa média de 6,7% ao ano entre 2005 e 2017 e deve aumentar de seu valor atual de US $ 350 bilhões para US $ 1,3 trilhão anualmente até 2030  

Visão geral de novas ameaças
O panorama das ameaças cibernéticas evoluiu enormemente nos últimos 20 anos com a convergência da Tecnologia da Informação (TI), Tecnologia Operacional (OT) e Internet das Coisas (IoT). Portanto, é um desafio constante proteger consumidores, empresas e infraestrutura crítica que a cada dia incorpora inovações tecnológicas que são rapidamente percebidas e aproveitadas pelos cibercriminosos.
Experiências como WannaCry ou BlackHat expuseram as vulnerabilidades às quais os usuários são expostos em todos os tipos de dispositivos conectados à Internet. Mesmo hoje, com a pandemia Covid-19 e a enorme força de trabalho remota, os cibercriminosos sabem muito bem como se adaptar rapidamente para maximizar seus “lucros”. Tudo isso sob o manto da DarkWeb para esconder a identidade e localização física dos servidores ou usar provedores blindados para hospedar sua infraestrutura. Agora vamos transferir tudo isso para as novas fronteiras do espaço.
Contribuições McAfee
Hoje, a possibilidade de chegar ao espaço sideral usando tecnologia que permite gerenciar um sistema de armazenamento virtual não é irrealista e abre oportunidades para os cibercriminosos aproveitarem. Assim, a McAfee vem desenvolvendo uma série de estudos nesta área, que nos permitem entender os novos desafios e manter os usuários o mais seguros possível.
Por exemplo, o relatório McAfee Enterprise Supernova Cloud revelou que uma em cada quatro empresas baixou seus dados confidenciais da Nuvem para um dispositivo pessoal não gerenciado, onde não podem ver ou controlar o que acontece com os dados.
Também que 91% dos serviços em Nuvem não criptografam dados em repouso e menos de 1% dos serviços em Nuvem permitem criptografia com chaves gerenciadas pelo cliente.
As oportunidades oferecidas pelo Space 4.0 apresentam aos cibercriminosos novas formas de ataque e abrem um cenário de ameaças cibernéticas que podem ser divididas em vulnerabilidades descobertas por pesquisadores de segurança e ataques reais relatados na natureza. Isso nos permite entender as tecnologias dentro do ecossistema espacial que são conhecidas por conter vulnerabilidades e quais recursos os invasores têm para ameaçar e qual será a natureza dos ataques.
Nesse contexto, uma investigação de ameaças da McAfee intitulada “Operação North Star”, que teve como objetivo reunir informações sobre programas e tecnologias específicas, mostra um aumento na atividade cibernética maliciosa voltada para a indústria aeroespacial e de defesa.
Valor de dados do Space 4.0
Em sua pesquisa, os especialistas destacam que: “A indústria espacial mundial cresceu a uma taxa média de 6,7% ao ano entre 2005 e 2017 e deve aumentar de seu valor atual de US $ 350 bilhões para US $ 1,3 trilhão anualmente até 2030″.
Esse aumento é impulsionado por novas tecnologias e modelos de negócios que ampliaram o número de partes interessadas e os domínios de aplicativo que atendem de forma lucrativa. O aumento associado no volume e complexidade dos dados, entre outros desenvolvimentos, tem levado a uma preocupação crescente com a segurança e integridade da transferência e armazenamento de dados entre satélites e entre estações terrestres e satélites.
O relatório McAfee Supernova mostra que os dados estão sendo transferidos para fora das empresas e direcionados para a nuvem. Agora veremos a mesma explosão do Espaço 4.0 para a nuvem, à medida que os provedores correm para inovar e monetizar dados de satélites de baixo custo.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.