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IoT Snapshot: empresas no Brasil e na América Hispânica planejam investir em IoT

Segundo o levantamento realizado pela Logicalis, a tecnologia já é uma realidade na América Latina e segue em expansão

IoT Snapshot: empresas no Brasil e na América Hispânica planejam investir em IoT

A adoção de Internet das Coisas (IoT) vem crescendo ano a ano. Segundo o estudo IoT Snapshot 2022, elaborado pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, a tecnologia já é uma realidade na América Latina e segue em expansão. Entre 2018 e 2021, o número de empresas que estão em fase de PoCs (prova de conceito), projetos-piloto ou iniciativas já em produção, cresceu 15 pontos percentuais na América Hispânica e 25 pontos percentuais no Brasil, com 57% das empresas já em processo de implementação do IoT.

Dentre as soluções mais usadas por essas organizações, estão: monitoramento de ativos (sensores) e manutenção preditiva (31%), geolocalização (28%) e rastreamento de entregas, cargas e/ou logística externa (27%), no Brasil. Na América Hispânica, o uso está mais voltado a vídeo Analytics para monitoramento de pessoas e ambientes (49%), gestão de estoque e logística interna (27%) e geolocalização (26%).

Dentre as soluções mais usadas por essas organizações, estão: monitoramento de ativos (sensores) e manutenção preditiva (31%), geolocalização (28%) e rastreamento de entregas, cargas e/ou logística externa (27%), no Brasil 

Apesar do crescimento nos projetos envolvendo IoT, a percepção da importância dessa tecnologia foi impactada, no curto prazo, pela pandemia. Desde 2016, o Brasil vinha em uma curva contínua de crescimento e, em 2021, os dados revelam uma redução de 9% (de 42% para 33%) entre aqueles que classificaram a importância das soluções de IoT como “Muito Alta” ou “Alta”, quando comparado com a percepção relatada em 2019, última edição do estudo.

Porém, quando olhamos para o futuro da tecnologia IoT no médio prazo (três a cinco anos), observamos uma tendência de alta, com 71% dos entrevistados avaliando a importância das soluções de IoT para os negócios como “Muito Alta” e “Alta”. Com isso, 42% das empresas no Brasil e 35% na América Hispânica planejam investir em projetos de IoT nos próximos 18 meses.

Dentro dessa projeção, nacionalmente os setores com mais planos concretos de investimento são o agronegócio (50%) e manufatura (49%). Na América Hispânica o segmento de Utilities se destaca, com 56% das empresas almejando implementar a tecnologia de IoT em seus negócios, seguido pela área de serviços (40%).

Entre os benefícios da tecnologia destacados pelos entrevistados estão: eficiência operacional, apontada por 68% dos executivos brasileiros como o principal benefício, seguido por produtividade/agilidade e suporte à tomada de decisão com 58% e 46%, respectivamente.

Quanto aos desafios da adoção de IoT no País, as incertezas do cenário econômico do País, a pandemia e a necessidade, cada vez maior, de justificar os investimentos de IoT, provavelmente, foram as causas que levaram 44% dos respondentes brasileiros a colocar o item de viabilidade financeira como principal inibidor para a adoção dessa tecnologia. Já nos demais países, o orçamento é o maior impeditivo para 45% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece um tema cuja importância já apareceu na edição de 2019 do estudo: a cultura organizacional, que foi apontada por 33% dos executivos brasileiros e por 37% dos países hispânicos como principal barreira para as iniciativas de Internet das Coisas.

Segundo Yassuki Takano, diretor de Consulting Services na Logicalis, esses dados demonstram que, de maneira generalizada, apesar de ainda existir uma longa jornada de conhecimento a ser trilhada dentro das organizações, elas já estão se mobilizando para mudar esse cenário.

“Ao longo do desenvolvimento desta edição, fomos consolidando uma visão de que a tecnologia tem o potencial para transformar e resolver problemas e desafios dos mais diversos setores do mercado. Passamos pela fase de provar que IoT funciona e estamos agora no momento de mostrar os resultados reais da tecnologia”, afirma Takano. Para ele, há perspectivas positivas com a amplificação e a aceleração da digitalização. “Se as tendências de investimento e captura de benefícios com as soluções se mantiverem, será questão de tempo para que vejamos dados ainda mais impactantes nas próximas edições do IoT Snapshot”, conclui.

Sobre o IoT Snapshot
Em sua quinta edição, o estudo IoT Snapshot investigou o mercado latino-americano para traçar um retrato da maturidade em relação à adoção de soluções de internet das coisas (IoT). Assim como nos anos anteriores, além do Brasil, o estudo abrange mais quatro países da América Latina para trazer uma visão regional sobre a tecnologia, sendo eles Argentina, Chile, Colômbia e México.

A pesquisa envolveu a realização de entrevistas, entre agosto e setembro de 2021, com 255 executivos, sendo divididos da seguinte forma: Brasil (133), Colômbia (40), México (29), Argentina (23) e Chile (30). Além disso, outros 10 executivos de diversos segmentos foram entrevistados em profundidade, em uma abordagem qualitativa.

As amostras refletem a realidade dos mercados em termos de verticais abordadas, e se concentram em empresas de grande porte.

Para saber mais, acesse: https://imagine.la.logicalis.com/iot-snapshot-2022

Serviço
www.logicalis.com

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