Profissionais de RH precisam gerir diariamente uma série de informações relacionadas aos colaboradores. E quanto maior a empresa, maior também é a quantidade de dados referentes a cada profissional que atua na companhia. Algumas tecnologias contribuem para otimizar o trabalho no setor e permitir que os profissionais do departamento pessoal tenham cada vez mais tempo para se dedicar a assuntos relacionados ao negócio.
A Senior, empresa referência em tecnologia para gestão, lança no mercado uma nova solução no seu software de Gestão de Pessoas, a Gestão de Departamento Pessoal, que tem como propósito otimizar e digitalizar os processos da folha de pagamento. Essa novidade tem como objetivo principal possibilitar aos usuários do departamento pessoal a descentralização das atividades diárias relacionadas às jornadas dos colaboradores da empresa para alimentar as informações para base de folha, desde admissões, lançamentos, férias, rescisão, etc.
Proposta de valor da Gestão de Departamento Pessoal
De acordo com o head de HCM da Senior, Ricardo Kremer, esse novo produto busca resolver problemas como falta de agilidade no processo de admissão, dependência das atividades diárias junto a uma central administrativa, baixa produtividade na inclusão das informações dos colaboradores, controles manuais, gasto de tempo no envio de documentos e aguardo da devolutiva, demora nos processos de lançamento que interferem na folha de pagamento.
“A Gestão de Departamento Pessoal oferece ainda uma série de vantagens que garantem mais autonomia e agilidade para a gestão de Recursos humanos focar no mais que importa, as pessoas e o negócio. Além disso, a solução é flexível para atender as particularidades de empresas dos mais variados segmentos de negócios e de diferentes portes”, reforça o profissional.
Com nova ferramenta, Sicredi reduz tempo no processo de admissão
Antes mesmo da Senior lançar ao mercado essa ferramenta, a Sicredi, instituição financeira cooperativa, que possui mais de 4,5 milhões de associados, cerca de 130 cooperativas e mais de 30 mil colaboradores, já extraia valor da tecnologia.
“Formamos parceria de negócios há longa data com Sicredi e juntos evoluímos boas práticas de gestão, trazendo celeridade para operação e satisfação para os principais consumidores: colaboradores e lideranças das empresas. Nosso papel é entregar soluções e tecnologia para operacionalização destas boas práticas”, complementa o head da filial da Senior no Rio Grande do Sul, Jeremias Maraschin Volpi.
A Sicredi tinha o desafio de descentralizar e escalar os processos de departamento pessoal que eram operados no seu Centro Administrativo. O objetivo era que eles fossem executados com autonomia e produtividade dentro das cooperativas afiliadas ao sistema.
De acordo com a Analista de Administração de Gestão de Pessoas, Marjorie Machado, com a Gestão de Departamento Pessoal integrada à Colabbe – solução de admissão digital da Senior – o processo admissional foi bastante otimizado e as filiais não tem a necessidade de aguardar a central administrativa executar o processo, passando a ter mais autonomia de execução, não só na admissão, mas também em vários outros processos críticos para o RH.
Após o uso da nova ferramenta da Senior, Marjorie destaca ainda que o retrabalho foi drasticamente reduzido, especialmente na eliminação da digitação da admissão no sistema de requisições por abertura de chamado para posterior digitação da admissão de forma centralizada.
À medida que nossas cooperativas iniciaram o piloto na utilização da tecnologia, já conseguimos enxergar resultados positivos. Em uma análise preliminar percebemos que o tempo nos processos de admissão, levando em conta o trabalho que é realizado pelo time de gestão de pessoas, foi reduzido. Enquanto antes, em um período específico era realizada 1 admissão, passa a ser possível realizar 8. Isso se deve principalmente por conta da eliminação de retrabalho”, destaca.
Foram 676 admissões realizadas pela Sicredi desde outubro de 2019, data em que a empresa iniciou a utilização do piloto de Gestão de Departamento Pessoal.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo