A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o Manual Técnico-Operacional dos Procedimentos de Implantação do Regulamento Geral de Acessibilidade, volume que orienta a fiscalização da Anatel sobre o cumprimento da norma e, também, promove a divulgação do tema para a sociedade.
O Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA) foi aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, em maio de 2016 (Resolução 667/2016), e determinou a constituição do Grupo de Implantação do Regulamento (Gira) para acompanhamento de sua implantação. O trabalho final do Grupo resultou neste Manual, a ser observado nos procedimentos de fiscalização da Anatel.
Muito embora o Manual seja um documento redigido em linguagem técnica, voltada para o setor regulado e para a Agência, sua publicação se deu com intuito de promover a transparência na implantação do RGA. Trata-se da quinta versão do Manual, elaborada após a realização da edição 2020 do Prêmio Anatel de Acessibilidade.
É importante destacar que o Manual é um documento dinâmico, que deve ser alterado sempre que houver necessidade de ajustar questões operacionais, buscando as melhores práticas de ações voltadas para a redução de barreiras ao acesso aos serviços de telecomunicações às pessoas com deficiência. Ele poderá ser atualizado, de ofício ou a pedido da sociedade, considerando novas deliberações, por meio de processo administrativo, a partir da experiência de todos: prestadoras, consumidores, instituições públicas ou privadas e da própria Anatel.
Saiba mais sobre a regulamentação sobre acessibilidade em https://www.anatel.gov.br/setorregulado/regulamentacao-acessibilidade .
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo