Diante do aumento das tentativas de fraude envolvendo as transações realizadas via Pix, a Quod, datatech no segmento de análise de crédito, prevenção a fraude e inteligência de cobrança, criada pelos principais bancos nacionais, percebeu que era preciso desenvolver uma solução capaz de realizar diversas análises em tempo real a fim de identificar possíveis golpes.
A velocidade para o processamento das informações e o volume de transações eram alguns dos desafios do projeto. Para apoiá-la no desenho de uma plataforma que proporcionasse a rapidez, segurança e escalabilidade necessárias, a Quod contou com o apoio da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação. “A Logicalis demonstrou amplo conhecimento de ambientes em cloud, além de ser especialista em arquitetura de Dados na Nuvem AWS para o setor financeiro, o que motivou nossa escolha”, afirma Fabio Stein, líder de tecnologia da Quod.
A partir de um trabalho realizado em conjunto com o cliente e com a AWS, a Logicalis propôs uma estratégia para otimizar os ambientes em Nuvem existentes e estabelecer uma solução de configuração e gestão Cloud (Landing Zone), garantindo escalabilidade e o controle de custos na Nuvem. “Trabalhamos no desenho e na implementação da arquitetura de Realtime Analytics e conseguimos estruturar o sistema de tal forma que viabilizasse a análise em menos de 50 milissegundos, tempo até menor do que o inicialmente projetado”, explica Fabio Hashimoto, diretor de Data Analytics e IoT na Logicalis para a América Latina.
O projeto deu origem à plataforma Quod X, com capacidade para processar bilhões de transações por mês. Com alta disponibilidade, a solução permite coletar e processar grande fluxo de dados em tempo real (Streaming Analytics) para análise de informações transacionais; viabiliza o armazenamento e processamento em memória, para incrementar a capacidade de processar as informações e agilizar o acesso aos Dados; e ainda conta com uma estrutura de armazenamento de Dados de longo prazo (Datawarehouse).
Para realizar a configuração do ambiente, desenvolvimento das APIs de integração de componentes, testes e deploy em produção, foi alocado um time multidisciplinar, com especialista em Cloud, Data Analytics e Finanças. “Nossa equipe entendeu a necessidade da Quod e, em conjunto como os times de tecnologia, produto e análise de risco/fraude deles, criamos uma arquitetura que atende plenamente as demandas do projeto”, explica Hashimoto, lembrando que um dos pontos destacados pelo time da Quod era que a plataforma iria escalar de forma exponencial, saltando de centenas de milhares de transações mensais para bilhões em pouco tempo.
De acordo com Stein, da Quod, o principal benefício da criação do Quod X é a capacidade de análise de movimentações suspeitas em meio ao processamento de alto volume de todas as transações em tempo real. “Esse é um dos destaques do projeto, já que poucas soluções no mercado têm capacidade para processar bilhões de transações diárias e analisar as transações simultaneamente sempre entregando para nosso cliente a marcação de fraude mais recente.”, conta.
Além disso, a plataforma também será um habilitador para o desenvolvimento de novos produtos/serviços, pois contará com características como tomada de decisões mais ágeis, com base em informações atualizadas em tempo real; alta disponibilidade dos ambientes; escalabilidade conforme o crescimento do volume de usuários; e camadas de segurança para proteger os dados em streaming. “Trata-se de um projeto muito importante para o combate a fraudes e que pode ser aplicado em outras frentes, beneficiando toda sociedade”, orgulha-se Stein.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo